5 maneiras de tornar a sua IES mais inovadora

Tempo de Leitura: 5.5 minutos

A inovação no mercado educacional é urgente. Com a transformação digital, tornou-se fundamental a inserção de tecnologias também nas metodologias de aprendizagem. E as instituições de Ensino Superior (IES) que se adequarem antes, podem sair na frente de seus concorrentes.

No entanto, toda mudança significativa na estrutura do ensino demanda um estudo aprofundado sobre as possibilidades existentes no mercado. Por isso, neste post, apresentaremos algumas tendências no Ensino Superior que você pode considerar para sua instituição ser mais inovadora. Confira!

1. Flexibilidade curricular

O desinteresse dos alunos, aliado à falta de qualidade no ensino, é um dos principais motivos da evasão escolar, conforme dados apresentados no Censo da Educação Superior de 2016. De fato, muitos alunos ingressam no ensino superior e encontram conteúdos que não os interessam, o que os desmotiva. Em consequência, eles abandonam o curso.

Agora, imagine um cenário diferente, em que esses mesmos alunos pudessem escolher as matérias que são mais atrativas para eles. É exatamente isso que a flexibilidade curricular propõe.

A formação do profissional do futuro depende de um currículo flexível, que deverá se adequar tanto às novidades digitais e do mercado quanto aos anseios dos próprios estudantes. Assim, as matérias serão mais semelhantes às micro formações do que às disciplinas. E, portanto, as escolhas de cada aluno irão originar um histórico escolar único.

A flexibilidade curricular é uma grande tendência, que pode tornar a sua IES mais inovadora e atrativa para os estudantes. Por meio dela, os alunos terão mais interesse nos cursos, ao passo que os professores ensinarão exatamente os conhecimentos que já dominam.

Em outras palavras, nada de grades engessadas que reduzem a curiosidade e o entusiasmo geral com os cursos. A palavra-chave aqui é adaptação das grades conforme o interesse de cada um.

O Blox pode ajudar na estratégia da sua instituição em oferecer uma nova experiência educacional para seus alunos. Saiba mais sobre a flexibilização curricular e os benefícios do Blox em sua IES!

2. Aprendizagem personalizada

Você sabia que somente 18% dos jovens brasileiros, entre 18 e 24 anos, estão na educação superior? Um dos motivos que justifica essa baixa taxa, além da evasão escolar, é o ensino engessado. E aqui não falamos somente de uma grade predefinida e pouco flexível, mas do próprio tratamento dado aos alunos.

Pessoas com diversas vivências e diferentes necessidades não podem seguir uma mesma trajetória na jornada de aprendizagem. Por isso, a aprendizagem adaptativa é uma grande tendência para a sua IES.

O principal objetivo da aprendizagem personalizada é criar um ambiente atrativo, em que o aluno caminhe de acordo com as suas necessidades pessoais. Para isso, a tecnologia será uma espécie de instrutor, que promove interações de ensino conforme os anseios e o desempenho do estudante.

Nesse sentido, o sistema de aprendizagem personalizada poderá, por exemplo, modificar o conteúdo didático conforme os resultados dos exercícios realizados e das tarefas feitas pelo aluno. Assim, o estudante consegue realizar um curso de forma mais adequada ao seu perfil.

Essa iniciativa também coloca a sua IES em posição de referência em inovação e traz os seguintes benefícios:

  • Possibilidade do aluno escolher como aprende a disciplina;
  • Melhor aproveitamento do tempo dentro da formação;
  • Otimização da jornada de aprendizagem;
  • Melhora no desempenho do estudante;
  • Melhor formação do perfil profissional;
  • Maior interação e engajamento;
  • Estruturação da própria grade;
  • Atração de mais alunos.

As Disciplinas Pearson oferecem cursos on-line completos em seus próprios Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Cada disciplina é composta por uma variedade de formatos de conteúdo que podem oferecer personalização de aprendizado para seus alunos. Visite a página das Disciplinas Pearson e saiba mais!

3. Biblioteca virtual e conteúdos digitais

A oferta de conteúdos digitais, obras e livros on-line é uma tendência que já se consolidou no país. Mesmo assim, ainda é pouco ofertada pelas IES, motivo pelo qual ainda se configura como uma iniciativa pioneira.

Uma biblioteca virtual descomplica o acesso ao conhecimento, pois disponibiliza um acervo atualizado de eBooks e outros materiais por meio da tecnologia. Ela supre as necessidades de bibliografia de forma digital, além de ser um recurso aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

Além da facilidade de acesso, os alunos podem utilizar ferramentas exclusivas na plataforma. Em alguns casos, é possível até fazer o download das obras e acessá-las sem conexão com a internet. Para quem busca o desenvolvimento constante, isso é fundamental.

Existem outros recursos e funcionalidades que podem ser oferecidos aos estudantes. São eles:

  • Compartilhamento de citações e trechos dos livros em redes sociais;
  • Text to speech (ferramenta de acessibilidade integrada);
  • Marcação de texto, páginas e anotações;
  • Impressão de páginas;
  • Cartões de estudo;
  • Metas de leitura;
  • Listas de leitura;
  • Leitura offline;
  • Resenhas.

Já a oferta de conteúdos digitais de alta qualidade é uma inovação importante, dada sua interatividade. Algumas soluções, por exemplo, oferecem aulas digitais desenvolvidas em parceria com professores renomados. Elas podem conter ilustrações e animações, serem divididas por temas e muito mais.

A Biblioteca Virtual da Pearson possui acervo com mais de 8 mil eBooks de 25 editoras. Conheça o diferencial da Biblioteca Virtual da Pearson e enriqueça a bibliografia da sua instituição!

4. Lifelong learning

Lifelong learning é o mesmo que a educação continuada ou o aprendizado ao longo da vida. Ela se tornou necessária a partir do momento em que se percebeu que a formação superior tradicional já não era suficiente para preparar e manter a competitividade de um profissional durante toda sua carreira.

Atualmente, essa estratégia é amplamente adotada por muitas IES como forma de complementação da graduação, através de cursos livres, por exemplo. Isso porque estimula os alunos no processo de aprendizado, incentivando seu desempenho na área acadêmica e também no mundo profissional.

O lifelong learning pode também incorporar soluções tecnológicas e outras tendências que já apontamos. Uma grade diferenciada e flexível de disciplinas, por exemplo, estimula a interação e a motivação. Treinamentos on-line e outros cursos de curta duração são ótimas oportunidades de o aluno aprofundar e desenvolver diferentes habilidades ao longo da sua formação.

O Skill.Ed é um centro de aprendizado de novas habilidades para a vida e para o mercado de trabalho. Saiba mais sobre como o lifelong learning pode auxiliar no crescimento da sua IES!

5. Laboratórios digitais

Em um laboratório de química orgânica, existem práticas bastante comuns, como desenvolver misturas de reação, sintetizar produtos, realizar extrações ou usar ressonância magnética nuclear (RMN). Já no laboratório de biologia, diversos equipamentos científicos propiciam avaliar experimentos de sistemática, microscopia, ecologia e genética.

E que tal proporcionar todas essas experiências em ambientes virtuais? Os laboratórios digitais são softwares que simulam experimentos realistas e sofisticados. Por meio deles, os estudantes conseguem aprender de forma segura, pois os ambientes virtuais contam com todos os principais recursos de um laboratório físico.

É, assim, uma grande inovação no ensino superior. Os alunos podem acessar os laboratórios virtuais para fazer escolhas como se estivessem em um laboratório real. As reações são observadas com precisão e segurança, cada qual em sua especialidade.

E além dos laboratórios de química orgânica e biologia, existem sistemas com outras bancadas especializadas. É o caso dos laboratórios virtuais de física, que realizam simulações de mecânica, propriedades dos gases, movimentos celestes, calorimetria, circuitos elétricos, propriedades sobre densidades, quântica e óptica.

No mesmo sentido, os laboratórios digitais de química, que fazem simulações de análise qualitativa inorgânica e outras experiências fundamentais para o aprendizado dos seus estudantes.

Conheça os laboratórios virtuais da Pearson e entenda a importância de oferecer experiências educacionais tecnológicas e inovadoras para o aprendizado de seus alunos!

Conclusão

A inovação deve fazer parte da sua instituição de Ensino Superior. Afinal, as práticas inovadoras auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos e trazem também muitos benefícios para a sua IES. Fidelizar estudantes, atrair novos alunos e agregar valor à sua instituição são apenas alguns deles. Você está pronto para inovar?

Conheça o blog da Pearson para o Ensino Superior e saiba mais sobre as soluções disponíveis para sua IES!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia volta as aulas tendencias educacionais para 2022 Plataformas de Aprendizagem

Volta às aulas: 5 tendências educacionais para 2022

16.dez.2021

Conheça as tendências educacionais que marcarão a volta às aulas em 2022, incluindo as novas habilidades e ferramentas digitais que a IES deve oferecer.

Ler notícia ensino personalizado na IES Plataformas de Aprendizagem

Ensino personalizado na IES: 7 passos para implementar!

14.dez.2021

O ensino personalizado é uma tendência essencial para o modelo de ensino híbrido. Conheça 7 passos para implementar na IES.

Ler notícia avaliacao da aprendizagem no ead Plataformas de Aprendizagem

Avaliação da aprendizagem no EAD: desafios e 5 dicas para avaliação eficiente!

09.dez.2021

Conheça os desafios da avaliação da aprendizagem no EAD e saiba como superá-los com a capacitação e compreensão dos estudantes.