O microlearning é uma metodologia que aproveita ao máximo a forma natural de trabalho do cérebro e pode ser muito eficiente na instituição de ensino. 

  1. O que é microlearning?
  2. Quais são as principais características do microlearning?
  3. Quais são os benefícios do microlearning para o ensino superior?
    3.1. Acessibilidade
    3.2. Flexibilidade
    3.3. Retenção de informações aprimorada
    3.4. Atualização fácil
    3.5. Maior motivação e engajamento
    3.6. Redução de custos
  4. Como o microlearning está relacionado à gamificação e quais vantagens eles oferecem juntos?
  5. Pearson Higher Education apresenta soluções que integram o melhor do aprendizado de neurociências

Em um mundo cada vez mais acelerado e digital, as metodologias tradicionais de aprendizagem muitas vezes não conseguem atender às expectativas e necessidades dos alunos modernos e do mercado de trabalho em constante mudança. É aí que entra o microlearning, técnica educacional que entrega conteúdos em pequenas doses, facilitando a aquisição de conhecimento de maneira rápida e flexível. 

O microlearning e os microcursos se tornaram mais relevantes do que nunca na era digital, já que nunca estivemos cercados por tantos estímulos simultâneos, nem a demanda constante de atenção a que nossos cérebros são submetidos foi tão grande. Isso torna ainda mais difícil para as pessoas manterem o foco em uma coisa por longos períodos. O microlearning é tão eficaz, justamente, porque adapta a informação aos ciclos naturais de aprendizagem do cérebro em um contexto cheio de distrações. 

Hoje vamos explorar em detalhes o que é o microlearning, seus benefícios e aplicações em sua universidade, e como ele se relaciona com a gamificação e as neurociências da aprendizagem. Vamos conferir?

O que é microlearning?

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A microaprendizagem, também conhecida como microlearning, é uma metodologia educacional que envolve a entrega de conteúdos em pequenas “pílulas” ou “learning nuggets” [pedaços de aprendizado], que os alunos podem consumir rapidamente para adquirir habilidades ou conhecimentos específicos por meio de módulos curtos, que geralmente duram entre três e dez minutos. 

Essa estratégia não só tem se mostrado muito eficaz na prática, como também conta com amplo apoio da neurociência. O cérebro humano é o órgão mais complexo do Universo e, durante décadas, várias teorias e modelos foram desenvolvidos para explicar seu processo de aprendizagem em detalhes. Por exemplo, hoje sabemos que sua estrutura física literalmente muda a cada novo circuito de conhecimento que se consolida.
 
A metodologia de microlearning é baseada nessas descobertas avançadas e confiáveis sobre ciclos naturais de aprendizagem e como esses circuitos são consolidados, e seu sucesso se deve ao fato de considerar não apenas as características cognitivas do cérebro, mas também fatores psicossociais relevantes, como o bombardeio das mídias sociais. 

Entender a maneira como o cérebro processa informações, a quantidade de tempo que ele pode se concentrar no mesmo estímulo e os mecanismos que permitem iniciar um novo ciclo de aprendizagem nos permite construir experiências educacionais altamente eficazes, mas que causam desgaste ou estresse mínimos no usuário.  

Em outras palavras, o microlearning estrutura a aprendizagem de tal forma que o conteúdo não exceda a capacidade natural de manter a atenção na mesma pílula de informação, mas também promove mecanismos de “refresco” mental que permitem que uma pílula após a outra seja ligada para manter o interesse por períodos mais longos.  

e-book transição de cursos presenciais para digitais

Quais são as principais características do microlearning?

A principal característica do microlearning é que, embora você possa configurar cursos muito extensos e aprofundados, as informações são apresentadas em pequenas unidades de aprendizagem, atividades práticas ou cursos com microcredencial, e as aulas individuais geralmente não duram mais do que cinco a sete minutos, pois foi comprovado que a atenção de um indivíduo começa a diminuir cerca de oito minutos depois de começar a receber um estímulo.
 
No entanto, o formato “micro” não é suficiente por si só; também é necessário garantir que o conteúdo seja relevante e motivador para o estudante, e isso geralmente é conseguido através de formatos dinâmicos, multimídia e interativos, como vídeos curtos, infográficos, checklists, quizzes, flashcards, diagramas e esquemas etc. 

Além da brevidade e do conteúdo envolvente, o microlearning também é modular, ou seja, cada pílula ou conteúdo foca em um único conceito ou tópico, que naturalmente se liga ao próximo, mantendo a continuidade e a fluidez na construção de conhecimentos mais complexos.  

Geralmente, o conteúdo em formato de microlearning é 100% digital e é consumido por meio de dispositivos inteligentes e ferramentas on-line altamente disponíveis e sem a necessidade de alta largura de banda. Como tal, é uma escolha ideal para a aprendizagem autônoma. 

O microlearning também se baseia nos princípios-chave do lean learning, eliminando qualquer coisa que distraia ou drene a atenção desnecessariamente. Embora os módulos sejam apresentados de maneira simples, breve e limpa, cada um deles é resultado de anos de pesquisa e experimentação.
 
Por fim, o ensino com microlearning é o que melhor se alinha às necessidades cognitivas e sociais do cérebro adulto, que tende a ter uma carga mental pragmática muito maior do que a do cérebro da criança ou do adolescente, e que, como consequência, enfrenta mais obstáculos à concentração e ao foco.  

Em razão de suas características versáteis e eficácia comprovada, já existe um grande número de cursos nesse formato hoje, e um dos exemplos mais comuns são os aplicativos móveis para aprender idiomas através de aulas rápidas de três minutos ou menos.  

[Notícia] Microlearning será um fator de qualificação profissional até 2032

Quais são os benefícios do microlearning para o ensino superior?  

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Por conta de seus inúmeros benefícios, o microlearning tem se tornado uma ferramenta essencial em cada vez mais universidades que querem aproveitar as melhores ferramentas digitais, ao mesmo tempo que ganham competitividade diante de outras instituições. Como veremos a seguir, essa metodologia não só se adapta às necessidades modernas dos alunos, como também otimiza os recursos das IES.

Acessibilidade

As pessoas desbloqueiam seus smartphones em média nove vezes por hora, de acordo com uma pesquisa da Deloitte. Além disso, nunca passamos tanto tempo em frente a uma tela consumindo conteúdos curtos como aqueles das redes sociais de hoje. Aproveitar essa inércia é a oportunidade perfeita para integrar o aprendizado contínuo ao dia a dia, pois os alunos podem acessar aulas de qualquer lugar e aproveitar o pequeno tempo de inatividade para continuar avançando com suas aulas de maneira autodirigida, em vez de consumir conteúdo vazio.

Flexibilidade

O microlearning permite aos alunos que aprendam no próprio ritmo e a qualquer momento. Essa flexibilidade é ideal para quem tem horários lotados ou prefere o aprendizado autônomo. Além disso, por serem acessíveis de qualquer dispositivo, facilitam o mobile learning, permitindo a seus alunos que acessem o conteúdo de qualquer lugar.

Retenção de informações aprimorada

Ao fornecer conteúdo em módulos pequenos e específicos, os alunos podem revisar e reforçar conceitos-chave de maneira mais eficaz. Por exemplo, um curso de programação pode ser dividido em módulos de cinco minutos, cada um ensinando um conceito específico, como loops ou funções. Os alunos podem rever esses módulos várias vezes até que tenham dominado cada conceito. 

Leia também: 👉 Cursos modulares: o futuro do ensino universitário personalizado

Atualização fácil

Por conta da modularidade, o conteúdo de microlearning pode ser facilmente atualizado para refletir os últimos desenvolvimentos e tendências em várias disciplinas, garantindo que o conteúdo esteja sempre em dia.

Maior motivação e engajamento

Aulas longas e monótonas são difíceis de digerir e reter, enquanto as microaulas são mais envolventes e mantêm os alunos motivados e engajados, evitando a sobrecarga de informações e facilitando um foco maior em cada tópico. 

Leia também: 👉 A leitura como recurso no ensino superior virtual para motivar alunos

Redução de custos

Desenvolver qualquer tipo de curso envolve um investimento de recursos econômicos, tempo e pessoas. Com esse tipo de estratégia, esses custos podem diminuir a médio prazo, já que, em vez de criar cursos completamente novos, você pode simplesmente atualizar os módulos daqueles que já existem.  

Como o microlearning está relacionado à gamificação e quais vantagens eles oferecem juntos?

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A gamificação na educação usa elementos específicos do jogo, como pontos, conquistas e desafios, para motivar e engajar os alunos. Microlearning e gamificação se complementam perfeitamente para criar uma experiência de aprendizado altamente motivadora e eficaz. Embora ainda haja quem pense que a gamificação é apenas para crianças ou jovens, a realidade é que a gamificação também aumenta as taxas de retenção e engajamento com cursos entre adultos e jovens. 

A inclusão de elementos do jogo em cada módulo ou unidade desperta o interesse do aluno, da mesma forma que diferentes níveis de um videogame, enquanto as recompensas reforçam os comportamentos esperados e aumentam o desejo de completar tarefas. Os elementos gamificados também têm a vantagem de oferecer feedback rápido, ajudando os alunos a corrigir erros e melhorar continuamente. 

Em um contexto universitário, isso significa ajudar os alunos a concluir seus cursos e aumentar a taxa de retenção escolar.  

Pearson Higher Education apresenta soluções que integram o melhor do aprendizado de neurociências

Na Pearson Higher Education, nos esforçamos para fornecer ferramentas educacionais que aproveitem os mais recentes avanços em neurociência da aprendizagem. Ao entender profundamente como o cérebro funciona, projetamos soluções que integram os princípios mais importantes de microlearning, aprendizagem adaptativa e gamificação, criando uma sinergia única que aumenta a eficácia de seu ensino. 

O programa de microcertificação MyCredSkills conta com a solução Personabilities, que oferece 6 cursos modulares, ou seja, que podem ser incluídos em qualquer disciplina e que aborda as 6 soft skills mais buscadas no mercado de trabalho: pensamento crítico, liderança, comunicação, responsabilidade social, trabalho em equipe e autogestão. Dessa maneira, a sua instituição prepara o estudante para um mercado de trabalho competitivo garantindo a empregabilidade. 

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