O modelo HyFlex é uma modalidade educacional que combina ensino presencial e on-line. Você conhece suas vantagens para sua universidade? 

  1. O que é o modelo HyFlex nas universidades?
  2. Quais são os princípios da educação HyFlex?
  3. Qual é a diferença entre o modelo híbrido e o HyFlex?
  4. Desafios da educação HyFlex
  5. Como integrar corretamente o modelo HyFlex à sua universidade? 
  6. Pearson Higher Education: um aliado valioso para sua educação HyFlex

Na era do e-learning, os métodos de treinamento combinados que misturam presencial e on-line continuam a evoluir. Um dos mais proeminentes atualmente é a educação HyFlex, que se adapta a várias necessidades e é muito útil para alcançar e engajar uma população estudantil maior. 

Hoje vamos ver em que consiste o modelo HyFlex, quais são seus princípios, como ele se diferencia do ensino híbrido e como você pode aproveitar essa metodologia em sua universidade.  

O que é o modelo HyFlex nas universidades?

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A educação HyFlex é um conceito que combina os termos “híbrido” e “flexível”. Em linhas gerais, nos cursos HyFlex, os alunos podem escolher entre três modalidades de participação:

  • Assistir às aulas presenciais.
  • Participar de aulas ao vivo por videoconferência (por exemplo, via Zoom).
  • Participar de maneira totalmente assíncrona através de plataformas on-line.

A educação HyFlex oferece uma experiência de aprendizagem multimodal, mas não importa a modalidade escolhida, a ideia é que todos os alunos atinjam os mesmos objetivos de aprendizagem. 

O conceito de HyFlex foi cunhado em 2006 pelo dr. Brian Beatty, da Universidade Estadual de São Francisco, que desde então começou a aproveitar a tecnologia digital para oferecer mais opções de participação dos alunos e aumentar o engajamento e a retenção deles nos cursos. 

Além de oferecer flexibilidade educacional e aumentar a participação, permitindo aos alunos que escolham a melhor maneira de aprender, a educação HyFlex tem o benefício de remover as barreiras físicas típicas da participação em sala de aula, beneficiando os alunos com deficiência. Além disso, ao permitir os alunos que escolham o próprio caminho, é mais fácil garantir experiências personalizadas adaptadas às necessidades deles. 

O modelo híbrido-flexível tem se mostrado eficaz em diversas áreas, desde os cursos de formação continuada até a Educação Básica. No entanto, é especialmente valioso no contexto universitário, pois encontra os alunos em um ponto de desenvolvimento em que o estudo é parte fundamental das vidas deles, mas ao mesmo tempo eles já têm autonomia suficiente para moldar o próprio processo de aprendizagem.  

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Quais são os princípios da educação HyFlex?

Para considerar a implementação de aulas HyFlex em um programa ou instituição, é útil entender os valores e princípios de design que sustentam essa abordagem. O modelo HyFlex baseia-se na combinação de múltiplas oportunidades de aprendizagem para aumentar a participação, e isso é alcançado através de quatro princípios fundamentais que garantem uma experiência educacional eficaz e flexível para todos os alunos:

Escolha do aluno

O princípio central do HyFlex é a possibilidade real de escolha. Os cursos devem oferecer modos significativos e alternativos de engajamento, permitindo aos alunos que decidam como preferem se envolver: presencialmente, on-line de maneira síncrona ou assíncrona. Essa escolha diária, semanal ou tópica dá aos alunos controle sobre o próprio aprendizado e permite a eles que adaptem a própria educação às circunstâncias e preferências pessoais. 

Leia também: 👉 Metodologia de ensino centrada no aluno como protagonista

Equivalência

Todos os modos de participação devem conduzir a resultados de aprendizagem equivalentes. Embora as experiências possam variar (por exemplo, uma discussão em classe versus um fórum on-line), cada modalidade deve desafiar os alunos de maneiras semelhantes. O objetivo é garantir que, independentemente de como escolham participar, todos os alunos atinjam os mesmos objetivos educacionais e adquiram habilidades comparáveis, como a capacidade de refletir criticamente sobre questões complexas.  

Reutilização

As atividades de aula e os materiais educacionais devem ser reutilizáveis em diferentes formatos. Por exemplo, uma aula gravada pode ser vista pelos alunos on-line, enquanto as discussões no fórum podem ser úteis para aqueles que participaram pessoalmente. Essa abordagem maximiza o uso de recursos educacionais e permite aos alunos que revisem e reforcem a aprendizagem de várias maneiras.

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Acessibilidade

É essencial que todos os estudantes tenham acesso equitativo a todas as formas de participação. Isso inclui certificar-se de que eles têm a tecnologia necessária (hardware, software, conexão com a internet) e as habilidades para usá-la. Além disso, os princípios de design universal devem ser aplicados para garantir que todos os materiais sejam acessíveis a pessoas com necessidades diversas. Isso significa, por exemplo, fornecer transcrições de áudio e vídeo e garantir que os sistemas de gerenciamento de aprendizagem sejam compatíveis com leitores de tela. 

A integração desses princípios no modelo HyFlex não apenas proporciona flexibilidade e personalização educacional, mas também cria um ambiente de aprendizagem inclusivo e acessível, adaptado às necessidades individuais de cada aluno.

Qual é a diferença entre o modelo híbrido e o HyFlex?

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Durante a pandemia, os modelos híbridos se tornaram centrais tanto para o trabalho quanto para a educação. No entanto, muitas pessoas confundem o ensino híbrido com o HyFlex, e é importante entender as diferenças entre esses dois modelos. 

Em um curso híbrido, todos os alunos participam do mesmo mix de atividades on-line e presenciais, decididas pelo instrutor. Já o modelo HyFlex permite aos alunos que escolham como participar do curso: podem assisti-lo presencialmente, participar de aulas ao vivo por videoconferência ou participar de maneira assíncrona por meio de plataformas on-line.  

“Flexibilidade” no HyFlex refere-se à capacidade dos alunos de decidir como querem ser ensinados, dando-lhes maior autonomia e controle sobre a própria experiência educacional. 

A escolha entre o ensino híbrido e o design do curso HyFlex depende em grande parte dos objetivos educacionais que você deseja alcançar. O ensino híbrido é útil para oferecer cursos aos alunos que não podem frequentar as salas de aula, permitindo uma combinação de ensino presencial e on-line. No entanto, o formato é fixo e os alunos têm pouca flexibilidade educacional. O HyFlex learning, por outro lado, oferece mais escolha e liberdade aos alunos para adequar o formato das aulas aos horários e preferências deles.

Desafios da educação HyFlex

A presença em um ambiente educacional HyFlex é mais complexa, pois os alunos podem estar presentes em espaços físicos ou digitais, ou ambos, e podem não estar presentes simultaneamente. Proporcionar espaços e formas para que os alunos se conectem e estejam verdadeiramente presentes, garantindo que todos se sintam parte da conversa da comunidade acadêmica e educacional, apresenta vários desafios que precisam ser enfrentados para garantir uma educação HyFlex eficaz e equitativa:

Construindo a comunidade

Nas aulas presenciais, os alunos interagem diretamente com o instrutor e os colegas, criando uma atmosfera comunitária. Na educação HyFlex, esse senso de comunidade deve ser transferido para as aulas on-line também. Para conseguir isso, os instrutores podem criar vídeos curtos que não apenas fornecem informações, mas também abrem espaços para responder a perguntas e incentivar discussões.  

Os alunos que optarem pelo modo on-line podem participar por meio de chats e fóruns, enquanto aqueles no modo assíncrono podem usar sistemas de mensagens para se comunicar com o instrutor e os colegas. Esses tipos de estratégias abrangentes ajudam a garantir que todos os alunos se sintam parte da comunidade, não importa como escolham participar.

Garantir a equidade em todas as modalidades

Independentemente da modalidade de participação, todos os alunos devem ter oportunidades iguais para fazer perguntas, receber e fornecer feedback, participar de discussões e acessar todos os materiais do curso. É essencial garantir que todos tenham os recursos tecnológicos e as competências necessárias para participarem eficazmente em todas as modalidades. Isso pode envolver o fornecimento de recursos e treinamento adicionais para alunos e instrutores, garantindo que a flexibilidade de participação seja uma opção real.

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Atividades de customização de acordo com as modalidades

Os cursos HyFlex devem considerar todos os três métodos de participação: presencial, síncrono on-line e assíncrono. Isso significa que as atividades e tarefas devem ser projetadas para serem eficazes em todas elas. Os instrutores devem prever atividades que possam ser realizadas presencialmente, on-line e de maneira assíncrona, garantindo que todos os alunos, independentemente da escolha de participação, possam atingir os objetivos de aprendizagem.

Ajustar avaliações  

É fundamental que as avaliações sejam equitativas para todos os alunos, independentemente da modalidade de participação. O uso de avaliações intermediárias e frequentes, como questionários, jogos ou projetos, permite feedback contínuo e ajuste do ensino conforme necessário. Essa abordagem não apenas garante que todos tenham a mesma oportunidade de demonstrar compreensão e progresso, mas também ajuda a reduzir a ansiedade dos alunos. 

Leia também: 👉 Metodologias de aprendizagem para aceleração digital na IES  

Como integrar corretamente o modelo HyFlex à sua universidade?

Implementar o modelo HyFlex em sua universidade pode trazer muitas vantagens para sua instituição e seus alunos, mas é um processo complexo e, para garantir seu sucesso, é necessário levar em conta diversos aspectos críticos. Vejamos algumas recomendações importantes para integrar adequadamente essa abordagem:

  • Crie ambientes de aprendizagem híbridos flexíveis (salas de aula HyFlex): planejar cuidadosamente as salas de aula HyFlex é essencial. Antes de começar com o design instrucional, considere como envolver todos os alunos, seja presencial ou on-line, e como lidar com interações que ocorrem simultaneamente em ambas as modalidades. Por exemplo, ajustar as visualizações da câmera para oferecer aos participantes remotos uma experiência mais imersiva.  
  • Preparação e orientação: fornece orientação aos instrutores e alunos antes de iniciar o curso HyFlex. É importante oferecer orientações sobre como criar e manter uma comunidade educacional robusta, mesmo em um ambiente virtual. Por exemplo, é necessário estabelecer um processo claro para os alunos que precisam se conectar remotamente; como eles podem se conectar à turma via Zoom, como participar e como comunicar questões técnicas.
  • Flexibilidade tecnológica: certifique-se de ter planos de contingência em vigor quando a tecnologia falhar ou os alunos tiverem dificuldade de acesso. Isso pode incluir o fornecimento de recursos adicionais e a disponibilidade de soluções alternativas para minimizar a interrupção.
  • Assistência tecnológica: dedique atenção aos alunos presenciais e remotos síncronos. Para fazer isso, você pode designar um assistente de ensino ou um aluno associado com o intuito de ajudar com a tecnologia e monitorar as interações durante as sessões de aula. Isso reduzirá a carga cognitiva do instrutor e garantirá uma melhor gestão da aula.
  • Materiais acessíveis: publique todos os materiais necessários para a sala de aula síncrona (incluindo links para documentos colaborativos, instruções e oportunidades de avaliação) com antecedência. Isso permite aos alunos que se preparem e participem ativamente.
  • Modificar atividades: muitas atividades tradicionais podem ser adaptadas ao modelo HyFlex. Use ferramentas como o Google Docs, o bate-papo do Zoom e os quadros de discussão para facilitar a colaboração. Considere agrupar os alunos por modalidade para uma comunicação mais eficaz e usar pesquisas on-line a fim de manter todos engajados.
  • Incentive a interação dos alunos: integre atividades que criem um sentimento de pertencimento e motivação entre todos os alunos. Isso pode incluir enquetes ao vivo, documentos colaborativos e discussões em fóruns. Além disso, é necessário planejar especificamente como os alunos remotos participarão dos trabalhos em grupo. Considere também emparelhar alunos presenciais com alunos remotos síncronos como parceiros de estudo, bem como alunos assíncronos com alunos síncronos.

Pearson Higher Education: um aliado valioso para sua educação HyFlex

Na Pearson Higher Education, entendemos os desafios e oportunidades que o modelo HyFlex apresenta para seu ensino superior. Nossas soluções são projetadas para facilitar a implementação desse modelo, fornecendo recursos de tecnologia avançada, treinamento contínuo para instrutores e materiais instrucionais acessíveis e reutilizáveis. 

Nossas plataformas de aprendizagem digitais permitem uma integração perfeita entre o ensino presencial e o on-line, garantindo uma experiência de aprendizagem flexível e equitativa para todos os alunos. Com o apoio da Pearson, sua instituição estará mais bem equipada para atender ao futuro da educação HyFlex de maneira confiável e competitiva. Confie em nós para levar sua instituição ao próximo nível na era digital.  

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