Buscando uma solução para revolucionar o ensino das ciências na sua IES? Conheça o Virtual Labs, um laboratório virtual completo e repleto de recursos!
  1. Como o Virtual Lab da Pearson funciona
  2. Saiba o que o laboratório virtual oferece
  3. 5 benefícios exclusivos do laboratório virtual
  4. Virtual Lab é um exemplo de transformação social para o ensino

Você já ouviu falar no Laboratório Virtual? É um ambiente digital que permite aos estudantes realizarem diversas simulações transmitindo a prática de forma realista, inteligente e sofisticada. A ideia é que o aluno faça experimentos como se estivesse em um laboratório real. Interessante, não é mesmo? Esse é o conceito do Virtual Lab!

Os laboratórios virtuais, como o Virtual Lab da Pearson, fazem com que os estudantes da sua instituição de ensino experimentem a ciência de uma maneira diferente e, ao mesmo tempo, totalmente segura. Acompanhe!

Entenda como o Virtual Lab da Pearson funciona

virtual lab pearson

O Virtual Lab reúne laboratórios virtuais de diferentes áreas de atuação.

Entre eles, destacamos o Virtual Lab de Química (e também Química Orgânica), Física e Biologia.

Funciona assim: 👇

Existem as bancadas virtuais, equipadas com instrumentos científicos de alta precisão. Dessa maneira, os estudantes protagonizam representações idênticas às experiências realizadas nos laboratórios físicos.

Portanto, os alunos têm acesso a um ambiente virtual em que podem fazer escolhas como se estivessem em um laboratório real, observando todas as reações com exatidão e, é claro (e muito importante!) com total segurança.

O Virtual Lab é comercializado para todas as Instituições de Ensino Superior. Além disso, os softwares são compatíveis com as versões mais recentes do sistema operacional Windows. Para acessá-los, basta baixar o programa, instalá-lo em um computador com acesso à internet e fazer o login com usuário e senha.

Saiba o que o laboratório virtual oferece

O laboratório virtual oferece diversas simulações realistas em quatro áreas:

1. Química: proporcionando simulações em análises qualitativas e inorgânicas;

2. Física: com bancadas de mecânica à elétrica;

3. Biologia: promovendo experiências da ecologia à genética;

4. Química Orgânica: desenvolvendo misturas entre reações.

Cada um desses laboratórios conta com uma bancada específica.

Além disso, há diversos roteiros de estudos, que auxiliam o professor e o aluno na elaboração dos experimentos.

Para complementar o ensino, há vários vídeos com as apresentações e o passo a passo para a utilização de todas as bancadas, proporcionando aos docentes e estudantes uma ótima experiência.

Também há um ótimo suporte pedagógico a fim de implementar o software no processo de ensino do curso, além de suporte técnico para a sua instituição. Dessa maneira, mais do que conteúdo na plataforma, existem materiais de apoio para guiar o aluno durante os experimentos virtuais.

5 benefícios exclusivos do laboratório virtual

virtual lab pearson beneficios

E aí, você está gostando de aprender mais sobre o Virtual Lab da Pearson? Se sim, confira quais são os benefícios e por que você deve investir nesse recurso para tornar as suas aulas mais dinâmicas e interessantes. Confira:

  1. Traz mais tecnologia para a sua instituição: há a possibilidade de experimentos com elementos químicos pouco acessíveis e equipamentos sofisticados — o que inviabilizaria sua realização em situações reais.
  2. Segurança e proteção do estudante: o laboratório virtual proporciona muita segurança para o aluno durante as experiências, que poderiam causar algum tipo de perigo fisicamente.
  3. Favorece a limpeza e a otimização do ambiente: os laboratórios são limpos com apenas um clique.
  4. Reduz os custos da sua instituição de ensino: não há a necessidade de ter um amplo espaço físico com uma infraestrutura.
  5. Torna o estudante protagonista do seu conhecimento: os estudantes podem protagonizar representações incríveis e idênticas às experiências dentro de um laboratório físico.

Virtual Lab é um exemplo de transformação social para o ensino! 

Os laboratórios virtuais são canais para a aplicação da transformação digital no ensino. Afinal, eles utilizam a tecnologia em favor da aprendizagem, permitindo acrescentar vivência e dinamismo no conteúdo estudado.

Ao apostar nesta ferramenta digital, o aluno se torna protagonista das simulações dos seus experimentos, pois dá mais autonomia para que ele faça suas escolhas e decisões, como se estivesse em um laboratório real.

Afinal, ele estará, mas virtualmente, em laboratórios de física, química e biologia.

Ou seja, o Virtual Lab é definitivamente uma ótima oportunidade para tornar a sua IES mais inovadora!

Os laboratórios virtuais da Pearson apresentam um ambiente educacional, um novo modelo de ensino com foco no desempenho do aluno, por meio de um estudo dinâmico e com meta sólida de melhoria dos níveis de aprendizagem.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Se sim, entre em contato conosco para entender mais sobre a nossa solução!​ 👇

CTA Banner Virtual Labs do Pearson Higher Education

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados