Sustentabilidade, tecnologia e inovação foram alguns dos principais temas abordados na 27ª edição do FNESP, que teve como foco a transformação do ensino superior.
- Insights mundiais do FNESP para o ensino superior
- 7 destaques principais do FNESP 2025
2.1 Sustentabilidade e ESG
2.2 Inovação no currículo
2.3 Competências verdes
2.4 Transformação digital
2.5 Empregabilidade
2.6 Inclusão e diversidade
2.7 Governança e liderança - Pearson no caminho da transformação educacional
- O futuro começa com as ações do presente
Consolidado como o maior fórum de ensino superior da América Latina, o FNESP (Fórum Nacional do Ensino Superior Particular) aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Promovida pelo Semesp, a 27ª edição reuniu, mais uma vez, grandes líderes, docentes e educadores de todo o Brasil e também da América Latina, da Europa e dos EUA.
Neste ano, o tema central foi “Desenvolvimento sustentável: o poder da educação para um planeta vivo”, e trouxe diversas reflexões e discussões indispensáveis sobre as práticas de sustentabilidade nas universidades. Uma oportunidade de conscientização e aprendizado de como os reitores e os diretores podem implementar essas iniciativas nas Instituições de Ensino Superior como um todo.
Hoje em dia, a sustentabilidade não é mais tratada como uma tendência, mas como uma necessidade. Cada vez mais relevante, esse tema já deixou de ser interesse apenas da Organização das Nações Unidas (ONU) ou de organizações públicas, e agora é considerado interesse de toda a população mundial.
Dentre palestras, painéis, bate-papos e salas de conteúdos simultâneos, o evento trouxe assuntos essenciais para serem abordados entre os presentes, como incorporação da sustentabilidade, governança e liderança da transformação sustentável, inovação curricular, inteligência artificial (IA), conteúdos digitais, legislação educacional e muitos outros.
Em seus dois dias, o FNESP apresentou também ações integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17 objetivos formulados para a Agenda 2030 da ONU, que discutem os principais desafios enfrentados atualmente no Brasil e no mundo. Além das diretrizes de outras organizações globais que lideram o debate sobre sustentabilidade, como UNESCO, OCDE e COP30.
Insights mundiais do FNESP para o ensino superior
A partir do fórum promovido durante os dias 25 e 26 de setembro, a educação digital se destacou como pilar fundamental ao ampliar a acessibilidade, a personalização e a eficiência, tornando o ensino mais flexível e adaptado às demandas dos estudantes.
Também ganhou destaque a importância das competências do século XXI, como as competências verdes – ou “green skills” –, o trabalho em equipe e a criatividade, que já são essenciais para a formação profissional. Além disso, a busca por parcerias internacionais e governança voltada ao impacto social foi apontada como um caminho para a inovação e a transformação do ensino.
7 destaques principais do FNESP 2025
Os principais destaques do evento exploraram as novas tecnologias, as demandas do mercado de trabalho, as metodologias ativas, as responsabilidades social e ambiental, a liderança, a governança e a transformação digital na educação.
Abaixo, confira mais sobre as pautas mais importantes do evento:
Leia mais: Microcertificações como indutores da inovação no Ensino Superior
1. Sustentabilidade e ESG
O desenvolvimento sustentável permitiu um olhar especial às práticas ESG (Environmental, Social and Governance), destacando, como responsabilidade das Instituições de Ensino Superior, a promoção de estratégias de sustentabilidade integradas à grade curricular, incentivando seu alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
2. Inovação no currículo
Houve debates importantes sobre a atualização curricular na formação de futuros profissionais preparados para enfrentar desafios ambientais e sociais no mercado de trabalho. Como também a discussão de metodologias ativas, currículos flexíveis e ensino híbrido como caminhos para melhorar o engajamento e trazer autonomia ao estudante.
3. Competências verdes
Conhecidas também como “green skills”, as competências verdes estão presentes na adaptação da grade curricular das instituições de todo o mundo. Eficiência energética, economia circular e gestão de resíduos são algumas das que existem e têm o intuito de formar estudantes com consciência ambiental, valores e atitudes que contribuam com o desenvolvimento sustentável do planeta, levando-o para além da sala de aula.
4. Transformação digital
O impacto crescente da inteligência artificial e das tecnologias digitais no ensino foi amplamente debatido, abrangendo desde a gestão acadêmica até os modelos de aprendizagem personalizados. Também foram discutidos temas como a ética, a regulação e o potencial transformador dessas inovações na experiência de ensino-aprendizagem.
5. Empregabilidade
As parcerias entre instituições de ensino e empresas são importantes para preparar os estudantes para os empregos do futuro, especialmente aqueles voltados à economia verde, como os que envolvem práticas sustentáveis, energias renováveis e soluções tecnológicas que reduzem o impacto ambiental. Além disso, palestras focadas em soft skills, adaptabilidade, trabalho remoto e internacionalização de carreiras orientam os estudantes com as competências necessárias para que enfrentem os desafios do mercado de trabalho globalizado.
6. Inclusão e diversidade
As Instituições de Ensino Superior têm a responsabilidade social de ampliar o acesso à educação, promovendo inclusão e diversidade no ambiente acadêmico. Também é válido que tenham engajamento em projetos sociais que beneficiem a comunidade, reforçando seu papel como agentes de transformação social.
7. Governança e liderança
Novos modelos de gestão acadêmica também foram discutidos no fórum, enfatizando agilidade, transparência e, principalmente, governança sustentável. Destacou-se a importância de uma liderança transformadora e estratégias inovadoras de gestão para enfrentar as rápidas mudanças no setor educacional.
Pearson no caminho da transformação educacional
Desenvolvendo soluções inovadoras há mais de 170 anos por todo o mundo, a Pearson esteve presente nesta edição do FNESP, no stand 29, apresentando soluções digitais sustentáveis que impulsionam o processo de ensino-aprendizagem e colaboram com o meio ambiente.
O Prof. Alexandre Gracioso, porta-voz e representante de Desenvolvimento de Soft Skills da Pearson, contribuiu com discussões pertinentes no fórum em seu painel “Microlearning e Empregabilidade 5.0”, em uma das salas de conteúdo que teve como centro a “Educação 5.0: controle digital e qualidade, sustentabilidade, ODS e ESG”.
Ele destacou a importância das competências verdes, habilidades relacionadas à sustentabilidade, no currículo dos estudantes, complementando e enriquecendo a grade principal das universidades. Segundo o Global Green Skills Report 2024, do LinkedIn, as “green skills” aumentam em 54,6% as chances de contratação dos candidatos.
Leia mais: A demanda por habilidades sustentáveis (green skills) na Indústria 5.0
Muito além da formação técnica, o professor destacou a necessidade de reinvenção das instituições de ensino ao oferecerem cursos de microlearning com microcertificações, que são estratégias de aprendizagem curtas, focadas e práticas. Essas iniciativas contribuem na preparação dos estudantes para um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e exigente.
Gracioso ressaltou as plataformas de aprendizagem digital como Track e Personabilities, ambas da Pearson, que permitem integrar essas competências sustentáveis ao currículo de forma prática, oferecendo conteúdos personalizados que combinam desenvolvimento profissional e habilidades socioambientais.
Enquanto o Track, a nova solução da Biblioteca Virtual da Pearson que se tornou um hub de aprendizagem, é focada no desenvolvimento de competências técnicas, como análise financeira, o Personabilities concentra-se no aperfeiçoamento de soft skills, como trabalho em equipe, criatividade, inovação e comunicação.
Heloisa Avilez, diretora de Higher Education da Pearson para a América Latina, também esteve no FNESP e destacou a Educação 5.0 como um diferencial: “esse conceito vai além da tecnologia, promovendo uma preocupação com o meio ambiente e incentivando uma aprendizagem individualizada e personalizada”, afirma
A diretora também afirma que a qualidade do conteúdo é fundamental. Por isso, a Pearson oferece soluções digitais de excelência, alinhadas às necessidades dos estudantes e capazes de promover engajamento. A personalização e a aprendizagem adaptativa, associadas à inteligência artificial, são pontos essenciais considerados pela empresa.
Leia mais: Microlearning e Nanolearning: tendências e implicações
O futuro começa com as ações do presente
A realidade está batendo à porta: nos próximos anos, as universidades precisam se manter atualizadas para acompanhar essa demanda por soluções sustentáveis. Da mesma maneira, instituições que já estão conectadas com as necessidades globais de educação e gestão acadêmica têm hoje mais visibilidade no cenário educacional.
Adotar práticas de sustentabilidade e ESG, atualizar o currículo acadêmico, promover uma gestão inovadora e investir em competências verdes são alguns dos passos que não podem mais ser adiados. Apostar no desenvolvimento de novas habilidades, como liderança, pensamento crítico e responsabilidade ambiental, é uma resposta às demandas da educação e do mercado de trabalho.
As instituições podem enriquecer sua grade curricular com estratégias de microlearning, facilitando o desenvolvimento dessas competências e abrindo portas para a empregabilidade dos estudantes. Portanto, colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, por meio das tecnologias digitais e da inteligência artificial, contribui para uma formação mais completa e alinhada com o mundo atual.
Sendo assim, a Pearson acredita que a educação pode transformar vidas e tem como missão preparar um futuro melhor para as próximas gerações. Mais do que nunca, é papel das instituições de ensino formar profissionais que incorporem critérios ambientais e sociais em suas decisões como um todo, indo além do conhecimento técnico.
Leia mais: Estudantes do futuro: lifelong learning e aprendizado contínuo
O FNESP deste ano explicou que os profissionais que desenvolvem habilidades relacionadas à sustentabilidade ingressam no mercado de trabalho com mais facilidade e rapidez, além de terem mais possibilidades de avançar em suas carreiras. Esse movimento já está acontecendo e reflete a valorização de competências socioambientais pelas empresas, que buscam pessoas capazes de promover inovação em diferentes áreas.
A partir disso, a Pearson apoia as universidades nesse desafio, durante essa jornada, por meio de soluções digitais inovadoras de aprendizagem, integradas e personalizadas, formando estudantes comprometidos e prontos para enfrentar os desafios do futuro com responsabilidade social e ambiental.
Investir em sustentabilidade é o caminho para todas as Instituições de Ensino Superior que têm como propósito fazer a diferença no mundo e na vida de cada estudante. A sua instituição está pronta para assumir esse papel de transformadora? A reflexão de práticas e estratégias sustentáveis é o primeiro passo para a criação de um planeta melhor para as próximas gerações.

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