O Blended Learning vem ganhando cada vez mais espaço entre as universidades, mas agora se soma a ele uma tecnologia fundamental para melhorar a qualidade educacional: a realidade imersiva.
- Por que incluir recursos de RA no ensino híbrido de sua universidade?
1.1. Aumento da carga sensorial associada à informação
1.2. Aprendizado experiencial e prático
1.3. Personalização da aprendizagem
1.4. Flexibilidade e acessibilidade
1.5. Alfabetização digital avançada - 5 formas de usar a RV no ensino híbrido
2.1. Laboratórios virtuais
2.2. Simulações práticas
2.3. Passeios, viagens e entrevistas virtuais
2.4. Experiências interativas em RA
2.5. Criação de ambientes virtuais para colaboração - Pearson Higher Education: soluções para formação universitária que impulsionam o ensino híbrido
O ensino híbrido ou modalidade semipresencial vem ganhando relevância no mundo universitário há décadas, pois combina o melhor do ensino presencial e do on-line. Por sua vez, a realidade aumentada melhora significativamente o blended learning ao oferecer um aprendizado mais interativo, experiencial e personalizado que prepara melhor os alunos para o mundo do trabalho da era digital.
De acordo com um documento da Unesco, “Global Roadmap for 2030 in Higher Education”, apresentado na Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, em 2022, é crucial que as instituições de ensino adotem estratégias de transformação digital mais fortes para se manterem competitivas.
Essa mudança de mentalidade envolve abraçar sem medo a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA); à medida que essa tecnologia evolui e se torna mais acessível, sua adoção e sua integração provavelmente deixarão de ser um acréscimo de inovação para se tornarem parte do novo paradigma educacional.
Instituições como a Universidade de Harvard, Stanford, Berkeley ou o Tecnológico de Monterrey já estão integrando sistemas avançados de RV em vários de seus cursos e planos curriculares. Se você acha que essa é uma tecnologia que ainda está longe de ser implementada em sua instituição, hoje vamos explicar por que é importante começar a investir nela e daremos cinco exemplos práticos de como você pode aproveitá-la para nutrir e melhorar seu processo educacional.
Por que incluir recursos de RA no ensino híbrido de sua universidade?
A inclusão da RV e/ou da RA nas modalidades de blended learning nas universidades é importante por vários motivos:
1. Aumento da carga sensorial associada à informação
Está provado que a informação é mais bem retida quanto mais elementos sensoriais podem ser associados a ela. Por exemplo, muitas vezes é mais fácil para nós nos lembrarmos de uma história sobre a guerra civil se assistirmos a um filme sobre ela, em comparação com ler sobre o evento pelo mesmo período de tempo.
Da mesma forma, se pudéssemos entrar em uma simulação realista que nos permitisse conversar com os personagens e tomar decisões no campo de batalha, a experiência seria tão completa que dificilmente a esqueceríamos.
Cada camada de realidade interativa e sensorial que podemos adicionar ao aprendizado é uma vantagem extra em termos de retenção e integração. Os dispositivos de RA permitem aos alunos que interajam mais ativamente com conteúdos e materiais de aprendizagem virtual; explorem objetos 3D, acessem informações adicionais; e participem de atividades interativas.
2. Aprendizado experiencial e prático
Um dos principais desafios dos recém-formados é que a maioria dos empregadores está à procura de talentos com experiência prática. A RA dá aos alunos a possibilidade de construir essa experiência por meio de situações imersivas muito próximas da realidade, o que facilita o aprendizado vivencial.
Os alunos podem desenvolver conhecimentos e habilidades, com segurança para si mesmos e para os outros, por meio de experimentos laboratoriais, visitas a locais históricos, práticas profissionais, simulações de interação crítica, operações de sala de cirurgia virtual e muito mais.
3. Personalização da aprendizagem
A RA, quando combinada com estratégias adaptativas de aprendizagem ou conteúdos dinâmicos, oferece a possibilidade de adaptar toda a jornada educacional de acordo com as necessidades e preferências individuais de cada aluno.
Ao fornecer feedback imediato, ajustar o conteúdo de acordo com os estilos de aprendizagem ou fornecer informações ou atividades opcionais, os níveis de motivação são acionados e, acima de tudo, o aluno é incentivado a começar a encontrar o próprio caminho e explorar conexões entre o que está aprendendo e o que é mais relevante para ele.
4. Flexibilidade e acessibilidade
A RA é especialmente útil no modo b-learning porque permite aos alunos que acessem experiências de aprendizagem muito enriquecedoras de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenham a conexão e os dispositivos certos.
Com melhores oportunidades de aprendizagem autônoma fora da sala de aula, aumentamos simultaneamente a flexibilidade, a inclusão e a qualidade do processo educacional, alcançando com a educação de alto nível pessoas que, por um motivo ou outro, não podem frequentar de maneira presencial nossas instalações.
5. Alfabetização digital avançada
A incorporação de tecnologias emergentes, como a RA ou a inteligência artificial (IA) no processo educacional, prepara os alunos para o mundo atual e futuro do trabalho com letramento digital que vai muito além do uso de ferramentas tecnológicas básicas.
Em muitas indústrias, a realidade aumentada é usada para treinamento, simulação e resolução de problemas, portanto, familiarizar os alunos com essas tecnologias lhes dá uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
5 formas de usar a RV no ensino híbrido
Ao alavancar a realidade imersiva no ensino híbrido, as universidades podem preparar seus alunos para enfrentar os desafios de seu setor com habilidades e competências avançadas.
Vejamos cinco tipos de tecnologias de RV que os estudantes das novas gerações já estão exigindo ativamente das instituições de ensino superior:
1. Laboratórios virtuais
Os laboratórios são fundamentais em várias disciplinas universitárias, como Química, Biologia e muitas engenharias. O problema é que, muitas vezes, eles têm limitações relacionadas a espaço, recursos e/ou materiais, que podem se tornar muito caros. Além disso, há a questão da segurança, já que algumas reações e processos são arriscados, principalmente se o aluno não os dominar totalmente.
Com a realidade aumentada, os alunos podem experimentar em um Laboratório Virtual seguro e realista. Por exemplo, em cursos de ciências, os alunos podem realizar experimentos em laboratórios virtuais, nos quais podem interagir com elementos 3D e obter feedback em tempo real.
2. Simulações práticas
Em áreas como medicina, engenharia ou arquitetura, a realidade virtual permite que os alunos realizem simulações práticas em ambientes imersivos que, por meio da IA, permitem que inúmeras variáveis sejam levadas em conta simultaneamente, como na vida real.
Por exemplo, os futuros médicos podem praticar procedimentos cirúrgicos complexos em um ambiente virtual, o que possibilita a eles que melhorem suas habilidades antes de encarar pacientes de carne e osso.
Isso não só representa uma vantagem competitiva em termos de experiência, mas também permite aos alunos que desenvolvam muito mais autoconfiança e reduzam os níveis de ansiedade em carreiras de alta demanda.
3. Passeios, viagens e entrevistas virtuais
A realidade virtual também oferece oportunidades de viajar sem sair de casa e até mesmo viajar no tempo. Os alunos podem explorar lugares históricos, culturais ou científicos a partir da comodidade de seus dispositivos, e até mesmo interagir com personagens icônicos cujas respostas se adaptam a muitos tipos de perguntas graças a um mecanismo de IA conversacional.
Por exemplo, um estudante de História da Arte pode “visitar” a Casa Branca nos anos sessenta e conversar com o presidente John F. Kennedy.
4. Experiências interativas em RA
A RA pode ser usada para criar experiências interativas dentro do campus universitário, e até mesmo para estabelecer um campus virtual muito semelhante ao real, para que os alunos que estudam na modalidade remota ou híbrida sintam que a própria experiência é comparável à de quem frequenta fisicamente as instalações.
Outra aplicação inovadora e interessante da realidade virtual é a inserção de QR codes em diferentes áreas do campus, para que alunos e visitantes obtenham informações relevantes e recursos adicionais sobre o local ou tópico em estudo ao escaneá-los.
5. Criação de ambientes virtuais para colaboração
A realidade virtual também facilita a colaboração entre alunos e professores que estão em diferentes localizações geográficas.
Por meio de plataformas digitais que emulam uma sala de aula inteligente, eles podem interagir em um espaço compartilhado como se estivessem fisicamente presentes, assim como vemos nos avanços do metaverso. Isso proporciona projetos colaborativos e discussões em tempo real.
Pearson Higher Education: soluções para formação universitária que impulsionam o ensino híbrido
O ensino híbrido com realidade virtual está revolucionando o ensino universitário, oferecendo uma experiência de aprendizagem flexível e personalizada adaptada às necessidades da geração Z e ao ambiente profissional e social que ela vai encarar.
Na Pearson Higher Education, nossa missão é ajudar as instituições de ensino a implementar soluções e estratégias metodológicas inovadoras que promovam educação de qualidade em sintonia com o mundo de hoje.
Com ferramentas tecnológicas avançadas, experiências educacionais projetadas para o aprendizado on-line, plataformas virtuais de educação, conteúdo de alta qualidade e recursos avançados para professores, contribuímos com a construção de um futuro educacional sólido e promissor às universidades de hoje e de amanhã. Convidamos você a conhecer todas as nossas soluções, faça o download do nosso catálogo!
Referências
UNESCO. Mapa de Ruta Global para 2030 en educación superior. Conferencia Mundial de Educación Superior. 2022. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/whec2022-presentation-es.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.
SALAZAR, Lucero. El gran reto tecnológico de la educación y la formación universitaria: el metaverso. 5 Congreso Internacional de Investigación Educativa RIE-UANL 2022. Universidad Autónoma de Nuevo León, 2022.
CABERO, Julio et al. La innovación en el aula universitaria a través de la realidad aumentada. Análisis desde la perspectiva del estudiantado español y latinoamericano. Revista Electrónica Educare. 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1941/194169815001/html/. Acesso em: 24 ago. 2023.
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