Como o Lifelong Learning pode beneficiar o ensino na sua IES?

Tempo de Leitura: 4 minutos
estudantes-universitarios-conversando-em-mesa-na-instituicao-enquanto-estudam-juntos

O mercado de trabalho é cada vez mais exigente. Infelizmente, nem sempre as pessoas têm tempo para se dedicarem aos estudos e à carreira. Além disso, mesmo que haja investimento em graduação e pós, o mundo está em transformação. Por isso, é necessário continuar a aprender e atualizar os conhecimentos, o que chamamos de formação contínua ou Lifelong Learning.

O conceito de Lifelong Learning significa nada mais do que aprendizado constante, ou seja, ao longo da vida. Ele ressalta a importância de as pessoas investirem em uma educação continuada, evitando se limitar a um período de estudos, como em uma graduação. Entender sobre o assunto é importante para levar essa inovação para a sua IES, a fim de modernizá-la e, com isso, atender às necessidades do seu público.

Quer saber mais sobre Lifelong Learning? Continue conosco!

Entenda o conceito de Lifelong Learning

A noção de Lifelong Learning surgiu na década de 1970 na Europa. No entanto, começou a ganhar força nos anos 1990.

Ela é importante não somente para garantir a modernização da educação no século XXI, mas, principalmente, para adequá-la ao mercado de trabalho.

De acordo com o autor Jacques Delors, no seu relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI:

“O conceito de educação ao longo da vida é a chave que abre as portas do século XXI; ele elimina a distinção tradicional entre educação formal inicial e educação permanente. Além disso, converge em direção a outro conceito, proposto com frequência: o da ‘sociedade educativa’, na qual tudo pode ser uma oportunidade para aprender e desenvolver os talentos”.

Portanto, o conceito de educação contínua ultrapassa os limites das instituições de ensino. Sendo assim, é importante conhecer melhor o assunto, a fim de identificar de que maneira você pode potencializar a aprendizagem e investir no Ensino Superior do futuro.

Conheça os pilares da formação contínua

Para ter insights para a sua IES, é preciso conhecer os pilares da formação contínua. São eles: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Saiba mais sobre cada um a seguir.

Aprender a conhecer

É quando o indivíduo reconhece que precisa adquirir novos saberes. Mais do que isso, é quando ele começa a tomar gosto pelo aprendizado, desenvolvendo o prazer em construir o conhecimento.

Para que isso aconteça, a sua IES precisa aprender a instigar a curiosidade do estudante, fazendo com que ele desenvolva a autonomia e o desejo de aprender.

Aprender a fazer

Outro pilar importante do Lifelong Learning é o aprender a fazer. Afinal, mais do que adquirir os conhecimentos necessários, é preciso desenvolver as habilidades para aplicar os conceitos na prática.

Por isso, é importante que a IES não ensine apenas os conteúdos e materiais de uma nova qualificação profissional, mas incentive para que os alunos enfrentem novos desafios, saibam trabalhar em equipe, tenham respeito, empatia, iniciativa, estabilidade emocional e boa comunicação, dentre outros.

Aprender a conviver

Os alunos precisam compreender a essência do outro; saber como estabelecer vínculos sociais e aprender a lidar com a diversidade.

Por isso, a sua IES deve desenvolver habilidades em prol da coletividade.

Afinal, preparar as pessoas para aprender a gerenciar conflitos, com respeito e visando a paz, a harmonia e a empatia, é importante não somente na etapa de formação, mas em todas as fases das nossas vidas.

Aprender a ser

Outro aspecto importante que a educação deve proporcionar é o desenvolvimento integral das pessoas, para que elas possam agir com calma, cautela, autonomia e, é claro, responsabilidade.

Para isso, o processo de aprendizagem deve ter essa finalidade, considerando as potencialidades de cada indivíduo. Dessa forma, é possível desenvolver um pensamento mais autônomo e crítico.

Veja quais são os benefícios de apostar nisso para a sua IES

Agora que você conhece o conceito e os pilares do Lifelong Learning, vamos conferir quais são as principais vantagens de apostar nessa técnica para a sua IES?

  • Nunca é tarde para começar ou voltar a estudar 

O Lifelong Learning pode ter início a qualquer momento. Afinal, o grande objetivo é estimular o aprendizado constante ao longo da vida.

Portanto, não importa a idade da pessoa: ela pode começar a estudar e se atualizar sobre determinados assuntos a qualquer hora.

  • Proporciona o enriquecimento profissional

O Lifelong Learning enriquece a vida pessoal e profissional dos estudantes, pois, ao aprender conceitos, teorias e práticas, eles podem transformar as suas vidas.

Inclusive, no âmbito profissional, esse quesito pode se tornar um grande diferencial na hora de uma contratação ou promoção.

  • Não há um conhecimento direcionado

Outro grande benefício do Lifelong Learning é que ele não tem um determinado conhecimento direcionado. Portanto, os alunos podem aprender um tema novo de qualquer área. Isso possibilita novos estudantes e, é claro, mais rentabilidade às IES, pois as oportunidades são enormes.

  • Invista nesse conceito para a sua IES

Apostar na formação contínua só traz benefícios para a sua IES. Afinal, você incentiva novos aprendizados que favorecem um excelente desempenho dos seus alunos, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Também há a oportunidade de desenvolver diversas atividades que possibilitam a autoaprendizagem. Por exemplo: você pode apostar em cursos de curta duração, conteúdos digitais e até mesmo treinamentos online, aproveitando o melhor da tecnologia para conquistar mais alunos e fidelizá-los.

Como consequência, você conquista novos estudantes e torna a sua marca ainda mais conhecida pela excelência na qualidade do ensino, inovação e criatividade.

Por isso, oferecer alternativas para que eles possam continuar a aprender é benéfico para ambas as partes. Preparar a comunidade para enfrentar os novos desafios pessoais e organizacionais, com muita responsabilidade, autonomia, respeito, ética e transparência, é sempre uma ótima ideia.

Você gostou de saber como a formação contínua pode beneficiar o Ensino Superior? Se sim, aproveite para complementar o seu estudo conferindo também como as ferramentas digitais podem fazer a diferença na sua IES. Boa leitura!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia volta as aulas tendencias educacionais para 2022 Plataformas de Aprendizagem

Volta às aulas: 5 tendências educacionais para 2022

16.dez.2021

Conheça as tendências educacionais que marcarão a volta às aulas em 2022, incluindo as novas habilidades e ferramentas digitais que a IES deve oferecer.

Ler notícia ensino personalizado na IES Plataformas de Aprendizagem

Ensino personalizado na IES: 7 passos para implementar!

14.dez.2021

O ensino personalizado é uma tendência essencial para o modelo de ensino híbrido. Conheça 7 passos para implementar na IES.

Ler notícia avaliacao da aprendizagem no ead Plataformas de Aprendizagem

Avaliação da aprendizagem no EAD: desafios e 5 dicas para avaliação eficiente!

09.dez.2021

Conheça os desafios da avaliação da aprendizagem no EAD e saiba como superá-los com a capacitação e compreensão dos estudantes.