O bibliotecário é o profissional responsável por gerir informações por meio de técnicas de classificação, organização e catalogação. Nas bibliotecas de Ensino Superior, ele também deve auxiliar os estudantes na realização de trabalhos que exigem pesquisa bibliográfica.

Vamos imaginar a seguinte situação: um estudante faz uma pesquisa e precisa encontrar um jornal que foi publicado em determinada data, para verificar se existe alguma notícia sobre um fato ocorrido nessa época. Em meio à infinidade de materiais que uma biblioteca possui, fica praticamente impossível para o aluno localizar esse exemplar em tempo viável.

Por meio do sistema de organização e catalogação, o bibliotecário pode ajudar o estudante a encontrar rapidamente o jornal que ele necessita.

Dicas para os bibliotecários auxiliarem os alunos a fazerem pesquisa bibliográfica

Se você é bibliotecário, deve estar ciente da importância do seu papel para a comunidade acadêmica, não é mesmo? 

Reunimos uma série de dicas para que o seu trabalho seja ainda mais eficiente e você ajude os alunos que fizerem pesquisa bibliográfica em sua IES.

Acompanhe!

Entenda as necessidades dos estudantes

É necessário que o bibliotecário compreenda quais são as necessidades de um aluno. Isso pode variar de acordo com o tipo de pesquisa bibliográfica que ele realiza.

Um estudante de Medicina que está em busca de métodos inovadores para tratar uma doença pode se interessar mais por conteúdos recentes, como revistas acadêmicas médicas. Isso porque essas publicações podem conter resultados de estudos e artigos que ajudem na composição do seu trabalho.

Agora, se um aluno do curso de História ou Ciências Sociais pesquisa sobre a forma como a mesma doença surgiu, pode se interessar por materiais mais antigos. Para ele, é útil saber como a patologia era tratada antigamente e quais são os reflexos que isso traz para contemporaneidade, por exemplo.

Viu como uma pesquisa sobre o mesmo assunto pode ter vieses diferentes? Por isso, é importante entender as necessidades dos estudantes, de modo a fornecer os melhores materiais pare eles.

Crie campanhas de capacitação

Os bibliotecários também podem ajudar os estudantes a fazerem pesquisa bibliográfica por meio de campanhas de capacitação.

Uma ideia interessante é a das visitas guiadas por todos os ambientes da biblioteca.

Nesses eventos, turmas de alunos podem aprender como pesquisar no sistema de catalogação da biblioteca e onde encontrar cada tipo de volume, como livros, revistas, DVDs, fitas cassete etc.

Mantenha o espaço físico organizado

O espaço físico da biblioteca precisa estar sempre muito bem organizado, para que os alunos encontrem os materiais que necessitam para a pesquisa bibliográfica.

De nada adianta ter um bom sistema para a organização dos livros se eles não forem guardados corretamente nas prateleiras, por exemplo.

Nesse sentido, o bibliotecário e os demais colaboradores da biblioteca devem sempre cuidar para que os materiais sejam guardados nos lugares corretos quando os usuários devolvem volumes que foram retirados.

Cuide do sistema informatizado com esmero

O sistema informatizado da biblioteca também deve ser cuidado com esmero.

Sempre que novos exemplares de livros ou qualquer outro volume sejam adquiridos pela IES, é necessário dar a entrada no software, antes de disponibilizar os materiais para retirada.

Assim, a catalogação não terá problemas e os materiais poderão ser facilmente encontrados — por meio de códigos e esquemas — quando buscas são realizadas.

Conheça tecnologias que possam ajudar os alunos

Para ajudar na condução de uma pesquisa bibliográfica, é interessante que o bibliotecário também conheça tecnologias que possam ajudar os alunos, como é o caso da biblioteca virtual.

Quando os alunos fizerem visitas à biblioteca física, você poderá orientá-los a pesquisarem também no catálogo virtual. Isso é interessante para que eles possam continuar as buscas em casa, sem ter que retirar livros e carregar peso. Afinal, os e-books podem ser lidos em smartphones, tablets e notebooks, entre outros dispositivos.

Com essas dicas, você, bibliotecário, poderá ter um papel ainda mais atuante como mediador dos trabalhos de pesquisa bibliográfica realizados pelos estudantes da IES em que atua.

Aproveite para conhecer a Biblioteca Virtual da Pearson e veja como essa ferramenta pode contribuir para que a sua IES tenha um grande acervo digital! 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados