Como fazer uma boa gestão de acervo digital na Biblioteca Virtual Pearson?

Tempo de Leitura: 4.5 minutos
mulher-bibliotecaria-com-tablet-sorrindo-para-camera-dentro-da-biblioteca-da-universidade

Conhecer todas as funcionalidades da Biblioteca Virtual Pearson é importante para que o bibliotecário faça uma excelente gestão de acervo digital. Afinal, ele é o principal responsável por orientar os alunos e os professores na busca pelo conhecimento.

A boa notícia é que a navegação da Biblioteca Virtual Pearson é muito intuitiva. Ou seja, não é necessário ter domínio de linguagens de programação ou outras áreas complexas. É só estudar um pouco sobre ela, conferir os nossos tutoriais e pronto!

Que tal conferir algumas ideias para fazer uma boa gestão de acervo digital na Biblioteca Virtual Pearson? É só continuar a leitura!

Entenda como funciona a gestão de acervo digital

Todas as áreas relacionadas ao acervo podem ser gerenciadas na "gestão do acervo". Confira, a seguir, um resumo dela.

Publicações

Você consegue avaliar todas as publicações que fazem parte do acervo. Basta selecionar as opções desejadas e clicar em "buscar", que aparecerá uma lista completa e filtrada.

É possível filtrar as publicações por título, autor, editor e ISBN; categorias; editoras; data de início; e data de fim.

O resultado da busca aparecerá assim:

  • título;
  • ISBN;
  • editora;
  • ano da publicação;
  • páginas;
  • categorias; 
  • autores.

Nessa área, você ainda consegue ter uma prévia de como o livro é exibido aos alunos. No entanto, na versão dos estudantes, eles têm acesso a diversas outras funcionalidades.

Detalhamento dos campos

Entenda como funciona o detalhamento dos campos:

  • autores: informações sobre os escritores;
  • título: nome da publicação;
  • ISBN;
  • editora;
  • edição;
  • número de páginas;
  • categorias: categoriza o livro para ele ser encontrado pela busca;
  • URL de compra: link disponibilizado na plataforma para a compra do livro;
  • ano da publicação;
  • idioma: língua em que está escrito o livro;
  • tags: os livros podem estar relacionados a categorias. Elas servem para auxiliar os usuários a encontrarem publicações com assuntos em comum;
  • descrição: resumo do livro; 
  • impressão gratuita: caso seja marcado, o livro poderá ser impresso gratuitamente.

Relatórios de publicação

Você terá acesso a relatórios importantes para promover uma boa gestão do acervo digital. Além disso, poderá consultar, exportar ou deletar qualquer documento criado nesta área.

Marc21

Você também consegue baixar um arquivo Marc21 com todas as publicações.

Entretanto, vale ressaltar: ao baixar o arquivo, você precisará de um programa específico para a exibição dos dados, como o MarcEdit.

Além disso, para que a exibição seja unificada, esse arquivo deve ser incluído no sistema que a instituição utiliza para a leitura dos livros (Pergamum, Sophia etc).

Citações

Outra funcionalidade interessante da Biblioteca Virtual Pearson é que os alunos podem fazer citações nos livros que integram o acervo. E você consegue avaliá-las de acordo com o seu status:

  • privado: são citações geradas pelos usuários e não compartilhadas dentro da Biblioteca Virtual;
  • ativo: a citação foi gerada e compartilhada dentro da Biblioteca Virtual pelo usuário;
  • ativo destaque: citações cadastradas e marcadas para aparecerem randomicamente na home da plataforma e do aplicativo.

Avaliações

Para promover e analisar a experiência dos alunos com as obras, as publicações podem receber avaliações dos estudantes na plataforma. Dessa forma, eles podem dar até cinco estrelas para classificar os livros.

Saiba quais são as principais funcionalidades do acervo digital

Para promover uma boa gestão do acervo, é muito importante conhecer o sistema e todas as suas funcionalidades.

Afinal, é preciso ter domínio de todos os campos para que você possa oferecer aos alunos e professores uma ótima experiência com a Biblioteca Virtual.

Confira, a seguir, algumas das principais funcionalidades.

Configurar metas de leitura para desafios

Um recurso muito interessante para incentivar a leitura é o de configuração de metas para que os alunos estabeleçam e superem os seus desafios. Portanto, é bem interessante que o bibliotecário divulgue e estimule a utilização dessa ferramenta.

O menu "configure a sua meta" ajuda a fazer a gestão de tempo, leituras e compromissos que o aluno deve assumir em busca do seu aprendizado. Por exemplo, ele pode registrar que quer ler 15 páginas por dia de segunda a sexta. Dessa maneira, a plataforma organiza o objetivo e mostra um gráfico com os resultados.

Aplicar filtros para refinar a busca no acervo digital

Para conduzir alunos e professores na pesquisa por obras, é possível aplicar diversos filtros para que eles encontrem o que precisam.

Afinal, muitas vezes, digitar apenas o nome do autor ou uma palavra-chave torna difícil encontrar o livro ideal para determinado objetivo.

A Biblioteca Virtual Pearson permite aplicar diversas categorias e subcategorias até o usuário encontrar a obra ideal para um estudo.

Imprimir páginas

Os alunos e professores que preferirem ou precisarem podem imprimir até 50% dos livros. É só comprar créditos de impressão clicando na impressora que aparece nas obras.

É preciso selecionar a porcentagem desejada de impressão e comprar. A própria plataforma já direciona para o e-commerce em que é possível finalizar a transação com o cartão de crédito.

O livro é impresso com o CPF, a hora e uma marca d'água, entre outras informações importantes.

Ouvir o livro

Outro recurso interessante que serve para engajar alunos com o estudo e merece ser divulgado é o Text to Speech.

Esse ícone aparece no canto superior direito dos livros e permite que estudantes ouçam o texto da obra.

Assim, é possível descansar os olhos ou otimizar a rotina, uma vez que fica fácil estudar durante a realização de outras atividades.

Comprar um livro no acervo digital

Os alunos e professores também podem adquirir as obras presentes na Biblioteca Virtual. Basta clicar em "comprar este livro" que eles serão redirecionados ao site da editora em questão. Então, é só realizar o processo habitual de compras pela internet.

Ler offline

Por fim, um recurso interessante da Biblioteca Virtual é que ela permite acessar os livros mesmo sem conexão com a internet. Para isso, é preciso fazer o download deles para leitura offline em "meu acervo".

Há espaço para 10 livros por mês, cuja leitura os alunos podem concluir em até 30 dias. A obra é carregada no celular e é possível conferi-la mesmo sem conexão.

Você gostou de aprender como fazer uma boa gestão de acervo digital na Biblioteca Virtual Pearson? Se sim, entre em contato conosco e vamos conversar sobre como podemos tornar a sua IES muito mais tecnológica e inovadora!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia Plataformas de Aprendizagem

Tecnologias digitais na educação: 6 motivos para aplicar na IES

05.ago.2021

Entenda a importância das tecnologias digitais na educação e conheça as principais razões para aplicá-las na sua instituição de ensino superior!

Ler notícia tecnologias educacionais no ensino superior jovem mulher aprendendo online em sua casa Plataformas de Aprendizagem

A importância das tecnologias educacionais para o avanço do Ensino Superior

03.ago.2021

O digital pode transformar a aprendizagem na instituição. Entenda as mudanças e praticidades que as tecnologias educacionais proporcionam para o Ensino Superior!

Ler notícia trilhas de aprendizagem tres colegas estudantes de diferentes etnias com notebook na mesa Plataformas de Aprendizagem

Trilhas de aprendizagem: você já conhece esse conceito?

29.jul.2021

As trilhas de aprendizagem combinam as necessidades dos estudantes com o conteúdo transmitido pelo discente. São fundamentais para o Ensino Superior.