O uso de ferramentas digitais em sua IES pode colocar seu negócio em visibilidade no mercado, tornando-se referência em inovação. Saiba mais!


A taxa de evasão do ensino superior no Brasil é bastante alta. Segundo o Mapa do Ensino Superior, em 2016 alcançamos uma taxa de evasão de 36,6% na rede privada em cursos à distância. Já na rede privada em geral, seja no EaD ou no módulo presencial, a porcentagem passou de 30%.

Os dados indicam um grande desafio para os gestores de Instituições de Ensino Superior (IES). Contudo, é possível superá-lo com inovação e o uso de ferramentas digitais.

Isso porque esses recursos podem fazer toda a diferença para o seu negócio, tanto na atração de novos alunos quanto na retenção dos que já são matriculados. Pensando nisso, demonstraremos como as ferramentas digitais podem transformar a sua IES. Acompanhe!

A importância da inovação no ensino superior

importancia da inovacao no ensino superior remoto

A nova era tecnológica trouxe soluções que otimizam todos os negócios, inclusive as empresas do setor educacional. Mais do que isso, a tecnologia modificou as relações profissionais e pessoais. No entanto, mesmo diante da transformação digital, algumas instituições de Ensino Superior parecem ter parado no tempo.

Porém, quem não acompanha as inovações já não consegue se manter competitivo no mercado atual. E, no ambiente acadêmico, isso é ainda mais grave devido à alta taxa de evasão escolar. Como reter os alunos com práticas obsoletas? E como atrair novos estudantes com um ensino engessado?

Nesse sentido, a revolução tecnológica permite que as IES mantenham-se em destaque no mercado. E, portanto, as ferramentas digitais também devem marcar presença em sua instituição, para que ela consiga ser atrativa para os estudantes e os novos alunos.

É preciso diversificar os instrumentos de sala de aula, por exemplo, para acompanhar o ritmo da transformação digital. Além disso, essas ferramentas trazem vantagens para a instituição e para os estudantes.

A inovação dos produtos digitais para o ensino superior pode proporcionar mais dinamismo na hora de estudo, aulas mais engajadas e interativas, entre outros pontos. Quer saber mais? Confira algumas iniciativas que podem fazer a diferença na sua IES!

Aprimore os métodos de ensino

A capacitação dos estudantes do ensino superior acontece em sala de aula, seja presencialmente ou à distância. No entanto, esse processo de formação também precisa acompanhar as tendências e novidades do mercado. Somente assim é possível manter os alunos interessados e motivados.

Pensando nisso, os professores também devem dominar ferramentas digitais para ministrar suas aulas. Portanto, a própria metodologia da sua instituição deve incorporar essas soluções e estratégias, que otimizam e revolucionam o processo de ensino-aprendizagem.

Dê flexibilidade aos alunos

Um benefício fundamental que as ferramentas digitais trouxeram para as IES é o incentivo à autonomia do aluno. Assim, a inovação tecnológica não permite apenas o aprimoramento dos métodos de ensino. A tecnologia altera também a própria oferta de aprendizado.

Sabemos que a maioria das pessoas que busca uma formação superior estão atentas à flexibilidade. Afinal, muitas vezes é preciso conciliar o trabalho e os estudos. Por isso, a flexibilização curricular é uma das maiores tendências quando se fala de educação superior.

Nesse modelo, são os alunos que escolhem sua própria trilha de aprendizado. Já os cursos devem ser estruturados para atender, de forma rápida, às necessidades de formação desses estudantes.

Assim, os alunos se tornam protagonistas de seus processos de aprendizado e criam históricos curriculares únicos. Por isso, quando você pensar em ferramentas digitais e em inovação no ensino superior, pense também em soluções que podem dar flexibilidade aos estudantes.

Aumente a fidelização

Métodos de ensino de alta qualidade, somados à flexibilidade curricular, resultam na fidelização dos alunos. Isso porque esses componentes garantem a satisfação dos estudantes, que podem contar com um ensino personalizado, condizente com suas aspirações profissionais.

Contudo, é certo que o aluno também permanece vinculado à sua IES devido ao trabalho dos seus professores. Por isso, uma boa instituição orienta seu corpo docente, sobretudo na adoção de práticas eficazes de ensino.

Para formar alunos conscientes e críticos, a problematização e os desafios de aprendizagem, por exemplo, são fundamentais. Além disso, projetos integradores e multidisciplinares são valiosos e importantes para simular as necessidades do futuro campo de atuação de cada estudante.

E qual o resultado desse trabalho? O aluno vê ainda mais valor na entrega do serviço. Ou seja, do ensino. E quanto maior sua satisfação, maior as chances de ele permanecer na instituição e até indicar sua IES para outras pessoas!

Leia também: 👉 Retenção de alunos no ensino superior: projeto completo com 7 dicas!

6 Ferramentas digitais que podem agregar valor à IES no ensino remoto

ferramentas digitais em sala de aula

De fato, são muitas as ferramentas digitais que podem agregar valor à sua instituição. É preciso, no entanto, fazer uma análise dos valores e da metodologia da sua IES, para escolher bons parceiros para a oferta de soluções.

E o principal: é preciso ter um objetivo claro ao inserir tais ferramentas digitais no cotidiano dos estudantes. Por isso, vale conversar com o corpo docente, entender suas necessidades e quais seriam os melhores suportes para atividades específicas.

Veja 6 opções ferramentas digitais para sua IES inovar no ensino remoto:

1. Gamificação

É o nome dado ao uso de jogos e animações como facilitadores no processo de aprendizagem. Esses softwares possibilitam trabalhar com os conteúdos específicos e explorar as competências e habilidades dos alunos de forma mais criativa. Além disso, despertam o interesse e a criatividade, promovendo maior participação e diálogo.

2. Conteúdos digitais

De forma geral, os conteúdos digitais são elaborados juntamente com professores especialistas e seguem as recomendações e especificações do Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma inovação versátil e bastante útil, pois os materiais costumam ser compatíveis com cursos à distância, semipresenciais, cursos livres e de extensão, ampliando a aquisição de conhecimentos em qualquer situação.

3. Laboratórios virtuais

São plataformas digitais que realizam simulações sofisticadas, realistas e seguras, com os principais recursos de um laboratório real. Cada bancada especializada costuma ser uma representação idêntica ao real.

4. Plataformas de aprendizagem personalizada

São sistemas de aprendizado baseados em inovação, personalização e autonomia. Por meio dela, o aluno possui flexibilidade para construir seu próprio currículo, o que dá a ele mais motivação durante o curso em sua IES.

5. Biblioteca Virtual

A Biblioteca Virtual é uma plataforma que disponibiliza eBooks para a composição da bibliografia dos cursos da sua IES. Trata-se, basicamente, de um acervo de livros on-line com funcionalidades que podem oferecer muitos outros benefícios para os usuários.

Conheça a Biblioteca Virtual da Pearson Higher Education, que reúne mais de 10 mil livros digitais de 30 editoras parceiras. Além de enriquecer a bibliografia da sua instituição, a plataforma da Biblioteca Virtual tem recursos para acessibilidade!

banner biblioteca virtual teste gratis por 30 dias

6. Mobile learning

O mobile learning, ou seja, aprendizado móvel, é uso dos dispositivos móveis como ferramenta de estudos. Possibilita maior interação entre os alunos, promovendo assim o maior engajamento deles com o aprendizado.

Conclusão

O uso de ferramentas digitais em sua IES pode colocar seu negócio em visibilidade no mercado! Afinal, elas aprimoram as estratégias de ensino-aprendizagem, conferem maior flexibilidade e autonomia ao aluno e, assim, garantem sua fidelização.

Gostou? Então, continue acompanhando o Blog da Pearson Higher Education e fique por dentro de todas as soluções digitais e inovações do mercado educacional. Descubra um leque de oportunidades para sua instituição!

👉 Siga-nos nas redes sociais!  icone do facebook  icone do linkedin

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados