Trabalhos acadêmicos: como as IES podem auxiliar os alunos?

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Os trabalhos acadêmicos são importantes métodos de aprendizagem. Eles ajudam a ligar teoria e prática e estão relacionados à pesquisa. Em um mercado de trabalho muito competitivo, oferecem a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais.

Porém, muitas vezes, eles podem ser complicados para os alunos. Por falta de experiência ou de recursos, os estudantes não sabem como desenvolver esses trabalhos. Consequentemente, podem acabar se afastando da produção científica.

Por isso, as IES devem fazer mais do que estimular trabalhos acadêmicos. Elas precisam fazer o possível para auxiliar os alunos na produção. Neste artigo, confira como as instituições podem ajudar os estudantes!

Oferecendo disciplinas de metodologia científica

A metodologia científica não costuma ser ensinada nas escolas. Por isso, os alunos chegam ao Ensino Superior sem nem ao menos saber como começar um artigo acadêmico.

Oferecendo disciplinas sobre o assunto logo no início do curso, a IES dá a eles uma base para aprender. Mesmo que trabalhos acadêmicos precisem de prática, todos devem começar de algum lugar.

Orientando os professores a pedirem trabalhos acadêmicos

Dependendo da disciplina que um professor ensina, é possível que ele não estimule a produção acadêmica.

Em alguns cursos, as matérias são tão práticas que os docentes preferem não envolver os alunos com leitura e escrita, por exemplo.

Mas a verdade é que leitura e produção podem ajudar profissionais de todas as áreas. Por isso, oriente os professores a pedirem trabalhos acadêmicos do gênero.

Fazendo campanhas de leitura

Muitos alunos chegam ao Ensino Superior vendo a leitura como uma obrigação. Por isso, na faculdade, só leem o que é obrigatório. Nesse contexto, fazer trabalhos acadêmicos se torna muito mais difícil.

Estimular a leitura e acabar com o estigma da obrigação pode ajudar muito.

Abra espaço para clubes do livro. Peça aos professores que indiquem obras de ficção e não-ficção. Promova debates e discussões de interpretação. E, acima de tudo, ofereça um acervo amplo e diversificado.

Investindo na biblioteca

Como mencionamos logo acima, é preciso oferecer um bom acervo de livros para estimular a leitura. Mas ele também será necessário para fazer pesquisas e encontrar respostas para os trabalhos acadêmicos. Por isso, investir na biblioteca é fundamental.

Procure não se ater aos livros físicos. Atualmente, é possível ter uma biblioteca virtual não apenas mais completa, mas mais usada pelos alunos.

Muitos preferem ler no celular, no computador ou no tablet. Além disso, o formato facilita as anotações e a pesquisa por palavras-chave.

Estimulando a iniciação científica

A iniciação científica traz muitas vantagens. Para o aluno, ela é uma maneira de melhorar a formação e o currículo. Mas também é uma forma de encarar novos desafios. Quem já participou de um programa do tipo sabe que muitas oportunidades surgem a partir daí.

Acima de tudo, quem participa da iniciação científica produz muitos trabalhos acadêmicos. Eles são apresentados em congressos, divididos com colegas e discutidos pela comunidade. Existe uma troca de feedbacks constante, que melhora a qualidade dessas produções.

No entanto, a iniciação científica também é vantajosa para a IES. Afinal, ela exige um corpo docente bem qualificado e estimula a produção de artigos e apresentações. Tudo isso afeta positivamente a nota da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC).

Fornecendo espaços de estudo adequados

Oferecer bons espaços de estudos é fundamental para uma IES. Mesmo quando se é uma instituição a distância, é preciso contar com um polo presencial bem estruturado. Isso porque muitos alunos vão precisar utilizar essa estrutura.

Alguns porque realmente não têm espaço para estudar na própria casa. Outros porque mesmo tendo um lugar, não contam com os recursos necessários.

Em alguns casos, como o dos trabalhos em grupo, é melhor ter um espaço mais direcionado para o estudo sem interrupções. E, no geral, a localização da IES tende a ser mais conveniente para os alunos.

Por isso, a instituição precisa oferecer salas de estudo e laboratórios que permitam o estudo e a pesquisa. Com os equipamentos e recursos certos, os alunos têm mais chances de produzirem bons trabalhos acadêmicos. É um investimento que faz diferença para os estudantes e dá retorno para a IES.

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