Entenda o que é o Mobile Learning, quais são as suas vantagens e como montar um plano de ensino com recursos adequados para essa metodologia!
- Quais são as diferenças entre E-learning e Mobile Learning?
- Quais são as principais vantagens do mobile learning?
- Como montar um plano de aula para o aprendizado móvel?
- Conheça os principais recursos para aplicação
Mobile Learning é uma metodologia de ensino que possibilita a aprendizagem por meio de dispositivos móveis.
O conteúdo é compartilhado online. Equipamentos como smartphones e tablets viabilizam a transferência de informações entre professores e alunos.
Esse modelo já era utilizado em diversas instituições. No entanto, a pandemia de Covid-19 disseminou a ideia de promover o ensino para todos, independentemente da localização.
Quer saber mais sobre o aprendizado móvel, suas particularidades, benefícios e como aplicar no Ensino Superior? Acompanhe!
Quais são as diferenças entre E-learning e Mobile Learning?
Quando o assunto é ensino a distância, muitas pessoas podem confundir E-learning e Mobile Learning, mas os dois conceitos não são sinônimos.
O E-learning é um modelo de ensino via plataformas EAD. Quando surgiu, dependia de ferramentas específicas, que integravam professores e alunos.
Em geral, os estudantes precisavam de computadores para acessar esses espaços, pois eles não eram desenvolvidos para se adaptarem a dispositivos móveis.
Originalmente, as plataformas reuniam conteúdos gravados pelos professores para que os alunos acessassem quando quisessem.
Outra possibilidade era a interação entre docentes e discentes por meio de fóruns e chats na própria ferramenta.
Com o avanço da tecnologia, as aulas online também começaram a ser transmitidas ao vivo dentro dessas plataformas educacionais.
Complemente a leitura!
👉 [Infográfico] 8 tendências de Soluções digitais para o Ensino Superior em 2022
Quais são as principais vantagens do mobile learning?
Entre as principais vantagens do mobile learning estão a democratização do ensino e a redução de custos para os alunos e a instituição.
Nesse modelo, um estudante de qualquer local com internet pode acessar o conteúdo sem precisar se deslocar, via celular, tablet ou outro dispositivo móvel.
Já a IES consegue atrair mais alunos e não precisa contar com uma estrutura física robusta para receber a todos.
Outra vantagem é o planejamento de conteúdos acadêmicos exclusivos. Sendo assim, além da mobilidade de ensino, é possível definir trilhas de aprendizagem e acompanhar o desempenho dos alunos.
Assim, a instituição pode desenvolver e adotar outras metodologias, dinâmicas e atividades que o estudante é capaz de consultar e praticar a qualquer momento.
Portanto, a IES pode permitir o uso personalizado da tecnologia conforme as necessidades e escolhas individuais dos alunos. Tudo é moldado de acordo com o perfil dos estudantes.
Como montar um plano de aula para o aprendizado móvel?
Embora não dependa de uma estrutura em particular, os professores da sua IES podem partir de um modelo adaptável para criar seus planos de aula e, assim, garantir a mobilidade de ensino a todos.
Isso quer dizer que é importante ter um direcionamento inicial, que será alterado conforme as necessidades da disciplina, dos docentes e dos discentes em questão.
Nesse sentido, o processo de aprendizado móvel pode ter como base o seguinte formato:
nome do curso ou da matéria;
- objetivo geral;
- objetivos específicos;
- carga horária;
- metodologia de ensino;
- recursos audiovisuais;
- avaliações;
- bibliografia.
Conheça os principais recursos para aplicação
A instituição de ensino pode adotar várias ferramentas para promover a aprendizagem móvel. Os aplicativos estão entre as principais, mas outras alternativas também ajudam. Veja algumas a seguir:
- gamificação: a IES adota jogos e outros recursos baseados na lógica dos games para conduzir atividades e novas formas de pensar. Dessa maneira, estimula o engajamento e, consequentemente, o aprendizado;
- videoaulas: diferentemente de outras aplicações, as aulas do Mobile Learning são mais dinâmicas e simples, abordando apenas um assunto por vez. Em geral, um tema é dividido em diversas partes, o que ajuda a reter a atenção do aluno;
- livros digitais: com esse tipo de material, a instituição oferece amparo para o desenvolvimento do estudante. No entanto, esses conteúdos costumam contar com diversos recursos interativos, que vão além da leitura.
Já que está por aqui, você poderá se interessar por:
👉 Como implementar um acervo acadêmico digital no Ensino Superior
👉 Gamificação na educação: conheça essa tendência
Como pudemos perceber, essa inovação possibilita à instituição de ensino superior oferecer mobilidade de ensino e facilitar o aprendizado dos alunos, tornando um processo mais acessível, fluído e efetivo.
O estudante utiliza recursos e ferramentas que já fazem parte da sua rotina diária e com as quais está acostumado a lidar. Isso torna as aulas mais relevantes e aumenta a motivação para os estudos.
Agora que você já compreende tudo sobre essa tecnologia indispensável da atualidade, conheça a importância de um Sistema de Gestão da Aprendizagem para o sucesso da Instituição de Ensino Superior!
Fique por dentro das tendências e inovações educacionais! 👇
Siga-nos nas redes sociais!
Deixe um comentário