O acervo digital da Biblioteca Virtual Pearson mudou completamente a forma de lecionar a distância. Conheça os benefícios obtidos dos cartões de estudo!


 

  1. O acervo digital da Biblioteca Virtual Pearson
    1.1 Os recursos da plataforma de aprendizagem
    1.2 Acessibilidade
  2. Prática de engajamento com cartões de estudos da BV
    2.1 Modelo prático do uso dos cartões de estudo em aulas remotas

Até pouco tempo atrás, quando eu lecionava na graduação, a única forma que usava para compor a bibliografia dos meus planos de ensino era o livro físico. Eventualmente usava um artigo ou periódico, que nem sempre eram eletrônicos. Também costumava usar vídeos e filmes, pois achava a linguagem audiovisual mais multissensorial.

Lembro-me de que o levantamento bibliográfico para os PPCs era feito mediante consulta nos sistemas de biblioteca da instituição e o livro, estava lá me esperando na prateleira.

Os tempos mudaram e a flexibilização e democratização do acesso aos livros melhorou. A primeira mudança se deu pela autorização do acervo digital para a bibliografia complementar, não tardando para que ele também pudesse fazer parte da bibliografia básica dos planos de ensino.

Com esse movimento, ganhamos versatilidade, economizamos espaços e recursos financeiros. Para os estudantes, ler se tornou uma atividade mais acessível e interativa. Algo como o deslizar dos dedos em seus smartphones e de onde estiverem.

Garanto para você que se hoje eu estivesse ativa na docência teria um espectro de acervo quase que sobrenatural. Afinal, quando eu iria imaginar ter acesso a mais de 12 mil títulos em um único dispositivo?

O acervo digital da Biblioteca Virtual Pearson

Um acervo digital amplo, atualizado e seguro é fundamental para proporcionar aos nossos estudantes um bom alicerce sobre cultura, ciência e relações humanas. O que, de certa forma, converge para a visão sistêmica sobre seu desenvolvimento. Além disso, planejar projetos interdisciplinares ou transdisciplinares requer uma boa fonte de pesquisa.

Nessa direção, a Biblioteca Virtual Pearson, ou simplesmente BV, como gosto de chamar, é um ótimo ecossistema de aprendizagem. Está há mais de 15 anos no mercado e conta com 12 mil ebooks distribuídos em mais de 40 áreas do conhecimento.

No final deste conteúdo, eu montei uma prática com um dos recursos da plataforma que vai além do ato de ler. Dê uma olhadinha!

11 diferenciais da biblioteca virtual pearson higher education

BAIXAR INFOGRÁFICO!

Os recursos da plataforma de aprendizagem

A BV é multiplataforma. O estudante poderá manter-se em aprendizagem constante, por meio dos recursos disponíveis no desktop e no aplicativo. No App, um dos recursos que eu recomendo muito é a leitura offline, pois permite o download de qualquer livro completo direto no aplicativo. Assim, o aluno não gastará créditos do plano de celular.

Eu acredito que uma das vantagens da docência é o exercício da criatividade. Se estivesse lecionando hoje, não hesitaria em explorar os recursos de marcação, localização de palavras-chave, citação, notas, compartilhamento, bem como os cartões de estudo.

Não é porque algumas ferramentas foram pensadas para o usuário que eu não possa criar com elas. Naturalmente planejaria algo utilizando a estratégia de sala de aula invertida ou mesmo alguma interação em aula remota.

Leia também: 👉 Metodologias ativas na avaliação com estudantes do ensino superior

Acessibilidade

A BV foi concebida dentro dos padrões da acessibilidade do W3C. Para quem não conhece, vale a pena dar uma olhadinha sobre o que ele orienta.

A plataforma é responsiva e possui o App tanto para Android quanto IOS.

>> Biblioteca Virtual para Android

>> Biblioteca Virtual para IOS

O sistema é seguro e intuitivo. Com poucos cliques o estudante consegue encontrar qualquer material que precisa. Para os estudantes de baixa visão e os cegos, a Biblioteca Virtual da Pearson é facilmente integrada aos principais leitores de tela como NVDA, JAWS e o sistema DOSVOX. Muito interessante, não é mesmo?

Leia também: 👉 Conheça o acervo da Biblioteca Virtual da Pearson

Prática de engajamento com cartões de estudos da Biblioteca Virtual Pearson

cartoes de estudo nas aulas remotas

Como gosto de usar metodologias ativas, vou compartilhar uma ideia simples que pode ser interessante para suas aulas remotas. A ideia é a seguinte:

A partir de um tema que os estudantes estão pesquisando, você poderá explorar o recurso de cartões de estudo (flash cards) da plataforma. Esse recurso também está disponível no App da BV.

O recurso de cartões de estudo é vinculado ao livro e disponível individualmente, portanto para que as produções individuais sejam compartilhadas é necessário usar outro recurso como por exemplo, o compartilhamento de tela em algum programa de videoconferência.

Você poderá dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que criem 5 cards com assuntos relacionados ao tema de pesquisa. A quantidade deve ser pensada considerando o número de estudante na turma, bem como o tempo de sua aula.

Solicite que os estudantes criem conteúdos em ambos os lados dos cartões e estimule que extrapolem a lógica do modelo perguntas e respostas. Eles podem criar cards com afirmativas, negativas, palavras-chave, perguntas, trechos de estudo de caso, charadas etc.

É possível não só a digitação do texto no cartão, bem como a cópia de conteúdo de outro ambiente digital. Por exemplo, eles poderão estruturar o conteúdo de seus cartões em um editor de texto para depois colar nos cartões.

Na aula remota você poderá usar algum software de sorteio para que os grupos se auto desafiem. Gosto muito da ferramenta Wordwall.

Em situações de coautoria e colaboração os alunos são os protagonistas e você assumirá o papel de mentor e orientador da aprendizagem. Lembre-se de que o objetivo não é esgotar todos os cartões, mas dar oportunidade para que eles desafiem uns aos outros.

Modelo prático do uso dos cartões de estudo em aulas remotas

Veja alguns exemplos de uso dos cartões de estudo e aproveite para criar outros. Compartilhe suas ideias aqui no nosso Blog na caixinha de comentários que você encontrará no final desse conteúdo.

Cartão Pergunta e Resposta

Gostaria muito de aproveitar para indicar a você um vídeo em que explico tudo sobre como estruturar e aplicar os cartões de estudo em sala de aula, assim como algumas dicas e estratégias. Não deixe de conferir para complementar o seu conhecimento sobre o assunto!

Espero muito que tenha gostado dessa prática. Em breve trarei mais ideias de engajamento nas aulas remotas utilizando outros recursos da plataforma Biblioteca Virtual da Pearson.

Caso queira conhecer como funciona na prática todos esses recursos da plataforma, saiba que há a possibilidade de realizar um teste gratuito por 30 dias. Fale com o coordenador ou diretor da sua instituição de ensino para experimentar a ferramenta nas suas aulas.

Teste Grátis!

Te espero no próximo post!

Nova call to action

 

Kassandra Carvalho
Kassandra Carvalho

Pedagoga; mestre em educação; especialista em novas tecnologias aplicadas à educação e em gestão da EaD. Trabalha com educação há 27 anos. Atuou como docente, coordenadora pedagógica e tutoria em cursos de graduação e pós-graduação a distância. Seu foco é a formação continuada de professores para uso das mídias e informática aplicada à educação. Atualmente é consultora e coordenadora pedagógica na Pearson HED LATAM.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados