Como o laboratório virtual pode transformar a experiência dos alunos da sua IES

Tempo de Leitura: 4 minutos
profissional-de-laboratorio-realizando-analises-virtuais


O laboratório virtual funciona como um simulador de um ambiente real. Com ele, o aluno executa experimentos em várias áreas do conhecimento. Assim, o estudante da Instituição de Ensino Superior (IES) replica as práticas realizadas em um laboratório físico.

Como um bom exemplo de laboratório virtual completo, simples e enriquecedor, podemos citar a solução da Pearson, o Virtual Lab, onde os alunos da IES experimentam a ciência de forma precisa, segura e eficiente.

Atualmente, os softwares do Virtual Lab estão disponíveis para as áreas de Física, Química, Biologia e Química Orgânica. Mas como esse tipo de laboratório virtual pode transformar a experiência dos alunos da sua Instituição de Ensino Superior? Veja agora mesmo neste artigo!

Mais benefícios para os estudantes

O laboratório virtual é uma das ferramentas digitais que traz vários benefícios para os estudantes da IES. Um deles é o pedagógico. Com o laboratório, o aluno enriquece o seu processo de aprendizado por meio de experiências realizadas no ambiente virtual.

Há também o benefício tecnológico, pois hoje, quanto mais a IES for moderna, melhor para os estudantes aperfeiçoarem seus conhecimentos. Outro exemplo de recurso moderno é a biblioteca virtual, que está ao alcance de qualquer aluno.

Proporciona um ambiente digital e dinâmico

O laboratório virtual conta com um ambiente digital e dinâmico. Ele também é alinhado aos alunos que são acostumados com uma linguagem moderna. Desta forma, há um maior engajamento nas atividades, o que facilita a absorção do conteúdo.

Porém, a solução é intuitiva o suficiente para que qualquer aluno se aventure e aprenda. Simples, prático e direto ao ponto!

Possibilita diversos experimentos em diferentes áreas

Ainda do ponto de vista pedagógico, o laboratório virtual possibilita a realização de vários experimentos individuais, os quais você poderá repeti-los quantas vezes desejar. E o mais importante, sem riscos ou a necessidade de técnicos presentes.

Permite preparação para os procedimentos em ambientes reais

O laboratório virtual também melhora a preparação para os procedimentos que os estudantes têm que realizar em ambientes reais. Assim, os alunos desenvolvem um trabalho mais assertivo na prática e otimiza as aulas.

Otimiza os recursos

Outra forma de transformar a experiência dos estudantes é com a otimização de recursos. Com o laboratório virtual você agenda aulas com eficiência e diminui custos com a aquisição de materiais. Isso é importante para a IES, ainda mais agora que as Instituições precisam lidar com os impactos financeiros da pós pandemia da Covid-19.

Tecnologia à disposição dos alunos e professores

Mais uma maneira de transformar a experiência dos alunos da IES é com a tecnologia oferecida pelo laboratório virtual. Ela contempla uma exigência cada vez maior e flexibilidade nos estudos.

Além disso, os alunos acessam o laboratório sem sair de casa e de qualquer lugar que desejarem, o que facilita o processo dos estudos e a experiência adquirida com os experimentos.

O laboratório virtual é uma maneira criativa dos estudantes analisarem amostras

Tudo bem que o laboratório virtual não substitui as aulas práticas. Nós sabemos disso. Entretanto, em um laboratório virtual, o estudante analisa as representações dos átomos e das moléculas, o que ajuda na análise das amostras.

Ele estuda com mais precisão para replicar o conhecimento adquirido no ambiente real. E você sabe o quanto é importante não parar com as pesquisas, não é verdade? Afinal, o nosso País precisa, cada vez mais, de profissionais altamente capacitados no que diz respeito a Ciência.

A solução facilita o registro de novos dados

As atividades experimentais, como as realizadas no laboratório virtual ajudam a registrar os novos dados. No laboratório virtual, você apura as informações, promove métodos para o pensamento científico simples e de senso comum, e treina a resolução dos problemas.

Nas aulas do laboratório, os estudantes usam uma base de dados para as disciplinas que precisam.

Várias experiências para aplicação futura

O laboratório virtual garante que o estudante da IES tenha vários tipos de experiências que poderão ser aplicadas no futuro. Ele também garante a segurança dos estudantes e possibilita a experimentação de elementos químicos sofisticados e raros, o que é inviável em laboratórios reais.

No laboratório virtual, você tem a possibilidade de testar aquele elemento que no laboratório físico pode ser mais perigoso, tanto para o estudante responsável por aquela pesquisa, quanto para os outros colegas de classe.

Com o laboratório virtual o aluno da IES aprende em um pequeno espaço

Você não precisa de um grande espaço físico para oferecer um bom aprendizado para os estudantes da IES. É que para o laboratório virtual funcionar, basta ter computadores com o software ou licença e pronto, todos os instrumentos são digitais e de fácil uso.

Assim, os estudantes protagonizam representações idênticas às experiências realizadas nos laboratórios físicos. Também há a possibilidade de oferecer roteiros de experimentos e suporte pedagógico para o desenvolvimento das aulas.

Uma solução que fomenta a educação não-presencial

Agora com a pandemia do novo coronavírus, ficou claro o quanto é importante a Instituição de Ensino Superior adaptar-se para as aulas à distância, não é mesmo? Portanto, com o laboratório virtual você entende como a educação não-presencial é importante.

Afinal, a pesquisa é algo que não pode parar, mesmo que ocorra qualquer pandemia mundial. O mundo espera por profissionais capazes de desenvolver vacinas que curam doenças antigas e novas, elementos que ajudam a nossa indústria e soluções que podem ser aplicadas no desenvolvimento humano.

Assim, a tecnologia não funciona apenas para reproduzir vagas, mas é um procedimento que auxilia no aprendizado e na estrutura curricular dos estudantes. Com o laboratório virtual, a sua Instituição de Ensino Superior sai na frente das outras universidades do País, pois você oferece um ensino de excelência para quem busca o conhecimento.

Como você viu neste post, o laboratório virtual transforma a experiência dos estudantes da Instituição de Ensino Superior (IES). Portanto, a partir de agora, você sabe como esse tipo de tecnologia é importante para os alunos da sua IES, não é mesmo?

Sabe também que com ela, a sua Instituição de Ensino Superior sairá na frente das outras Universidades e Faculdades. Afinal, a busca pelo conhecimento não pode parar!

Gostou do conteúdo? Quer aprender um pouco mais sobre o laboratório virtual? Visite a página do Virtual Lab da Pearson, no site oficial da Pearson Higher Education! Tenha também em mente o quanto é importante estar na frente da concorrência!



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia aprendizagem colaborativa para ambiente virtual de aprendizagem Plataformas de Aprendizagem

6 benefícios da aprendizagem colaborativa para um AVA

23.set.2021

Entenda o que é a aprendizagem colaborativa e como isso beneficia os ambientes virtuais de aprendizagem!

Ler notícia mobile learning ensino superior Plataformas de Aprendizagem

Mobile Learning: 22 aplicações + 7 motivos para implementar no Ensino Superior remoto

21.set.2021

Conheça diferentes utilidades do Mobile Learning e saiba por que implementá-lo no Ensino Superior!

Ler notícia Brightspace D2L tecnologia móvel na educação superior Plataformas de Aprendizagem

Brightspace D2L promove a tecnologia móvel no ensino superior

16.set.2021

A tecnologia na educação muda a forma com que os alunos aprendem e se desenvolvem. Veja como a plataforma Brightspace D2L ajuda sua IES.