Será que o futuro do aprendizado no Ensino Superior é virtual? Essa é uma pergunta que muitos reitores ou gestores de faculdades e universidades têm se feito nos últimos anos, tendo em vista o crescimento da oferta de conteúdos digitais.
O que tem se observado é que o mercado da educação está seguindo os mesmos passos da sociedade contemporânea, que está inserida em um cenário de transformação digital. Isso não quer dizer, no entanto, que apenas a educação a distância (EAD) norteará o futuro da aprendizagem.
Siga conosco e entenda!
O modelo cíbrido de educação no Ensino Superior
A tendência é que, com a inserção de conteúdos digitais, a educação no ensino superior se torne cíbrida. Isso é o que aponta a pensadora digital Martha Gabriel, autora do best seller “Educ@r: a (r)evolução digital na educação”.
A autora trabalha com o conceito de cibridismo, que significa estar on-line e off-line, ao mesmo tempo.
Ela explica que, até poucos anos atrás, existiam momentos em que estávamos conectados à internet e outros não, tendo em vista que era necessário sentar à frente do computador e fazer login na rede para acessar os conteúdos digitais.
Hoje, isso não é mais necessário!
Não existem mais barreiras entre o mundo físico e o digital. Levamos a conectividade conosco no bolso, em nossos smartphones, e essa realidade tende a ser ainda maior, devido o avanço da internet, que tornam os objetos conectados.
Trazendo essa realidade para o mercado da educação de Ensino Superior, percebe-se que o consumo de conteúdos digitais tende a crescer, mas não eliminar as aulas presenciais. O que pode e deve ocorrer são metodologias de aprendizado como a sala de aula invertida.
Nesse modelo, o aluno estuda em casa, lendo e-books, assistindo vídeo-aulas gravadas, ouvindo podcasts, etc.
Depois, nos encontros presenciais, conversa com o professor, expõe o que ele aprendeu e tira eventuais dúvidas. O papel do educador tende a ser muito mais de tutor ou orientador do que a figura conhecida até então, que ministra aulas tradicionais em frente ao quadro negro.
Tendências de conteúdos digitais para o Ensino Superior
Um estudo feito pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) divulgou que as edtechs, empresas que oferecem soluções tecnológicas no setor de educação, cresceram 23% nos últimos dois anos.
É bem provável que esse número cresça de forma exponencial nos próximos anos, uma vez que a pandemia da Covid-19 fez com que o mercado crescesse ainda mais. Veja, a seguir, algumas tendências em conteúdos digitais, que a sua instituição pode investir!
Biblioteca virtual
As bibliotecas virtuais são plataformas que reúnem artigos, revistas científicas e livros, todos no formato digital. Com elas, os alunos podem ler esses conteúdos em qualquer horário e local, em seus smartphones, tablets, notebooks e outros dispositivos.
Você já conhece a Biblioteca Virtual da Pearson? É a maior plataforma de e-books universitários e de formação profissional do país. Aproveite para conhecer mais sobre a ferramenta digital e os seus benefícios para o Ensino Superior do futuro!
Laboratório virtual
Os laboratórios virtuais são espaços digitais, nos quais os alunos podem fazer simulações sofisticadas e realistas.
Os softwares para esse modelo de ensino são muito eficientes, principalmente para disciplinas como química, física ou biologia. Isso porque as práticas são simuladas de forma idêntica aos laboratórios reais.
Com os laboratórios virtuais os estudantes da sua universidade podem experimentar a ciência de forma inovadora e totalmente segura.
Flexibilização curricular
Existem sistemas que podem ajudar as instituições de ensino superior a flexibilizar e diversificar as disciplinas. Dessa maneira, os alunos podem escolher as matérias que desejam cursar na faculdade, de acordo com os rumos que desejam dar à sua carreira.
Essas ferramentas fazem com que o aluno agregue conhecimento focado em seu currículo universitário. Certamente é um grande diferencial para qualquer faculdade ou universidade.
A Pearson Higher Education desenvolveu as Disciplinas Pearson, solução que conta com mais de 300 disciplinas em mais de 40 áreas de atuação. Conheça todas as soluções educacionais da Pearson Higher Education!
Conclusão
Os conteúdos digitais no ensino superior são cada vez mais comuns nas faculdades e a sua instituição de ensino não pode ficar de fora, para não ser ultrapassada pela concorrência, tampouco se tornar obsoleta.
Saiba mais em nosso artigo que explica como as ferramentas digitais podem fazer a diferença na sua IES.
Deixe um comentário