Como as habilidades socioemocionais impactam no sucesso do aluno no mercado de trabalho e na jornada rumo à uma vida profissional gratificante e com propósito. Conheça o MyCredSkills, produto da Pearson Higher Education que pode impulsionar o currículo dos estudantes.
- Quais são as soft skills que mais se destacam no mercado?
1.1 Comunicação
1.2 Colaboração
1.3 Pensamento crítico
1.4 Inteligência emocional
1.5 Autogestão - MyCredSkills: programa da Pearson Higher Education
2.1 Personabilities
2.2 Credly by Pearson: a microcertificação
Nota geral: todos nós, inclusive eu, utilizamos argumentos que envolvem despertar o anseio por galgar os degraus rumo a posições de liderança. No entanto, várias pesquisas internacionais mostram que a Geração Z não tem tanto interesse quanto as gerações anteriores em ocupar cargos de liderança. Será que devemos pensar em um novo argumento, como, por exemplo, enfatizar a jornada, a trabalhabilidade e a conquista de uma vida produtiva? Confesso que também fico em dúvida sobre qual argumento utilizar, mas me parece que a liderança talvez já não seja tão atraente. Autonomia, propósito e equilíbrio parecem ser atributos mais valorizados do que a liderança pela geração atual.
O mundo corporativo está cada vez mais competitivo e a formação técnica já não é mais suficiente para conquistar a tão desejada trabalhabilidade. Recrutadores estão dando preferência a candidatos com soft skills – competências e habilidades socioemocionais – bem desenvolvidas, principalmente os de liderança e de maior destaque e visibilidade.
A realidade do mercado é que possuir um perfil com habilidades socioemocionais comprovadas é estar um passo à frente. De acordo com o The Global Learner Survey (Global Research & lnsights Pearson), no Brasil, 91% das pessoas precisarão desenvolver mais as suas soft skills. Dessa forma, embora o currículo ofereça uma boa base, o que realmente fará diferença são habilidades que vão além da formação técnica e a mentalidade do profissional.
Em um cenário tão desafiador, as universidades precisam fomentar o desenvolvimento não apenas de competências técnicas, mas também de habilidades sociais que se destacam na hora da contratação. Com a Pearson Higher Education, a sua instituição estará em posição privilegiada para oferecer aos estudantes as melhores condições para conquistar uma carreira profissional de prestígio.
A pesquisa Pearson Skills Outlook, Employee View, Country Factsheet Brazil - Pearson Higher Education apresenta as principais habilidades que os profissionais brasileiros já estão desenvolvendo e/ou querem desenvolver nos próximos anos para aumentar sua trabalhabilidade. Esses dados e insights auxiliam os universitários de hoje a realizar a transição para o mercado de trabalho com uma presença engrandecida.
É reveladora a dinâmica de conhecimento da Sociedade 5.0, na qual os próprios profissionais relatam a necessidade de estudo e de enriquecimento das suas qualificações. Os números são expressivos: 82% dos trabalhadores concordam que o mundo está mudando para um modelo em que as pessoas participam do aprendizado e da educação ao longo da vida e 83% acreditam que as pessoas precisam reaprender e treinar continuamente ao longo de suas carreiras para se atualizarem.
Leia mais: Influência das Soft Skills no desempenho acadêmico
Ou seja, há muito que as universidades podem fazer para auxiliar os estudantes a se qualificar para o mercado de trabalho!
De acordo com a pesquisa, as principais habilidades que devem ser desenvolvidas para se realizar pessoal e profissionalmente são o trabalho em equipe, a liderança e, em especial, a linguagem, que consiste no processo de comunicação, sendo altamente valorizada como fundamental para a mobilidade social e econômica.
O aluno que sabe lidar com as adversidades com inteligência emocional tem uma boa comunicação e bons contatos na sua rede de networking, que possui raciocínio lógico e rápido para a solução de problemas, por exemplo, e acaba tendo mais oportunidades e portas abertas.
Com um planejamento definido da universidade em inserir no currículo dos alunos o estudo das soft skills, eles desenvolvem essas habilidades mais cedo e se tornam aptos para os processos seletivos.
Confira a seguir as habilidades que se sobressaem e que possuem uma maior porcentagem no momento em que o empregador seleciona os interessados.
Leia mais: Personabilities transforma a formação integral dos alunos
Quais são as soft skills que mais se destacam no mercado?
A seguir, algumas das habilidades principais que todos os universitários devem adotar para facilitar os desafios da vida, não só na vida profissional. Uma mentalidade que faz a diferença perante os outros, elevando o nível do profissional. Estudantes com essas soft skills bem inseridas mostram a vontade de crescer e conquistar seu espaço no mercado.
Comunicação
Entre as principais soft skills, a capacidade de se comunicar é a primeira a ser considerada. A dificuldade de transmitir pensamentos e de se fazer entender ainda é um dos grandes desafios que pode ser encontrado facilmente em todas as áreas das empresas. Comunicar-se com clareza, com objetivos definidos, ser assertivo e conciso nas palavras é uma aptidão que pode, sim, ser elaborada e construir ótimos relacionamentos.
É uma habilidade imprescindível, inclusive para cargos de liderança, uma vez que é necessário engajar a equipe, dar instruções e os comandos para o time. A comunicação também é uma aliada certeira na construção de uma rede de networking valiosa, que pode impulsionar o profissional para outros caminhos.
Colaboração
Trabalhar sozinho é fácil, mas o mercado carece de pessoas que consigam trabalhar em equipe. A colaboração consiste em ajudar os colegas de trabalho, ter uma comunicação aberta e empática e ser a chave para a resolução de conflitos.
Hoje em dia, as empresas contam cada vez mais com equipes multidisciplinares, nas quais é necessário lidar com diferentes pontos de vista e opiniões enriquecedoras. Com um bom trabalho em equipe, a empresa promove um ambiente agradável e saudável, colaboradores mais produtivos e uma união que contribui para a eficiência de todos. Afinal, estão todos juntos com o mesmo objetivo.
Pensamento crítico
A base do pensamento crítico é o raciocínio lógico. Refletir sobre as circunstâncias, avaliar o que deverá ser feito e propor soluções inteligentes faz parte do perfil comportamental que incentiva a proatividade e autonomia do colaborador.
Uma competência que engloba os questionamentos de determinada situação e argumentos sólidos para a tomada de atitude ou ação. Estar sempre informado e atualizado sobre as notícias do mundo já é um começo para adquirir essa habilidade, tendo novas perspectivas e repertório.
Leia mais: Como desenvolver o pensamento crítico dos alunos no Ensino Superior
Inteligência emocional
Acompanhar e entender as emoções no ambiente corporativo, a fim de evitar conflitos e, dessa forma, focar no objetivo do sucesso profissional. A inteligência emocional é uma grande aliada na melhora dos relacionamentos com os colegas, na gestão do estresse, do nervosismo e da ansiedade.
Reconhecer os sentimentos e o que ocasiona cada um deles pode fazer com que haja o equilíbrio emocional tão procurado nos dias atuais. Observar situações, identificar comportamentos e valorizar as pequenas conquistas é importante no dia a dia.
Autogestão
As pessoas que possuem a habilidade de autogestão são aquelas que equilibram com facilidade a vida pessoal com a profissional. É mais do que fazer a gestão do tempo, é a gestão de atividades da rotina e de carreira, com estabelecimento de metas e realização de ações.
Com organização, a autogestão é uma ferramenta poderosa para alcançar a liderança, pois auxilia também na capacidade de inovação, criatividade, flexibilidade e agilidade. Essa habilidade busca a melhora contínua do comportamento.
Pensando nesse cenário, a Pearson Higher Education, empresa líder em soluções para o ensino superior, oferece um produto com foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas habilidades: MyCredSkills, com dois subprodutos, Personabilities e Credly by Pearson. Confira abaixo:
MyCredSkills: programa da Pearson Higher Education
O MyCredSkills é um programa de soft skills que desenvolve os alunos durante o período na universidade, preparando-os para a vida. É um ecossistema digital que permite o desenvolvimento, a prática e a aplicação de conhecimentos com base em habilidades e atitudes essenciais, fortalecendo o perfil profissional e aumentando a empregabilidade.
Com qualificação internacional pela Credly by Pearson, o programa é aprovado e apoiado pelo Professor Alexandre Gracioso, especialista no desenvolvimento de competências socioemocionais.
Conheça mais sobre os subprodutos de MyCredSkills:
1. Personabilities
Com autonomia no aprendizado, o Personabilities engloba o aperfeiçoamento das seguintes soft skills: comunicação, autogestão, trabalho em equipe e colaboração, pensamento crítico, liderança e responsabilidade social, aplicando conhecimento, ações e atitudes comportamentais consideradas mais importantes no mundo corporativo.
Conteúdo do Personabilities:
- Treinamento de Comunicação Oral e Escrita: habilidades efetivas para obter sucesso profissional;
- Treinamento de Autogestão: estabelecimento de metas, gerenciamento de tempo, realizações de ações e manejo de estresse;
- Treinamento de Liderança: habilidades para consolidar um perfil profissional de sucesso;
- Treinamento de Trabalho em Equipe e Colaboração: desenvolvimento de habilidades para a realização de projetos em comum;
- Treinamento de Pensamento Crítico: seleção de informações relevantes para decisões fundamentadas;
- Treinamento de Responsabilidade Social: regras de formalidade, abertura à diversidade e realização de contribuições.
O modelo de treinamento do Personabilities consiste na avaliação dos atributos pessoais dessas habilidades indispensáveis a partir de testes psicométricos com reconhecimento e validação internacional. É uma aposta certeira para o mercado de trabalho durante o período da faculdade e um complemento robusto no currículo profissional.
Uma experiência de estudo de alto padrão para o ensino superior, com conteúdos que facilitam a imersão, materiais atrativos e acessibilidade na linguagem. Gestão eficiente, suporte técnico o tempo todo e curso disponível e de fácil acesso 24 horas por dia, durante o ano todo. Com conteúdos alinhados a modelos internacionais, o programa ainda possibilita debates que promovem a colaboração entre os estudantes.
Os cursos são ministrados 100% on-line, têm de 10h a 15h de duração e são realizados de maneira fácil, prática e conveniente para a rotina do aluno. Os treinamentos têm foco na prática e são vinculados às necessidades institucionais com entrega da microcertificação Credly by Pearson, que valida o conhecimento e engaja os estudantes.
2. Credly by Pearson: a microcertificação
Caso o aluno já tenha cursado o Personabilities, a Pearson Higher Education oferece somente a microcertificação Credly by Pearson. A universidade dá suporte ao estudante no processo de emissão desse certificado, que trabalha dois modelos: Acadêmico e Administrador.
Modelo Acadêmico
A Pearson Higher Education desenvolve, revisa, corrige e faz curadoria de conteúdos, com avaliações desenvolvidas pela instituição acadêmica. A missão é fornecer direcionamento e suporte para otimizar os materiais. Além disso, há a emissão de crachás com o logotipo da Pearson antes de ser certificado com Credly by Pearson.
Modelo Administrador
A organização recebe acesso a uma página da administração concedida pela Credly by Pearson, onde receberão treinamento para emissão e desenvolvimento de crachás, que serão emitidos junto com a identidade gráfica da instituição ou empresa.
Certificado reconhecido internacionalmente
Com certificado emitido ao final, o Personabilities e o Credly by Pearson fortalecem o perfil profissional e aumentam a empregabilidade do aluno em um cenário desafiador, seja para conseguir um novo emprego, conquistar um novo cargo, aumentar o salário ou até ter benefícios no trabalho atual.
Pearson Higher Education
A Pearson é a melhor escolha para as Instituições de Ensino Superior para que o estudante se prepare e se capacite a fim de conseguir o melhor emprego para o seu perfil. Com a implementação das soft skills na grade dos alunos, eles têm em mente objetivos bem definidos para uma vida direcionada para o progresso, com um futuro próspero. A Pearson Higher Education, junto a universidade, acompanha de perto esse desenvolvimento para o aluno ter sucesso no mundo corporativo.
Deixe um comentário