Há vários fatores que devem ser levados em conta na hora de decidir usar uma plataforma para flexibilização curricular. Este é um diferencial extremamente importante para as instituições de ensino superior que querem se sobressair no mercado.

Não há como sobreviver no setor caso a prestação de serviços educacionais não esteja aderente ao perfil da atual geração de estudantes.

Você sabia, por exemplo, que cerca de 60% dos jovens que estão nos estabelecimentos de ensino atualmente estão estudando para profissões que serão substituídas? Uma grande prova da demanda por uma revolução no modelo de educação vigente.

Além disso, os alunos de hoje em dia já nasceram conectados tecnologicamente e buscam autonomia na educação digital para montar suas próprias trilhas de aprendizado dentro das faculdades e universidades. 

Saiba, a seguir, como uma plataforma de flexibilização curricular pode se alinhar a essas necessidades e o que ela precisa ter para cumprir bem este propósito.

Sai o currículo rígido, entra o flexível

A mudança drástica na formação do futuro profissional é urgente. O currículo flexível deve substituir o modelo rígido hoje praticado.

Educadores que se debruçam a avaliar a experiência atual dos alunos do Ensino Superior são unânimes em relatar que a jornada que eles percorrem é considerada desinteressante e ineficiente. Eles são agrupados por ano e semestre, ou seja, uma estrutura engessada. 

A grade de disciplinas preestabelecidas é imposta e não gera diferencial algum. As matérias são as mesmas para todos os alunos, sem respeitar as especificidades, interesses e habilidades de cada um. 

Os que completam o curso saem das faculdades com o mesmo histórico de conhecimentos genéricos.

Em uma realidade de flexibilidade curricular, as matérias precisam ser um conjunto de microformações e conhecimentos, e não simplesmente disciplinas como ocorre no sistema que conhecemos.

Por isso, ao buscar por uma plataforma de flexibilização curricular para a sua instituição, considere como o sistema que ela oferece reflete essa realidade. 

É interessante também que a plataforma disponibilize um histórico escolar dos alunos que seja interativo.

Um documento que conte a história completa do estudante, como um dossiê, deixando de ser um simples documento com notas e faltas que pouco agrega na jornada profissional deles.

O corpo docente também precisa ser beneficiado dentro da plataforma de flexibilização curricular. O sistema deve ser inteligente o suficiente para organizar as disciplinas de modo que os professores ensinem assuntos que dominam.

Num panorama educacional inovador, não faz mais sentido eles ficarem presos a ementas desatualizadas e desinteressantes.

Desta forma, os professores ficam muito mais motivados e atuam como mediadores. Enquanto que os alunos, por sua vez, se tornam protagonistas de suas formações de maneira mais engajada e comprometida. 

Por último, mas não menos importante, é fundamental que a plataforma de flexibilização curricular atenda às exigências do Ministério da Educação.

Usabilidade e interface

A plataforma que oferece a possibilidade de flexibilizar o currículo precisa ter um design responsivo. O que é isso? É um design desenvolvido em cima das maiores dores dos usuários.

Dito de outro modo: uma plataforma na qual o estudante possa facilmente achar o que procura para resolver seus problemas de forma prática, interativa e intuitiva.

Atributos que geram relação ganha-ganha

Uma boa ferramenta de flexibilização curricular também vai promover uma série de vantagens não só para alunos e professores como também para a própria instituição.

Olhando o lado das instituições de ensino, elas também são prejudicadas pelo formato atual na medida em que são obrigadas a manter um número mínimo de alunos. Os gestores de educação notam uma queda contínua de sua margem operacional devido à evasão escolar.

Nem todos os alunos chegam ao final dos cursos que iniciaram e estas vagas dificilmente são ocupadas novamente. E os custos fixos dos estabelecimentos de ensino, como o nome já diz, não mudam. Trata-se de uma fórmula desgastada, por meio da qual é praticamente impossível a obtenção de lucro. 

Uma ferramenta de flexibilização de currículo que seja de fato eficiente vai naturalmente sanar esses problemas. Com uma formação de turmas mais inteligente, sua instituição vai ter ganhos na margem operacional.

E ao oferecer um modelo de ensino alinhado com as demandas da nova geração, a IES vai se tornar mais atrativa e ganhar diferencial de mercado, o que se converte em mais facilidade na captação de alunos. 

Plataforma de flexibilização curricular

O mercado atual exige um currículo composto por disciplinas modernas e específicas. Os alunos anseiam por regras de formação flexíveis e ensalamento por áreas de interesse.

Assim, ao se formarem, cada um vai dominar diversos conhecimentos específicos e terá um histórico único atendendo as exigências do novo mercado.

E as instituições precisam otimizar a formação de turmas para melhorar a gestão e obter melhores resultados operacionais.

A única plataforma no mercado que permite a flexibilização curricular no ensino superior e oferece esta experiência educacional singular é o Blox. Com uma nova visão sobre o futuro da educação, esta ferramenta é 100% compatível com as reais necessidades do mundo atual.

Para conhecer mais sobre esta solução educacional para o ensino superior, baixe o infográfico que revela os 6 ganhos que o Blox traz para a sua IES!

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados