Os desafios das instituições de ensino superior são cada vez mais complexos. Descubra como a aprendizagem adaptativa ajuda a enfrentá-los. 

  1.  A importância da tecnologia na aprendizagem adaptativa 
  2. As trilhas de aprendizagem em um modelo pedagógico adaptativo  
  3. Quais são as vantagens de adotar a aprendizagem adaptativa em sua instituição?
    3.1. Otimizar as atividades de ensino
    3.2. Diminuir os níveis de evasão 
    3.3. Aumentar a motivação e melhorar os resultados
  4. Principais tecnologias para a adoção da aprendizagem adaptativa
  5. Pearson: aplicando os princípios da aprendizagem adaptativa em nossas soluções

As instituições de ensino superior têm a missão de preparar as novas gerações para se integrarem ao mercado de trabalho com sucesso, mas como ter êxito quando ele é cada vez mais volátil, imprevisível e especializado? A aprendizagem adaptativa pode ser uma boa estratégia para conseguir isso. 

No artigo de hoje, vamos rever o que é, por que está ganhando cada vez mais popularidade e alguns exemplos de aprendizagem adaptativa com estratégias que o ajudarão a integrá-la ao modelo acadêmico de sua instituição.

A aprendizagem adaptativa é uma metodologia educacional em que o conteúdo, a sequência e o nível de complexidade do ensino são adaptados momento a momento às demandas e habilidades individuais, aos conhecimentos atuais e até mesmo aos interesses de cada aluno.  

A importância da tecnologia na aprendizagem adaptativa  

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Uma das características da aprendizagem adaptativa é que ela aproveita a tecnologia para coletar dados sobre o progresso de cada aluno, analisar esses dados e personalizar automaticamente a experiência de cada um por meio de algoritmos de inteligência artificial. Por isso, é uma das tendências mais inovadoras na educação e ainda está em processo de adoção pelas instituições de ensino.  

No plano teórico, a necessidade de uma metodologia mais adaptada a cada aluno está presente na pedagogia há décadas, como contrapartida aos sistemas tradicionais de ensino que buscavam padronizar o processo de todos. No entanto, colocá-la em prática não era viável, a menos em casos de grupos muito pequenos, uma vez que um único professor não estava em condições de fornecer acompanhamento personalizado a cada integrante de uma grande turma.  

Foi graças à adoção generalizada e diária da internet, dos dispositivos móveis e das tecnologias digitais, como aplicativos e inteligência artificial, que a aprendizagem adaptativa se tornou uma possibilidade real para as instituições de ensino em geral e, em especial, para as universidades públicas.  

Por exemplo, um sistema de aprendizagem adaptativo pode atualmente analisar o tempo gasto em determinada tarefa ou conteúdo, a complexidade das respostas do aluno e até mesmo seus padrões de comportamento para decidir qual conteúdo ou exercício implementar em seguida, a fim de que ele entre na zona de aprendizagem imediata do usuário, sem aborrecê-lo e sem contemplá-lo com um desafio muito difícil que gere desmotivação.

Leia também: 👉 Exemplos de plataformas de e-learning para a educação

As trilhas de aprendizagem em um modelo pedagógico adaptativo

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As trilhas de aprendizagem são uma ferramenta pedagógica que permite traçar um caminho personalizado de conteúdos que respondam aos interesses e às habilidades do aluno, ou seja, transformam o aluno em um agente muito mais ativo que decide no que quer avançar e em que ritmo.

É um componente fundamental da aprendizagem adaptativa, especialmente no ensino superior e em programas de formação continuada e/ou de idiomas, pois oferece um grau muito maior de liberdade e especialização para que o aluno seja treinado nas áreas de interesse de maneira mais eficiente, sem perder de vista os conhecimentos que devem ser comuns a todos os profissionais de determinada área.  

Um exemplo de caminhos de aprendizagem adaptativos pode ser o de cursos de inglês autogerenciados que permitem ao usuário escolher qual tópico deseja que oriente o vocabulário e os exemplos de cada módulo, dependendo dos objetivos pessoais, seja o inglês voltado para viagens, o contexto corporativo ou o contexto conversacional.  

Graças às trilhas de aprendizagem e a sua metodologia-irmã, o microlearning em “cápsulas” ou unidades compactas de conhecimento, as instituições podem fazer ajustes muito mais ágeis nos planos curriculares, que respondem mais rapidamente às tendências e às necessidades em constante mudança do mercado de trabalho.  

Por fim, oferecer caminhos mais flexíveis também fornece às instituições de ensino informações valiosas sobre o que e como os alunos preferem aprender, além de quais áreas de profissionalização são mais relevantes ou interessantes para eles.

Leia também: 👉 Como aproveitar as trilhas de aprendizagem no ensino superior

Quais são as vantagens de adotar a aprendizagem adaptativa em sua instituição?

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A aprendizagem adaptativa rompe com vários dos paradigmas da educação tradicional, e sua adoção implica uma importante implantação de infraestrutura e recursos tecnológicos, razão pela qual muitas universidades ainda resistem a ela. No entanto, apesar do esforço envolvido, é uma das melhores decisões que você pode tomar por conta das muitas vantagens que oferece a médio prazo, incluindo:  

1. Otimizar as atividades de ensino

As vantagens da aprendizagem adaptativa não são apenas para os estudantes, mas também para as instituições de ensino superior que a adotam, porque, entre outras coisas, permite automatizar um grande número de tarefas de ensino, aliviar a carga sobre professores e tutores e permitir a eles que concentrem os próprios esforços em estratégias pedagógicas de alto nível, como a aprendizagem baseada em projetos inovadores.  

2. Diminuir os níveis de evasão  

Um dos grandes problemas do ensino superior é que os alunos ingressam em carreiras com níveis de conhecimento prévio muito diferentes, já que isso depende muito de suas instituições e planos acadêmicos prévios, de modo que, às vezes, alguns têm dificuldades de se recuperar e acabam desistindo durante os primeiros semestres.  

A aprendizagem adaptativa permite aos alunos que progridam mais rapidamente por meio de áreas nas quais já têm fortes habilidades, ao mesmo tempo que lhes proporciona mais tempo e acompanhamento naquelas com as quais não estão tão familiarizados.  

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3. Aumentar a motivação e melhorar os resultados

Para muitas instituições de ensino superior, especialmente as públicas, os resultados acadêmicos e a retenção de estudantes são fatores decisivos relacionados ao financiamento e à reputação.  

A aprendizagem adaptativa é uma metodologia que, por si só, permite reduzir algumas causas de desmotivação acadêmica, mas também se dá maravilhosamente bem com outra metodologia fundamental: a gamificação. 

A gamificação é uma estratégia que transforma vários aspectos do aprendizado em um jogo e, portanto, aumenta ao máximo a motivação dos alunos. Como resultado, eles se esforçam mais e obtêm melhores qualificações.  

Leia também: 👉 Gamificação na educação: conheça essa tendência

Principais tecnologias para a adoção da aprendizagem adaptativa 

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Vejamos a seguir quais são as bases estruturais essenciais a fim de iniciar um projeto de aprendizagem adaptativa viável, tanto para o orçamento e a equipe técnica da organização quanto para professores e alunos.  

  • Boa conectividade Wi-Fi: dado que a maioria das plataformas e dos aplicativos com caminhos de aprendizagem adaptáveis estão hospedados na nuvem, o primeiro requisito é ter uma boa conectividade nas dependências escolares. Por sua vez, os estudantes devem ter, no mínimo, acesso intermitente a redes de internet para poder realizar as atividades digitais do programa.  
  • Plataforma de educação on-line: a partir de um learning management system (LMS – sistema de gerenciamento de aprendizagem) customizável e de código aberto, é possível gerar experiências de aprendizagem adaptativas, desde que a instituição tenha equipe treinada em programação, application programming interface (APIs – interface de programação de aplicações) de integração e design de currículo digital.  
  • Sistemas de gerenciamento de aprendizagem adaptativa: são plataformas especializadas que já usam algoritmos e modelos de aprendizado automático para coletar e analisar dados de desempenho, identificar padrões e implementar conteúdo e atividades adaptados às demandas e habilidades individuais de cada aluno.  É comum que esses sistemas tenham funcionalidades relacionadas à gamificação e ao microlearning.
  • Dispositivos móveis: por fim, os alunos devem ter pelo menos um dispositivo móvel compatível com a plataforma de aprendizagem adaptativa da instituição. Nesse sentido, é muito importante saber qual é o menor denominador tecnológico comum do público-alvo e adaptar a tecnologia às ferramentas que os alunos já possuem, e não esperar que eles adaptem suas ferramentas a nosso software.  

Outra tecnologia ideal para a aprendizagem adaptativa são as simulações e a realidade virtual, embora no início não seja um elemento essencial.

 Leia também: 👉 Aprendizagem Inclusiva: reconheça e gerencie vieses implícitos

Pearson: aplicando os princípios da aprendizagem adaptativa em nossas soluções

Se você já está no processo de transformar sua instituição de ensino superior em um exemplo de aprendizagem adaptativa, ficará feliz em saber que todas as ferramentas de ensino que oferecemos na Pearson Higher Education foram projetadas com as tendências pedagógicas mais inovadoras em mente. 

Nossas soluções de acervo digital, soluções profissionais e até desenvolvimento de soft skills levam em conta diferentes estilos de aprendizagem e permitem a cada aluno que aprenda no próprio ritmo.  

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