Com a transformação digital, não é nenhuma novidade que, gradualmente, todos os setores fossem impactados pela digitalização. Com o ensino superior, isso não poderia ser diferente. Entretanto, vale ressaltar que ela vai muito além, por exemplo, de começar a utilizar um tablet ou recursos tecnológicos nas salas de aula.

É necessário que haja uma mudança sociocultural a fim de que todos os processos educacionais se tornem interativos, dinâmicos, criativos e acessíveis. Você já parou para pensar no impacto e nos benefícios que a digitalização traz para o ensino superior? Continue conosco e descubra agora mesmo!

Redução de custos para a sua instituição de ensino

Além de prejudicar (e muito) o meio ambiente, a impressão de papéis para a confecção de apostilas, apresentações, aulas, etc., é muito caro, concorda?

Ainda há a dificuldade de não poder atualizar o mesmo documento com o passar do tempo — caso os professores queiram utilizar o mesmo material por anos consecutivos.

Portanto, a digitalização corta esses gastos desnecessários. Da mesma maneira, permite que o documento seja atualizado com muita facilidade, sem a necessidade de precisar criar um novo material.

Facilita o compartilhamento

Ao investir na digitalização, a sua instituição de ensino contribui com a globalização, facilitando o compartilhamento de diversos materiais (e para qualquer lugar do mundo) com o acesso à internet.

Dessa maneira, os alunos podem compartilhar imagens, vídeos, audiobooks, trabalhos e muitos outros formatos com apenas alguns cliques. Além disso, eles são compartilhados em tempo real com qualquer pessoa que esteja utilizando a internet — e em qualquer dispositivo.

Assim, você torna a sua IES mais inovadora, pois investe em tecnologias e metodologias de aprendizagem que sejam, de fato, atrativas aos seus alunos e professores.

Proporciona mais flexibilidade ao ensino

Com a digitalização do ensino, a sua escola tem mais flexibilidade no ensino, pois, seja qual for o formato adotado — ensino a distância, educação híbrida, tradicional ou outros —, você garante um processo de aprendizagem de qualidade.

Por exemplo: ao disponibilizar aos alunos e professores a biblioteca virtual da Pearson Higher Education, os alunos podem dar continuidade nos estudos mesmo quando a escola estiver fechada. Além disso, eles possuem acesso aos materiais 24 horas e nos 7 dias da semana.

Melhora o engajamento dos estudantes do ensino superior

Quando a sua instituição de ensino aposta na digitalização, oferece diversos benefícios aos seus alunos. Um deles é que os mantém motivados e engajados em aprender cada vez mais.

Isso acontece porque eles têm fácil acesso aos conteúdos e aos materiais para estudar. Portanto, ao utilizar ferramentas digitais, o ensino se torna muito mais dinâmico, criativo e, consequentemente, a qualidade aumenta.

Aumenta a satisfação dos professores

A digitalização do ensino não beneficia somente os alunos; ela também traz vantagens aos professores. Afinal, você facilita as atividades de todos os que estão envolvidos no processo de educação, fazendo com que eles encontrem materiais e ferramentas necessárias para preparar as suas aulas com mais facilidade.

Ao otimizar o tempo, melhora o fluxo de trabalho, fazendo com que a sua rotina operacional seja agilizada. Como consequência, aumenta a satisfação e a motivação por ensinar. Isso também ajuda a melhorar a qualidade do ensino, uma vez que o professor tem mais tempo para pesquisar alternativas inteligentes e interessantes a fim de manter os alunos engajados com o ensino.

Possibilita uma abordagem multidisciplinar: uma das grandes vantagens da digitalização

Quando os alunos se tornam protagonistas da sua própria aprendizagem é ótimo, concorda? Por isso, saiba que a digitalização permite que ele aprenda por meio da descoberta. Isso torna a experiência com o ensino muito mais agradável e motivadora.

Os alunos podem aprender mais navegando pelos livros, conferindo novos artigos, assistindo vídeos e tendo acesso a documentos importantes disponibilizados pelo professor nas plataformas digitais. Isso promove uma abordagem multidisciplinar de ensino, pois há diversas possibilidades para aprender.

Você gostou de aprender mais sobre como a digitalização impacta nos estudos dos alunos de ensino superior? Se sim, aproveite para complementar a leitura conferindo o nosso conteúdo sobre os benefícios de uma biblioteca virtual para a sua IES. Boa leitura!

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados