Você já pensou em apostar no Lifelong Learning para modernizar a sua intituição de ensino superior? Venha com a gente e entenda melhor esse conceito!


O mercado de trabalho é cada vez mais exigente. Infelizmente, nem sempre as pessoas têm tempo para se dedicarem aos estudos e à carreira. Além disso, mesmo que haja investimento em graduação e pós, o mundo está em transformação. Por isso, é necessário continuar a aprender e atualizar os conhecimentos, o que chamamos de formação contínua ou Lifelong Learning.

O conceito de Lifelong Learning significa nada mais do que aprendizado constante, ou seja, ao longo da vida. Ele ressalta a importância de as pessoas investirem em uma educação continuada, evitando se limitar a um período de estudos, como em uma graduação. Entender sobre o assunto é importante para levar essa inovação para a sua IES, a fim de modernizá-la e, com isso, atender às necessidades do seu público.

Quer saber mais sobre Lifelong Learning? Acompanhe a seguir!

Entenda o conceito de Lifelong Learning

A noção de Lifelong Learning surgiu na década de 1970 na Europa. No entanto, começou a ganhar força nos anos 1990.

Ela é importante não somente para garantir a modernização da educação no século XXI, mas, principalmente, para adequá-la ao mercado de trabalho.

De acordo com o autor Jacques Delors, no seu relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI:

“O conceito de educação ao longo da vida é a chave que abre as portas do século XXI; ele elimina a distinção tradicional entre educação formal inicial e educação permanente. Além disso, converge em direção a outro conceito, proposto com frequência: o da ‘sociedade educativa’, na qual tudo pode ser uma oportunidade para aprender e desenvolver os talentos”.

Portanto, o conceito de educação contínua ultrapassa os limites das instituições de ensino. Sendo assim, é importante conhecer melhor o assunto, a fim de identificar de que maneira você pode potencializar a aprendizagem e investir no Ensino Superior do futuro.

Conheça os pilares do Lifelong Learning

importancia do lifelong learning no ensino superior cultura ies

Para ter insights para a sua IES, é preciso conhecer os pilares da formação contínua. São eles: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Saiba mais sobre cada um a seguir.

1. Aprender a conhecer

É quando o indivíduo reconhece que precisa adquirir novos saberes. Mais do que isso, é quando ele começa a tomar gosto pelo aprendizado, desenvolvendo o prazer em construir o conhecimento.

Para que isso aconteça, a sua IES precisa aprender a instigar a curiosidade do estudante, fazendo com que ele desenvolva a autonomia e o desejo de aprender.

2. Aprender a fazer

Outro pilar importante do Lifelong Learning é o aprender a fazer. Afinal, mais do que adquirir os conhecimentos necessários, é preciso desenvolver as habilidades para aplicar os conceitos na prática.

Por isso, é importante que a IES não ensine apenas os conteúdos e materiais de uma nova qualificação profissional, mas incentive para que os alunos enfrentem novos desafios, saibam trabalhar em equipe, tenham respeito, empatia, iniciativa, estabilidade emocional e boa comunicação, dentre outros.

3. Aprender a conviver

Os alunos precisam compreender a essência do outro; saber como estabelecer vínculos sociais e aprender a lidar com a diversidade.

Por isso, a sua IES deve desenvolver habilidades em prol da coletividade.

Afinal, preparar as pessoas para aprender a gerenciar conflitos, com respeito e visando a paz, a harmonia e a empatia, é importante não somente na etapa de formação, mas em todas as fases das nossas vidas.

4. Aprender a ser

Outro aspecto importante que a educação deve proporcionar é o desenvolvimento integral das pessoas, para que elas possam agir com calma, cautela, autonomia e, é claro, responsabilidade.

Para isso, o processo de aprendizagem deve ter essa finalidade, considerando as potencialidades de cada indivíduo. Dessa forma, é possível desenvolver um pensamento mais autônomo e crítico.

Quais são os benefícios de aplicar o conceito na IES?

Agora que você conhece o conceito e os pilares do Lifelong Learning, vamos conferir quais são as principais vantagens de apostar nessa técnica para a sua IES?

Nunca é tarde para começar ou voltar a estudar 

O Lifelong Learning pode ter início a qualquer momento. Afinal, o grande objetivo é estimular o aprendizado constante ao longo da vida.

Portanto, não importa a idade da pessoa: ela pode começar a estudar e se atualizar sobre determinados assuntos a qualquer hora.

Proporciona o enriquecimento profissional

O Lifelong Learning enriquece a vida pessoal e profissional dos estudantes, pois, ao aprender conceitos, teorias e práticas, eles podem transformar as suas vidas.

Inclusive, no âmbito profissional, esse quesito pode se tornar um grande diferencial na hora de uma contratação ou promoção.

Não há um conhecimento direcionado

Outro grande benefício do Lifelong Learning é que ele não tem um determinado conhecimento direcionado. Portanto, os alunos podem aprender um tema novo de qualquer área. Isso possibilita novos estudantes e, é claro, mais rentabilidade às IES, pois as oportunidades são enormes.

Invista nesse conceito para a sua IES

Apostar na formação contínua só traz benefícios para a sua IES. Afinal, você incentiva novos aprendizados que favorecem um excelente desempenho dos seus alunos, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Também há a oportunidade de desenvolver diversas atividades que possibilitam a autoaprendizagem. Por exemplo: você pode apostar em cursos de curta duração, conteúdos digitais e até mesmo treinamentos online, aproveitando o melhor da tecnologia para conquistar mais alunos e gerar a fidelização.

Como consequência, você conquista novos estudantes e torna a sua marca ainda mais conhecida pela excelência na qualidade do ensino, inovação e criatividade.

Por isso, oferecer alternativas para que eles possam continuar a aprender é benéfico para ambas as partes. Preparar a comunidade para enfrentar os novos desafios pessoais e organizacionais, com muita responsabilidade, autonomia, respeito, ética e transparência, é sempre uma ótima ideia.

Você gostou de saber como a formação contínua pode beneficiar o Ensino Superior? Se sim, aproveite para complementar o seu estudo conferindo também como as ferramentas digitais podem fazer a diferença na sua IES. Boa leitura!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados