Você acha que as Biblioteca Virtual, com suas grandes vantagens, substituirão os livros físicos? Embora não tenhamos certeza, abordaremos essa tendência. 

Não é segredo que, ao longo dos anos, muitos processos e ferramentas que na época eram considerados uma inovação, hoje desapareceram de nossas vidas cotidianas. Elementos como mapas impressos, máquina de escrever, calculadoras e até jornais já não fazem mais parte da vida cotidiana da maioria das pessoas. Podemos acessar tudo isso apenas tocando na tela do celular. 


Assim como esses objetos, as bibliotecas também foram deixadas de lado para abrir caminho para o digital. Hoje em dia não é necessário ir até à biblioteca para ter grandes dicionários ou ler famosos romances de ficção, pois podemos acessar esses recursos através das bibliotecas virtuais. 

Com essa constante evolução, começamos a nos perguntar se todas essas mudanças levarão ao adeus dos livros físicos para sempre. O que você acha? Vamos explorar mais esse assunto!

Bibliotecas virtuais: a tendência para o digital

Bibliotecas-virtuais-a-tendência-para-o-digital

A tecnologia mudou a maneira como pensamos e os nossos hábitos de aprendizagem. Hoje, ter um computador e acesso à internet tornou-se vital para os alunos. 

Essa transformação digital cada vez mais disponibiliza aos professores e alunos novas e melhores ferramentas para seu desenvolvimento intelectual, como bibliotecas virtuais. 

Leia também: 👉 Aprendizagem online: como motivar a utilização da Biblioteca Virtual

As bibliotecas digitais nasceram com o objetivo de disponibilizar conhecimento a todos, levando em conta a grande demanda por informações e o uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) como instrumentos de desenvolvimento e inclusão social. 

Com o tempo, elas evoluíram e começaram a se especializar em diferentes áreas, buscando se consolidar nas empresas e instituições de ensino com recursos de fácil acesso aos usuários, onde podem consultar milhares de livros e material de suporte de qualquer dispositivo móvel, 365 dias por ano e de qualquer lugar. 

Embora isso seja muito útil, na América Latina a maioria das escolas e universidades professores e diretores ainda trabalham com livros físicos. No entanto, fica claro que a tendência é para o digital, uma vez que as bibliotecas virtuais pagas são ajustáveis às necessidades de cada instituição. 

Na América Latina, segundo relatório do Centro Regional de Promoção de Livros na América Latina e no Caribe (Cerlalc), 23 de cada 100 títulos registrados no ISBN são de livros eletrônicos (E-book). E o número está avançando ano após ano. 

Mas o que realmente faz bibliotecas virtuais acabarem com livros impressos? A verdade é que suas vantagens são muitas: livros digitais não pesam, não ocupam espaço físico do campus da universidade, o aluno pode acessar milhares de livros ao mesmo tempo e, além disso, podem ficar mais baratos para o bolso da instituição de ensino, que pode investir em outras inovações. 

Leia também: 👉 5 estratégias para fazer melhor uso do livro digital na IES

Será o fim dos livros impressos?

Com tantas vantagens que as bibliotecas virtuais têm, é impossível negar que os livros, como os conhecemos, um dia se tornarão objetos obsoletos, mas isso não significa que eles desaparecerão. 

Livros impressos farão parte de nossas vidas para sempre, embora em nível educacional e profissional, as TIC abrem as portas para novos e incríveis instrumentos tecnológicos. 

As vantagens da tecnologia são irresistíveis. Graças a isso, hoje podemos ter no digital todos os livros que queremos, antigos ou novos, em diferentes idiomas e a apenas alguns cliques de distância. 

Para deixar mais claro, você se lembra quantos livros físicos você leu no último mês? Provavelmente a diferença não é tão alta, mas se você olhar para trás 5 anos, você vai notar a mudança e entender a tendência. 

Agora que você tem uma imagem mais clara dos livros digitais versus tradicionais, convidamos você a visitar a Biblioteca Virtual da Pearson, que se assemelha a uma biblioteca física tradicional. 

Compartilhe seus comentários no final deste artigo e nos diga qual será o futuro dos livros tradicionais. 

*Artigo traduzido e adaptado de Blog Pearson Latam; Bibliotecas virtuales: ¿el adiós de los libros físicos? 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados