Conferência abordará os avanços e desafios da educação superior nos países do bloco. Confira!


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) elegeu o Paraná, em Curitiba, para sediar a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe (Cres+5), entre os dias 25 e 27 de outubro. A expectativa é reunir 2 mil participantes como reitores, pró-reitores, diretores e gestores de instituições de ensino superior do Grupo de Países da América Latina e Caribe (Grulac), que é composto por 33 países-membros. O bloco representa 17% dos membros da ONU.

estudantes-latinos-universitários-que-estudam-juntos

Esse encontro é resultado da 3ª Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), coordenada pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Ielsac), em 2018, em Córdoba, na Argentina.

Na CRES 2018 foi proposto um Plano de Ação 2018-2028, com a intenção de realizar uma reunião de acompanhamento das ações (CRES+5). Um dos principais objetivos do evento é avaliar os avanços e desafios da educação superior nos países que integram o bloco, considerando os efeitos da pandemia.

Leia também: 👉 7 desafios dos professores universitários na era digital da educação

banner download de ebook gratuito desafios da educacao superior no brasil

Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório da UNICEF, sobre os impactos da covid-19 na educação, mais de 137 milhões de crianças e adolescentes pausaram seus estudos na América Latina e no Caribe. O relatório concluiu que as lacunas de educação aumentaram entre famílias ricas e pobres. Os dados da UNICEF mostram que a porcentagem de crianças e adolescentes que não recebem nenhuma forma de educação na região aumentou, de 4% para 18%.

As projeções da ONU revelam que a pandemia tirou até 3 milhões de jovens da escola na América Latina e no Caribe. Sendo que a educação é um bem público social, um direito humano e um dever do Estado. Essa é a convicção e o papel estratégico que essas lideranças assumem, nos processos de desenvolvimento educacional dos países da região. 

Leia também: 👉 Unesco revela estudo entre alunos sobre a educação do futuro

leitura-de-estudantes-universitários-no-pátio-da-universidade

A ação para realizar o projeto foi articulada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), com o apoio da Prefeitura de Curitiba. A conferência deve ocupar diferentes espaços, como o Centro Histórico, Teatro Guaíra, Capela Santa Maria, Prédio histórico da UFPR e Reitoria, Cine Passeio, Paço da Liberdade, Biblioteca Pública do Paraná e a Secretaria de Estado da Cultura, no auditório Brasílio Itiberê. 

O primeiro desses encontros regionais foi realizado em Cuba, em 1996. Em 2008, em Cartagena de Índias (Colômbia), atendendo às solicitações do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), da Unesco, a Conferência priorizou a análise da realidade local e a discussão de mudanças estratégicas na educação superior da região, adequando-a aos desafios do compromisso social, da pesquisa estratégica, da educação para todos e da integração regional. As conferências regionais preparam o debate para a Conferência Mundial de Educação Superior (CMES), promovida a cada dez anos pela Unesco.  
 banner baixar ebook solucoes e tendencias educacionais para o ensino superior

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados