O acesso ao Ensino Superior ainda não é igualitário no Brasil. Em universidades públicas, que exigem preparo e dedicação maiores, os estudantes costumam ter maior poder aquisitivo. Já os alunos com menor renda acabam procurando pela rede privada, principalmente pelas IES que oferecem bolsas de estudos.

Mesmo com financiamentos estudantis, muitos alunos não conseguem pagar pela graduação. Outros acabam tendo que trancar por não terem a certeza do dinheiro no próximo mês.

Bolsas de estudos, sejam elas parciais ou integrais, são uma maneira de manter estudantes dedicados na faculdade. Assim, a sua IES garante profissionais bem preparados para o futuro.

Saiba mais sobre as bolsas de estudos no nosso artigo de hoje!

Quais são as vantagens das bolsas de estudos para a IES?

Oferecer bolsas de estudos tem benefícios muito claros.

Por exemplo, os alunos beneficiados não precisam se preocupar com o valor da faculdade. E mesmo em momentos financeiros difíceis, eles não são obrigados a trancar.

Mas esses são benefícios que afetam os alunos e seus familiares. Como as bolsas podem beneficiar as IES?

Veja abaixo algumas das vantagens de oferecer bolsas de estudo.

Potencialização da captação de alunos

Todo gestor sabe que o marketing é uma ferramenta essencial para a captação de alunos. Quanto melhor é uma campanha, mais estudantes prestarão atenção na sua IES.

As bolsas de estudo fazem muita diferença nesse momento. Elas mostram que a sua instituição valoriza os alunos e tem responsabilidade social.

Aumento da fidelização de alunos

Muitos alunos de IES particulares acabam trancando os seus cursos em algum momento.

A incerteza de poder pagar os estudos assombra os estudantes. Por isso, muitos deixam a faculdade suspensa ou a abandonam quando não podem pagar.

As bolsas diminuem a incidência de evasão e dão oportunidades para esses alunos.

Retenção de alunos dedicados

Alunos que recebem bolsas costumam se dedicar muito aos estudos. Eles buscam aproveitar todos os recursos oferecidos pela IES.

Assim, acabam se formando como profissionais mais competentes. E, no futuro, se tornam um cartão de visitas para a instituição.

Melhora na relação com alunos e parceiros

Cada vez mais as pessoas se preocupam com os valores dos lugares que frequentam. Quando a sua IES se mostra comprometida com uma sociedade melhor, isso é positivo para a imagem dela como empresa. É uma maneira de mostrar que a missão e os valores não são apenas teóricos.

Ou seja, oferecer bolsas de estudo na sua IES traz benefícios para todos os envolvidos. No entanto, é preciso contar com um bom planejamento. Afinal, fazer isso sem qualquer cuidado pode prejudicar a instituição em termos financeiros.

Como oferecer bolsas de estudo?

As bolsas de estudo devem constar no planejamento financeiro da IES. Afinal, se o orçamento geral da instituição tiver algum baque, muitos outros setores podem começar a sofrer.

Portanto, o primeiro passo para oferecer essas bolsas é se organizar. Garanta que a IES gera lucro suficiente para oferecer o benefício sem comprometer as contas.

É preciso saber, por exemplo, qual é o ponto de equilíbrio da instituição. Ou seja, de quantos alunos ela precisa para se manter. Depois, é possível descobrir quantos estudantes trazem lucro de fato.

Fazendo esse cálculo, a IES pode optar por alguns caminhos.

Ofereça bolsas integrais

Se a sua IES tiver uma boa margem de lucro, é possível oferecer bolsas de estudos integrais. Mas também será preciso calcular do quanto a instituição está disposta a abrir mão. É uma decisão ousada.

Ofereça bolsas de estudo parciais

Essa alternativa é popular pela versatilidade. Com ela, você pode oferecer bolsas para o dobro ou o triplo de alunos. E elas também podem ser disponibilizadas em vários valores. Tudo depende dos critérios estabelecidos pela IES.

Ofereça bolsas por rendimento acadêmico

Uma das maneiras mais comuns de oferecer bolsas de estudos é utilizar o critério do desempenho.

Nesse caso, os valores são distribuídos de acordo com as notas dos alunos ou o seu envolvimento no meio acadêmico.

Por exemplo, algumas IES aplicam descontos nas mensalidades de estudantes que oferecem monitorias. Outras para alunos que participam da iniciação científica.

Diminua gastos

Diminuir gastos é uma boa forma de conseguir oferecer bolsas. Porém, é preciso sempre se certificar de que eles são mesmo supérfluos. Não comprometa a estrutura da sua IES por essa estratégia.

Utilize a tecnologia a seu favor

Uma das melhores maneiras de diminuir os custos sem afetar a infraestrutura é apostar na tecnologia. Alguns recursos podem ajudar nessa redução. Mas isso vai além: eles também podem melhorar a estrutura da sua IES. Basta buscar soluções que sejam eficientes e tenham bom custo-benefício.

Por exemplo, o custo e a manutenção de bibliotecas e laboratórios é bastante alto. Além do espaço ocupado, eles precisam de atualização constante. A biblioteca precisa sempre de novos títulos. Já os laboratórios necessitam sempre de novos equipamentos.

Quando a sua IES opta por bibliotecas e laboratórios virtuais, esse problema se resolve. Por um investimento muito menor, os seus alunos ainda podem desfrutar dos mesmos benefícios. Mas a instituição economiza, o que possibilita a criação de bolsas de estudo.

Também é preciso dizer que esses espaços virtuais podem ser ainda mais benéficos. Afinal, eles também têm a vantagem de poderem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora.

Por que oferecer bolsas de estudos é investir no futuro?

Quando uma IES oferece bolsas de estudos, ela faz mais do que caridade. Ela investe em si mesma e no futuro. Todos os alunos formados por ela serão cartões de visita; o sucesso deles é, também, o da instituição.

Por isso, é preciso fazer um bom planejamento. Com ele, a sua IES pode oferecer bolsas que valham a pena. Os alunos terão a educação assegurada. Já a instituição terá os seus valores notados. E a sociedade ganhará, no final, profissionais preparados. Com o ensino democratizado, todos ganham.

As bolsas de estudos são uma estratégia para preparar a sua IES para o futuro. Mas também é importante saber como manter e aumentar a sua margem de lucro. Saiba mais sobre o assunto!

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados