O que significa a educação do futuro para os jovens? Qual eles esperam que seja o papel da formação profissional em resposta aos desafios mundiais?
- O futuro do ensino superior: uma iniciativa abrangente
- 4 insights dos jovens para a educação do futuro
2.1. Alterações climáticas e sustentabilidade
2.2. Assuntos globais
2.3. Investigação, tecnologia e inovação
2.4. Aspirações pessoais - O que significa para os jovens de hoje a educação do futuro a um nível superior?
- Conclusões do estudo
- Como avançar para a educação do futuro de que precisamos?
A UNESCO continua a reunir esforços para garantir que a educação do futuro se adapte verdadeiramente às necessidades de indivíduos, comunidades, sociedades e meio ambiente com harmonia, equidade e justiça.
Muitas vozes aderiram a esse projeto que começou em 2019, incluindo as de centenas de especialistas multidisciplinares em todos os ramos relacionados com educação, sustentabilidade e pensamento humanista. Mas e os estudantes?
As contribuições e os pontos de vista daqueles que estão prestes a prosseguir com o ensino superior atualmente são inestimáveis para estruturar um modelo de ensino mais amigável e mais bem adaptado aos interesses e às questões relevantes às novas gerações.
Hoje vamos nos aprofundar nos resultados do estudo: The higher education we want: youth voices on the futures of higher education. Sem dúvida, esses insights podem ajudar sua instituição acadêmica a começar a construir currículos mais competitivos para atrair mais estudantes interessados na empregabilidade.
O futuro do ensino superior: uma iniciativa abrangente
O estudo sobre educação universitária para novas gerações faz parte da Iniciativa Global da UNESCO sobre o Futuro da Educação, em parceria com o Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC).
O objetivo geral do projeto é repensar globalmente o papel do conhecimento e da aprendizagem e se os discursos que tradicionalmente informaram as metodologias educacionais permanecem relevantes em um mundo que enfrenta desafios sociais, políticos e ambientais nunca antes vistos.
No que diz respeito ao ensino superior, ele procura estimular ideias, propostas criativas e debates que produzam novas respostas, e para isso tem sido feita uma consulta massiva da qual participaram mais de um milhão de pessoas e que foi dividida em três categorias:
- Consulta de especialistas: Pensando além dos limites: perspectivas sobre o futuro do ensino superior até 2050
- Consulta ao público em geral: Percursos para 2050 e mais além: resultados de uma consulta pública sobre o futuro do ensino superior
- Consulta aos jovens: O ensino superior que queremos: as vozes dos jovens no futuro do ensino superior
Em todos os casos, as duas questões que estabeleceram o fio condutor do projeto são:
- Como você gostaria que a educação do futuro fosse em nível superior em 2050?
- Como poderia o ensino superior contribuir para um futuro melhor a todos até 2050?
4 insights dos jovens para a educação do futuro
A seguir, revisaremos em detalhes os insights fornecidos pela pesquisa e pelas oficinas com jovens, em que as vozes, as preocupações, os sentimentos e as visões de esperança de 120 estudantes entre 15 e 17 anos são revelados.
Todos os participantes pertencem à Rede de Escolas Associadas da UNESCO ASP em mais de 43 países e foram selecionados com base no próprio compromisso com mudanças positivas em suas escolas e comunidades.
Principais preocupações dos jovens
Embora tenham priorizado as preocupações de maneira diferente, todos os alunos consultados concordaram que as seguintes áreas são cruciais, nas quais a educação do futuro deve se concentrar a fim de que melhores ferramentas sejam oferecidas para abordar essas questões prementes:
1. Alterações climáticas e sustentabilidade
Essa é a principal preocupação dos jovens, que estão conscientes do grave impacto global de nossa forma de gerar energia e produzir bens e serviços. Por exemplo, aquecimento global, aumento do nível do mar, desertificação e poluição, entre muitos outros fenômenos.
Ao mesmo tempo que se perguntam se ainda é possível reverter essas situações, eles mantêm uma visão de esperança baseada nas energias renováveis, na sustentabilidade agrícola, no consumo responsável e no freio ao desmatamento.
2. Assuntos globais
Entre as maiores preocupações dos jovens também se destacaram questões como a desigualdade, a guerra, a xenofobia, o abuso infantil e as doenças que assolam grande parte da população, mas que poderiam ser evitadas com a adoção de medidas adequadas.
No caso dos estudantes do ensino superior, será fundamental receber orientações que lhes permitam construir soluções mais viáveis e eficientes para reverter e prevenir essas situações.
Para isso, uma das primeiras coisas que devem ser alcançadas é romper com o paradigma tradicional que vincula o ensino universitário a uma oportunidade de acumular mais riqueza no nível individual e transformá-lo em uma ferramenta a serviço do melhor interesse de toda a sociedade e do meio ambiente.
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3. Investigação, tecnologia e inovação
Esse tema desperta muita esperança nos jovens, uma vez que a tecnologia e a inovação podem ser usadas para desenvolver o conhecimento, melhorar a qualidade de vida e criar soluções aos problemas mais prementes da humanidade.
No entanto, é também uma fonte de preocupações muito reais, especialmente relacionadas com o risco de que a tecnologia se torne uma ferramenta com o objetivo de continuar a perpetuar as desigualdades, a acumulação de riqueza por poucos, a exploração irracional de recursos e a transgressão da privacidade para fins comerciais ou de controle social.
4. Aspirações pessoais
Esse tema refere-se à visão que os jovens têm de serem capazes de atingir seus objetivos em diferentes áreas de suas vidas; por exemplo, acessar o ensino universitário, encontrar boas fontes de emprego e desenvolver os próprios talentos em uma ou mais áreas de estudo.
No geral, eles são otimistas sobre a própria capacidade de resolver problemas, concretizar sonhos e viver uma vida com propósito, mas também se preocupam com o fracasso, a baixa renda e a dificuldade em encontrar emprego diante da crescente automação, que está substituindo várias atividades humanas.
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O que significa para os jovens de hoje a educação do futuro a um nível superior?
Quando feita essa pergunta, as principais respostas obtidas foram as seguintes:
- O próximo passo ou futuro nas experiências educacionais de uma pessoa (25%).
- Uma forma de obter e enriquecer o conhecimento (17%).
- Um meio de construir e equipar-se com habilidades necessárias para a vida adulta (10%).
- Uma oportunidade de adquirir uma compreensão complexa em um ou mais campos (8%).
- Uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal (7%).
Eles também foram questionados sobre quais eram as vantagens específicas que esperavam obter ao continuar com a própria educação universitária:
- Aumentar seu conhecimento (62%).
- Melhorar sua qualidade de vida (9%).
- Melhorar as oportunidades de conseguir um bom emprego (6%).
- Contribuir para a resolução de problemas globais (6%).
- Aprender a ser mais criativo ou inovador (5%).
- Apoiar sua comunidade (3%).
Por fim, também foram questionados sobre em quais cursos ou áreas do conhecimento desejavam estudar:
- STEM (29%).
- Ciências Sociais (23%).
- Medicina e Ciências da Saúde (16%).
- Ciências Humanas (8%).
- Política e Relações Internacionais (8%).
- Artes (7%).
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Conclusões do estudo
Os jovens no processo do ensino superior enfatizaram suas preocupações com a sustentabilidade ambiental e a equidade social, além do próprio compromisso de se tornarem profissionais capazes de servir a sociedade e comunidades com a ajuda da inovação e da tecnologia.
Deve-se notar que as preocupações e as esperanças dos alunos que participaram do estudo são muito semelhantes em todo o mundo e estão concentradas em torno de situações como pobreza, guerra e mudanças climáticas.
Em geral, os jovens acreditam que o ensino superior deve ser mais acessível, inovador, equitativo e sustentável, mas também estão otimistas quanto à própria capacidade de enfrentar os desafios do futuro, especialmente se puderem ter acesso a uma educação de qualidade.
Como avançar para a educação do futuro de que precisamos?
As quatro principais recomendações feitas pela UNESCO às instituições de ensino superior e às entidades reguladoras são as seguintes:
- Aumentar as expectativas educacionais e ajudar os jovens a conectar as visões pessoais e sociais para melhor responder às necessidades sociais, globais e locais.
- Dotar os alunos e as comunidades de ferramentas para a vida, combinando serviços de apoio no plano pedagógico e na criação/expansão de programas de mentoria.
- Chamar a atenção para os problemas globais e locais, abrindo novas formas de pensar o futuro e promover o serviço à comunidade.
- Comprometer-se em conjunto por um futuro melhor, desenvolvendo estratégias de participação dos estudantes e consultando jovens das mais diversas origens.
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Referências
Los Futuros de la Educación Superior (2022) Extraído de: https://www.iesalc.unesco.org/los-futuros-de-la-educacion-superior/
UNESCO (2022) The higher education we want: youth voices on the futures of higher education. Extraído de: https://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2022/09/The-higher-education-we-want_ENG_FINAL.pdf.
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