Descubra a importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem do ensino superior e os benefícios que ela pode trazer para sua instituição. 

  1. O que é e como surge a interdisciplinaridade?
  2. A importância da interdisciplinaridade no mundo de hoje
    2.1. Nas IES
    2.2. Nas empresas e no mercado de trabalho
  3. Como implementar a interdisciplinaridade em sua IES
  4. Quatro recursos educacionais para implementar a interdisciplinaridade
    4.1. Biblioteca Virtual
    4.2. Plataforma de gestão de ensino e aprendizagem on-line
    4.3. Cursos interdisciplinares
    4.4. Plataforma para testes acadêmicos e treinamento psicométrico

Mudanças aceleradas na tecnologia e na educação estão alterando radicalmente os hábitos de estudo: hoje, a hiperconectividade e a aprendizagem colaborativa exigem o desenvolvimento de dinâmicas mais eficientes. Aí reside a importância da interdisciplinaridade como solução ideal para uma educação integral

Conheça os benefícios e as características que fazem da interdisciplinaridade uma corrente de pensamento sistêmica e eficaz, focada em atender às necessidades das instituições de ensino superior (IES), bem como às demandas do mercado de trabalho presente e futuro.

“Se você separa as ciências ‘duras’ das ciências ‘moles’, você prepara o divórcio entre a dimensão cognitiva da ética e a vida emocional das pessoas, o que impede que os alunos [...] percebam a complexa realidade da vida cotidiana.”

Juan Carlos Desco 
Ex-diretor do Escritório Regional de Educação (Unesco, América Latina)

O que é e como surge a interdisciplinaridade?

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Interdisciplinaridade educacional não é um termo recente: foi desenvolvido pelo sociólogo Louis Wirtz e formalizado nos círculos acadêmicos em 1937. Refere-se a uma metodologia em que duas ou mais disciplinas interagem entre si para otimizar os processos de aprendizagem. 

A interdisciplinaridade começou a ganhar espaço no ensino superior quando as instituições observaram suas enormes vantagens, promovendo a integração de novas abordagens metodológicas voltadas para a resolução de problemas.  

Nesse sentido, a interdisciplinaridade não surgiu como uma alternativa, mas como uma necessidade do ensino superior para otimizar os processos de aprendizagem e dar à educação aquela abordagem abrangente de que ela tanto necessitava.  

Então, como podemos definir interdisciplinaridade? É uma técnica, é um método ou um recurso? Vários especialistas a definem como uma capacidade de interligar várias disciplinas, ampliando as vantagens que cada uma delas oferece. 

Por gerações, a aprendizagem nas IES se realizava por meio de processos monodisciplinares: cada ciência interpretou a realidade a partir de sua perspectiva particular.  

Por outro lado, a interdisciplinaridade educacional permite que todas as disciplinas relacionadas a um problema, um fenômeno ou um objeto de estudo colaborem e combinem as próprias habilidades, potencializando seus benefícios e oferecendo resultados que não poderiam ser obtidos isoladamente.

Leia também: 👉 O que é multidisciplinaridade no Ensino Superior e como aplicar na IES 

A importância da interdisciplinaridade no mundo de hoje

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Já apontamos a importância da interdisciplinaridade como potencializadora das diversas disciplinas, que, quando integradas entre si, oferecem uma aprendizagem integral. Mas as vantagens da aprendizagem interdisciplinar vão muito além e afetam positivamente muitas outras áreas da sociedade. 

Nosso ritmo de vida atual é de natureza acelerada e mutável: os setores mais importantes da sociedade tornaram-se cada vez mais complexos e, consequentemente, os problemas sociais exigem novas perspectivas, proporcionais à sua complexidade, para uma resolução. 

Graças à tecnologia, temos os recursos e as ferramentas para tornar a interação humana cada vez mais imediata, eficiente e colaborativa. 

Leia também: 👉  4 passos estratégicos para a inovação no ensino superior 

A partir da interdisciplinaridade, podemos observar como a colaboração se tornou fortalecida em dois setores essenciais da sociedade:

1. Nas IES

Assim como as interações humanas não respondem mais a um comportamento individual ou fragmentado, o ensino superior também se adaptou a uma metodologia de aprendizagem cujo processo é integral, colaborativo e, em essência, interdisciplinar. 

Atualmente, o processo de fazer um curso na área de Engenharia não é muito diferente de estudar Psicologia ou Economia: hoje os alunos entendem que existem processos e conteúdos que estão em constante comunicação, e que há uma relação muito mais próxima entre tecnologia, administração e relações humanas.

Leia também: 👉 7 Tendências da educação superior para o desenvolvimento da América Latina

2. Nas empresas e no mercado de trabalho

Como apontam vários especialistas, a interdisciplinaridade já é considerada uma filosofia de aprendizagem, que definirá a competitividade das novas gerações a partir de sua forma de agir. “Se os alunos não pensam de maneira interdisciplinar, a mudança na maneira de pensar, de modo coerente, se tornará muito mais difícil.” 

Isso se deve ao fato de que a importância da interdisciplinaridade também se reflete nas políticas do mercado de trabalho: desde o início da pandemia global de covid-19, as empresas tiveram que se adaptar às novas necessidades de trabalho que exigiam habilidades interdisciplinares para trabalhar em equipes remotas e, acima de tudo, saber como atuar com sucesso em ambientes colaborativos.  

Hoje em dia, um dos aspectos mais característicos da liderança empresarial é a capacidade de trabalhar em equipe, mas também de integrar diversos conteúdos e conhecimentos que envolvem a aprendizagem colaborativa como fonte de recursos para otimizar o desempenho.

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Como implementar a interdisciplinaridade em sua IES

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A abordagem interdisciplinar deve concentrar todos os componentes do processo educativo, ou seja, precisa haver uma interação dinâmica entre os participantes da aprendizagem (professores, alunos, diretores, pessoal administrativo e de suporte) e os recursos adaptados para a interdisciplinaridade educativa a fim de atingir seus objetivos:  

  • Estruturar o conhecimento por meio da integração de diferentes disciplinas que permitam ao aluno expandir o próprio leque de aprendizagem.
  • Certificar-se de que esse conhecimento seja traduzido em habilidades de alto valor e que elas sejam projetadas no uso e nos resultados dos alunos.
  • Aceitar a diversidade disciplinar como um recurso estratégico e metodológico que não é estático, pelo contrário: ela é constantemente renovada.

Por fim, também podemos apontar que a importância da interdisciplinaridade reside na necessidade de romper com a ideia de que o objetivo da educação é adquirir apenas conhecimentos acadêmicos, mas também oferecer uma verdadeira formação integral, que transforme o ambiente educacional dos universitários e lhes proporcione recursos mais competitivos para o sucesso pessoal e profissional.

Quatro recursos educacionais para implementar a interdisciplinaridade

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A interdisciplinaridade da educação no ensino superior também busca renovar o conceito de aulas para uma nova experiência de aprendizagem, na qual não haja limitações de ensino fragmentadas por disciplinas ou áreas de conteúdo. Mas onde podemos aplicar a abordagem interdisciplinar?  

1. Biblioteca Virtual

Ter uma biblioteca dinâmica, que ofereça aos alunos acesso a qualquer momento, que também possua um acervo extenso e constantemente atualizado, permitirá aos professores que orientem seus alunos na busca de material interdisciplinar, que não se limita a uma única área de estudo.  

2. Plataforma de gestão de ensino e aprendizagem on-line

As aulas on-line tornaram-se o principal centro de aprendizagem aos alunos do ensino superior e são também o melhor cenário para exercitar a aprendizagem interdisciplinar, uma vez que nesse ambiente virtual se destacam dois de seus elementos essenciais: a cooperação e a colaboração. 

Uma plataforma virtual de alta performance pode facilitar a interação do trabalho em equipe para os alunos, mas também a integração de conteúdos e materiais de diversas disciplinas, enriquecendo todo o processo de modo integral.

3. Cursos interdisciplinares

As aulas monodisciplinares têm a característica de ensinar a partir de uma única disciplina ou área de estudo, limitando as possibilidades de aprendizagem. Portanto, também é conveniente melhorar a oferta educacional com cursos que proporcionem aos estudantes universitários outros conhecimentos e habilidades com base em uma dinâmica transversal, ampliando o escopo e a natureza dos conteúdos.  

4. Plataforma para testes acadêmicos e treinamento psicométrico

O mundo globalizado e a Quarta Revolução Industrial deram agora especial atenção às competências interpessoais como um dos elementos mais procurados, não só no mercado de trabalho, mas também para o sucesso social das pessoas.  

Essa tendência tem motivado as universidades a implementarem instrumentos de avaliação, desenvolvimento e validação das habilidades interpessoais de seus alunos, com o objetivo de prepará-los para serem mais competitivos, tanto no mercado de trabalho quanto no cotidiano.  

Nesse sentido, a interdisciplinaridade implica também que os estudantes do Ensino Superior, independentemente da carreira ou disciplina que estudam, possam acessar recursos psicométricos que lhes permitam receber treinamento, ser avaliados e validar suas habilidades interpessoais. 

É evidente que a importância da interdisciplinaridade educacional não é uma tendência passageira e que, pelo contrário, continuará a definir o ritmo do processo de aprendizagem nas IES, bem como da competitividade no mundo do trabalho. 

Se você deseja acessar os recursos mais eficazes para implementar uma educação abrangente, na qual a aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade fazem parte de um processo educacional de alta qualidade, a Pearson tem para você seis soluções educacionais ao ensino superior. 

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Referências

1. ORJUELA-ACOSTA, A. M. Interdisciplinaridade como aposta. Folhas de El Bosque. v. 4, n. 7, p. 4-5, 2018. 

2. DE LA TEJERA CHILLÓN, N.; SENDÓN, C. C.; ESPINOSA, L. M. V.; DE LA TEJERA, I. P. et al. Interdisciplinaridade no contexto universitário. Panorama Cuba e Saúde. v. 14, S1, p. 58-61, 2019. 

3. GUANCHE, A. Reflexões sobre a interdisciplinaridade Havana, Cuba. Iberciência. [Internet]. 23 set. 2016. Comunidade de Educadores para a Cultura Científica – OEI. Disponível em: <https://www.oei.es.-historico-divulgacioncientifica>. Acesso em: 15 mar. 2023. 

CARVAJAL ESCOBAR, C. E. Y. (s. f.). Interdisciplinaridade: desafio para o ensino superior e a investigação. Scielo. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/luaz/n31/n31a11.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2023. 

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