A sua Instituição de Ensino Superior já implementou um acervo acadêmico digital? Entenda a importância para os alunos e o impacto na retenção.


O acervo acadêmico digital é uma ideia interessante para promover a educação do futuro na sua Instituição de Ensino Superior (IES). Afinal, convenhamos: guardar documentos, livros, materiais, diplomas, trabalhos de conclusão de curso, artigos (dentre outros) de uma forma física requer espaço, concorda?

Por isso, o acervo acadêmico digital está crescendo cada vez mais, pois só traz benefícios tanto para a IES quanto para professores, alunos e coordenadores. Vamos entender mais sobre o assunto e conferir como implementá-lo? Continue conosco!

Entenda o que é um acervo acadêmico digital

O acervo acadêmico digital permite uma gestão completa de documentos de uma forma inovadora e muito segura. Ele é o escaneamento de todos os arquivos físicos da sua IES com o objetivo de automatizar os processos acadêmicos.

Inclusive, foi estabelecido que as Instituições de Ensino Superior, tanto públicas quanto privadas, devem realizar a digitalização do acervo.

De acordo com a legislação:

“[…] Considera-se acervo acadêmico o conjunto de documentos produzidos e recebidos por instituições públicas ou privadas que ofertam educação superior, pertencentes ao sistema federal de ensino, referentes à vida acadêmica dos estudantes e necessários para comprovar seus estudos”.

As normas que regulamentam o acervo acadêmico digital são o Decreto 9.235 e as Portarias 315/18 e 332/20.

De uma forma resumida, todos os documentos e as informações que compõem o acervo acadêmico devem ser convertidos para o meio digital, independentemente da fase em que se encontram ou qual é a sua destinação final.

Para isso, é necessário observar algumas regras para a segurança, a conversão e a preservação dos documentos.

Portanto, a sua IES precisa migrar os seus arquivos e processos para as plataformas digitais, sempre observando as regras e normas estabelecidas pela legislação vigente.

Caso a sua IES não cumpra o Decreto, pode sofrer consequências da legislação penal e civil, pois poderá ser acusada de irregularidade administrativa.

Veja como implementar o acervo acadêmico digital na sua IES

acervo academico digital leitura de livro digital

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é e qual a importância do acervo digital, deve estar se questionando: mas como fazer isso? É muito trabalhoso? Burocrático? Demorado?

Bem, a resposta é simples: esse processo não é complexo. Basta você investir em uma solução especializada, com credibilidade no mercado e de referência para ajudar nesse processo de transição do universo físico para o digital.

Para complementar o processo, é importante investir também em um acervo já totalmente digitalizado, por meio de uma plataforma de biblioteca virtual. Neste caso, a ferramenta vai incrementar o acervo já existente na sua instituição e já estará pronto para o uso digital.

Leia também: 👉 Conheça o acervo da Biblioteca Virtual Pearson

O ideal é você encontrar uma empresa com experiência na gestão acadêmica e, é claro, com muito conhecimento na legislação.

Confira algumas dicas para implementar o acervo acadêmico digital na sua IES:

  • Garanta que a navegação seja fácil e intuitiva;
  • Escolha ferramentas que usam algoritmos modernos para facilitar as buscas;
  • Confira se a plataforma apresenta um bom desempenho;
  • Analise se o acervo faz a integração com o sistema operacional da sua IES;
  • Confira se a plataforma apresenta uma boa segurança aos usuários;
  • Certifique-se de que a ferramenta funciona em conformidade com o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e com o World Wide Web Consortium (W3C);
  • Tenha a certeza de que há um ótimo armazenamento em nuvem.

banner biblioteca virtual teste gratis por 30 dias

Saiba mais como funciona uma biblioteca virtual

Se você está pensando em começar a investir na educação do futuro, tornando a sua IES mais inovadora, saiba que investir em uma biblioteca virtual só lhe trará benefícios.

Com ela você aposta em uma tecnologia inovadora, estimula a leitura, promove a acessibilidade, mantém a sua IES em constante atualização, há grande variedade e multidisciplinaridade, funcionalidade, economia e garante um ótimo diferencial competitivo.

Além disso, como já foi mencionado, uma plataforma de biblioteca virtual é uma ótima estratégia para que você enriqueça a bibliografia da sua instituição! Há plataformas no mercado com acervo extenso de livros digitais científicos, técnicos e acadêmicos prontas para ampliar de maneira imediata o leque de opções ofertadas aos alunos e professores.

Quer conhecer mais sobre uma das principais soluções do mercado em biblioteca digital? Então, baixe gratuitamente  o infográfico11 diferenciais da Biblioteca Virtual da Pearson Higher Educatio!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados