Entenda o que é o Mobile Learning, quais são as suas vantagens e como montar um plano de ensino com recursos adequados para essa metodologia!


  1. Quais são as diferenças entre E-learning e Mobile Learning?
  2. Quais são as principais vantagens do mobile learning?
  3. Como montar um plano de aula para o aprendizado móvel?
  4. Conheça os principais recursos para aplicação

Mobile Learning é uma metodologia de ensino que possibilita a aprendizagem por meio de dispositivos móveis.

O conteúdo é compartilhado online. Equipamentos como smartphones e tablets viabilizam a transferência de informações entre professores e alunos.

Esse modelo já era utilizado em diversas instituições. No entanto, a pandemia de Covid-19 disseminou a ideia de promover o ensino para todos, independentemente da localização.

Quer saber mais sobre o aprendizado móvel, suas particularidades, benefícios e como aplicar no Ensino Superior? Acompanhe!

Quais são as diferenças entre E-learning e Mobile Learning?

Quando o assunto é ensino a distância, muitas pessoas podem confundir E-learning e Mobile Learning, mas os dois conceitos não são sinônimos.

O E-learning é um modelo de ensino via plataformas EAD. Quando surgiu, dependia de ferramentas específicas, que integravam professores e alunos.

Em geral, os estudantes precisavam de computadores para acessar esses espaços, pois eles não eram desenvolvidos para se adaptarem a dispositivos móveis.

Originalmente, as plataformas reuniam conteúdos gravados pelos professores para que os alunos acessassem quando quisessem.

Outra possibilidade era a interação entre docentes e discentes por meio de fóruns e chats na própria ferramenta.

Com o avanço da tecnologia, as aulas online também começaram a ser transmitidas ao vivo dentro dessas plataformas educacionais.

Complemente a leitura! 

👉 [Infográfico] 8 tendências de Soluções digitais para o Ensino Superior em 2022 

Quais são as principais vantagens do mobile learning?

mobile learning no ensino superior jovem mulher estudando no tablet em sua casa

Entre as principais vantagens do mobile learning estão a democratização do ensino e a redução de custos para os alunos e a instituição.

Nesse modelo, um estudante de qualquer local com internet pode acessar o conteúdo sem precisar se deslocar, via celular, tablet ou outro dispositivo móvel.

Já a IES consegue atrair mais alunos e não precisa contar com uma estrutura física robusta para receber a todos.

Outra vantagem é o planejamento de conteúdos acadêmicos exclusivos. Sendo assim, além da mobilidade de ensino, é possível definir trilhas de aprendizagem e acompanhar o desempenho dos alunos.

Assim, a instituição pode desenvolver e adotar outras metodologias, dinâmicas e atividades que o estudante é capaz de consultar e praticar a qualquer momento.

Portanto, a IES pode permitir o uso personalizado da tecnologia conforme as necessidades e escolhas individuais dos alunos. Tudo é moldado de acordo com o perfil dos estudantes.

banner mobile learning aplicacoes motivos para ies

Como montar um plano de aula para o aprendizado móvel?

Embora não dependa de uma estrutura em particular, os professores da sua IES podem partir de um modelo adaptável para criar seus planos de aula e, assim, garantir a mobilidade de ensino a todos.

Isso quer dizer que é importante ter um direcionamento inicial, que será alterado conforme as necessidades da disciplina, dos docentes e dos discentes em questão.

Nesse sentido, o processo de aprendizado móvel pode ter como base o seguinte formato:

nome do curso ou da matéria;

  • objetivo geral;
  • objetivos específicos;
  • carga horária;
  • metodologia de ensino;
  • recursos audiovisuais;
  • avaliações;
  • bibliografia.

Conheça os principais recursos para aplicação

mobile learning no ensino superior tres adolescentes com diferentes etnias

A instituição de ensino pode adotar várias ferramentas para promover a aprendizagem móvel. Os aplicativos estão entre as principais, mas outras alternativas também ajudam. Veja algumas a seguir:

  1. gamificação: a IES adota jogos e outros recursos baseados na lógica dos games para conduzir atividades e novas formas de pensar. Dessa maneira, estimula o engajamento e, consequentemente, o aprendizado;
  2. videoaulas: diferentemente de outras aplicações, as aulas do Mobile Learning são mais dinâmicas e simples, abordando apenas um assunto por vez. Em geral, um tema é dividido em diversas partes, o que ajuda a reter a atenção do aluno;
  3. livros digitais: com esse tipo de material, a instituição oferece amparo para o desenvolvimento do estudante. No entanto, esses conteúdos costumam contar com diversos recursos interativos, que vão além da leitura.

Já que está por aqui, você poderá se interessar por:

👉 Como implementar um acervo acadêmico digital no Ensino Superior

👉 Gamificação na educação: conheça essa tendência

Como pudemos perceber, essa inovação possibilita à instituição de ensino superior oferecer mobilidade de ensino e facilitar o aprendizado dos alunos, tornando um processo mais acessível, fluído e efetivo.

O estudante utiliza recursos e ferramentas que já fazem parte da sua rotina diária e com as quais está acostumado a lidar. Isso torna as aulas mais relevantes e aumenta a motivação para os estudos.

Agora que você já compreende tudo sobre essa tecnologia indispensável da atualidade, conheça a importância de um Sistema de Gestão da Aprendizagem para o sucesso da Instituição de Ensino Superior!

 

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais! 👇

Siga-nos nas redes sociais!  icone facebook com link para a rede social  icone linkedin com link

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados