A personalização do ensino é uma excelente estratégia para você implementar nos cursos remotos da sua Instituição de Ensino Superior!


  1. 6 benefícios da personalização do ensino superior!
  2. Estudante como protagonista do próprio aprendizado
  3. Maior engajamento nas aulas
  4. Otimização de competências e habilidades
  5. Flexibilidade nos estudos e nas atividades extracurriculares
  6. Praticidade aos docentes na programação e no planejamento das aulas
  7. Fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem

A personalização do ensino é nada mais do que uma estratégia educacional, uma nova forma de pensar a aula. Além disso, é preciso considerar as peculiaridades de cada estudante e, em função disso, oferecer o suporte necessário.

Essa abordagem faz muito sentido, principalmente após o cenário de mudanças impostas pela crise sanitária, a qual todas as Instituições precisaram se adequar.

Estamos passando por uma fase de transformação, flexibilidade, experimentação, aprendizagem e de autonomia.

Dessa forma, se considerarmos a realidade na qual estamos inseridos, em que a tecnologia na educação ganha cada vez mais força, é uma atitude inovadora que poderá moldar o futuro da IES e dos estudantes.

Com a pandemia e a necessidade de ensino a distância, o desafio de acompanhar o progresso do aluno se tornou maior. É nesse contexto que o ensino personalizado passou a ser uma prioridade para reter e captar alunos.

Conheça, a seguir, quais são os benefícios dessa abordagem e como implementá-la corretamente na sua instituição!

6 benefícios da personalização do ensino superior!

personalização do ensino remoto na ies

1. Estudante como protagonista do próprio aprendizado

A ideia de protagonismo ganhou força entre os especialistas em educação nos últimos anos, como mostra esta pesquisa. No estudo, podemos descobrir como os estudantes do Ensino Superior são mais suscetíveis à mudança. A questão discutida é como o método de protagonismo deve ser trabalhado em um contexto educacional.

O mais importante é que esteja associado a uma proposta personalizada, em que o aluno possa escolher como pretende resolver as necessidades individuais e os objetivos de estudo.

Perceba que, assim, o que existe não é uma liberdade absoluta para ele fazer o que quer, mas sim uma dinâmica na qual precisa criar uma jornada de estudos com autonomia e total comprometimento.

Da superação dos problemas e do autoconhecimento é que surgirá o aprendizado por toda vida.

2. Maior engajamento nas aulas

Estudantes interessados tendem a se envolver mais com seus projetos e a argumentar melhor nas dinâmicas em grupo.

Personalizar o ensino também traz um maior engajamento nas aulas, pois os estudantes conseguem perceber o progresso e suas conquistas de aprendizado.

O fato é que a tecnologia na educação oferece conteúdos multimídia, permite mais interação e favorece até o uso de ferramentas antes tidas como inimigas do aprendizado por "roubarem" a atenção dos estudantes. Por isso, é uma ferramenta imprescindível para implementar na IES em conjunto com a estratégia.

É o caso da gamificação, por exemplo. Nela, a mecânica dos jogos pode ser aproveitada na busca por objetivos estabelecidos pelo aluno em busca da carreira profissional de sucesso.

Complemente a sua leitura!

3. Otimização de competências e habilidades

Como vimos, ao atuar de maneira personalizada, o professor consegue envolver todos os perfis de discentes.

Consequentemente, identifica interesses ou dificuldades por determinados assuntos. Assim, ao se aprofundar em uma matéria de forma objetiva, o aluno atinge objetivos e conquistas, que podem refletir no sucesso profissional.

Com o auxílio de atividades inovadoras ou até mesmo disciplinas eletivas, o trabalho pode ser desenvolvido de modo que a jornada de estudos se torne mais flexível para atender necessidades específicas.

Nesse processo, cria-se uma experiência de aprendizado única, envolvente e que realmente traz impacto positivo na vida do aluno.

disciplinas eletivas pearson para ensino superior remoto

4. Flexibilidade nos estudos e nas atividades extracurriculares

Como os programas e disciplinas podem ser personalizados de acordo com cada estudante, a tendência é que a defasagem diminua.

Isso porque um aluno com maior aptidão e/ou interesse por determinada área de uma carreira consegue ter acesso a um acervo bibliográfico ideal ou até mesmo optar por disciplinas mais desafiadoras o que o ajudem a atingir um objetivo.

Por outro lado, se um estudante possui interesse em se especializar em outra área pode investir no aprendizado individual. Certamente, esse é um grande benefício da personalização para o ensino superior remoto.

A realidade é que, muitas vezes, o aluno perde tempo com conteúdos excessivos apenas para cumprir a grade curricular.

Com um ensino personalizado, você pode oferecer maior autonomia e incrementar disciplinas importantes que terão verdadeiro impacto na vida do estudante, mas sem deixar de lado, é claro, as matérias obrigatórias.

5. Praticidade aos docentes na programação e no planejamento das aulas

Consequentemente, você tornará a rotina dos professores mais prática.

Com a oportunidade de personalizar disciplinas, eles terão um leque maior de trilhas e atividades. Durante o planejamento das aulas, o principal critério será a evolução dos estudantes.

Isso permitirá aos bons docentes usarem toda a sua capacidade para direcionar suas turmas de maneira criteriosa e obter resultados ainda melhores.

No geral, quando você tem a possibilidade de escolher caminhos, fica muito fácil alcançar objetivos.

6. Fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem

Por fim, é a jornada do estudante que passa a ter potencial para ser produtiva.

Toda a inovação que a personalização do ensino oferece serve, justamente, para que seja possível tornar os estudos mais eficientes e significativos.

Com a tecnologia na educação, o acesso à informação tende a ser objetivo e direcionado. Ideal para tirar os alunos de uma realidade generalista e inseri-los em um caminho especializado e com foco na empregabilidade.

Em resumo, isso fortalece o processo de ensino-aprendizagem porque dá à instituição condições para sair do lugar-comum e se diferenciar no mercado educacional.

Agora você já sabe como a personalização de ensino é essencial para atender as necessidades e demandas educacionais contemporâneas. Aproveite para conhecer 5 estratégias metodológicas para aulas remotas!

Fique por dentro de todas as inovações tecnológicas para o Ensino Superior! 👇

Siga-nos nas Redes Sociais!

icone do facebook pearson higher education icone linkedin pearson higher education

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados