O principal objetivo do ensino híbrido é tornar a experiência de aprendizagem mais interativa, colaborativa e eficaz. Saiba como utilizar os recursos tecnológicos e montar um plano de aula eficaz!


  1. Objetividade e atenção no planejamento
  2. Recursos tecnológicos de aprendizagem
  3. Interações efetivas
  4. Crie uma abordagem centrada no aluno para o aprendizado
  5. DICA EXTRA: novos métodos de avaliação de desempenho

Há cerca de dois anos, passamos por uma transição repentina do ensino presencial para o aprendizado virtual e o ensino híbrido acabou se tornando uma tendência educacional.

Entretanto, os docentes devem tomar novas, talvez mais difíceis, decisões sobre como retomar as aulas nesse modelo inovador.

O modelo híbrido de ensino e aprendizagem se caracteriza por oferecer cursos online e presenciais, da forma que cada conteúdo programático se complemente e leve ao estudante uma experiência de aprendizado única.

Este modelo não só traz flexibilidade aos docentes de montar um plano de aula mais atrativo, como também garante aos estudantes mais propriedade sobre seu aprendizado e desempenho.

A seguir, selecionamos 7 dicas rápidas para você, docente, montar um plano de aula eficaz!

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1. Objetividade e atenção no planejamento

dicas plano de aula para ensino hibrido universitario

Cursos híbridos bem-sucedidos integram totalmente a instrução on-line e presencial, planejando interações baseadas em boas práticas de ensino. Isso significa ter alguns cuidados iniciais para não comprometer a qualidade do curso, veja:

  • Não pense no seu curso híbrido como seu curso normal traduzido diretamente para ser online, ou um curso comum com adição de alguns componentes on-line. Uma meta-análise citou que muitos cursos mesclados não tiveram sucesso por serem considerados incompletos.
  • Construa seu curso híbrido a partir dos objetivos de aprendizagem listados no currículo. Então, à medida que você está construindo o plano de aula, selecione e alinhe o processo de ensino, as tecnologias e atribuições que melhor ajudarão os alunos a aprender os objetivos e conteúdos.

Além disso, considere três aspectos importantes sobre a adequação e flexibilização dos conteúdos:

  1. Conteúdo apresentado pessoalmente versus on-line.
  2. Conteúdo que pode ser apresentado em tempo real versus o que oferece flexibilidade aos estudantes para estudarem no seu próprio ritmo.
  3. Quais conteúdos são melhor aplicados pelo docente versus aqueles que podem ser estudados e aplicados por ferramentas tecnológicas e recursos de aprendizagem.

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2. Leve em conta os recursos tecnológicos de aprendizagem

Os recursos de aprendizagem e as tecnologias educacionais trazem muitas vantagens que melhoram o aprendizado, como feedback imediato, promoção da leitura e monitoramento do progresso.

Há duas coisas que precisam ser consideradas na etapa de planejamento das aulas remotas do seu curso híbrido:

  1. Existe tecnologia educacional que pode ajudar a resolver qualquer problema que você tenha? Por exemplo, os alunos podem se concentrar em passar por atividades de aprendizagem o mais rápido possível, ao invés de se envolverem profundamente. O que fazer nesses casos?
  2. Você corre o risco de usar a tecnologia digital apenas para seu próprio bem? Replicar puramente uma experiência analógica com tecnologia digital pode adicionar complexidade sem trazer benefícios também aos estudantes.

A tecnologia de aprendizagem adaptativa está se tornando cada vez mais sofisticada na detecção quando os alunos estão se engajando produtivamente e quando não estão, e podem reagir para manter a atenção dos alunos.

Complemente a sua leitura: 👉 Aprendizagem adaptativa é uma tendência educacional nas universidades

3. Planeje interações efetivas

plano de aula para ensino hibrido no ensino superior

Depois de identificar seus objetivos e prioridades, pense em quais interações você usará para facilitar o aprendizado. A educação híbrida traz muita flexibilidade quando o assunto é interação. Os diferentes tipos de interação se enquadram nas três categorias a seguir:

Interação aprendiz-docente

Diz respeito às interações como e-mails, anúncios e feedbacks de progresso. A interação com o docente é um grande motor de aprendizado bem-sucedido, mas pode trazer alguns desafios quando falamos no ensino a distancia. Você pode fazer questão de promover conexões individuais, seja sobre um tema educacional ou algum assunto de interesse pessoal do seu estudante. O propósito é conhecê-lo melhor e gerar um vínculo.

Interações aprendizes-aprendizes

Podemos aplicar interações entre aprendizes a partir das rodas de discussões na própria aula, em um trabalho em grupo colaborativo ou em atividades de revisão por pares. Isso pode acontecer ao mesmo tempo pessoalmente ou online e fora da aula. Cada modo tem seus prós e contras:

icone-emocoesFace-to-face: interações síncronas são ótimas para criar uma sensação de espontaneidade e conexão, mas não tão boas para promover a participação ou dar flexibilidade aos estudantes.

icone-internetInterações on-line: assíncroanas incentivam a participação, a profundidade da reflexão e a flexibilidade, mas podem não ter espontaneidade e conexão e podem permitir que os alunos procrastinam.

Interações de conteúdo do aprendiz

As interações entre os aprendizes e conteúdo incluem atividades, como a leitura, assistir a um vídeo e trabalhar por meio de um conjunto de problemas ou projetos.

Tema complementar:  A leitura como recurso no ensino superior virtual para motivar alunos

4. Crie uma abordagem centrada no aluno para o aprendizado

Em um sistema de ensino híbrido, incentive seus alunos a assumir o controle de seu próprio aprendizado. Comece permitindo que os alunos escolham como se envolvem com o conteúdo apresentado. Além disso, encoraje-os a monitorar e refletir mais sobre o seu progresso constantemente.

Usando a tecnologia com funcionalidade de monitoramento de progresso, você também pode ajudá-los a se manter no caminho certo, como por exemplo uma plataforma robusta de LMS ou uma Biblioteca Virtual Universitária.

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DICA EXTRA: estabeleça novos métodos de avaliação de desempenho

A educação híbrida requer meios diferenciados e mais eficazes para avaliar o ensino a distância. Uma vez que você não estará na sala com os estudantes quando eles estarão fazendo a prova, comunicar claramente as regras e instruções antes do exame ajuda muito.

As regras podem incluir quantas oportunidades os alunos terão para completar a prova, se eles podem salvar e voltar mais tarde para terminar, se eles precisam guardar todos os dispositivos móveis, se poderá ser realizado com um livro aberto ou se poderá abrir outras abas no navegador.

Sabemos que é humanamente impossível controlar alguns dos fatores mencionados. Sendo assim, novamente a tecnologia pode ajudá-lo a reduzir as oportunidades de trapaça. Uma plataforma de aplicação de provas online por inteligência artificial é uma das melhores soluções para garantir fidelidade e segurança para os estudantes.  

Essas 5 dicas sobre o ensino híbrido, podem trazer para você uma orientação sobre como reunir o melhor da aprendizagem presencial e online em um plano de aula eficaz e que realmente faça a diferença na vida do estudante. Compartilhe esse conteúdo para ajudar outros docentes! 💙

 

 

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