Conheça diferentes utilidades do Mobile Learning e saiba por que implementá-lo no Ensino Superior!
- 22 aplicações do M-learning no Ensino Superior
- 7 motivos para implementar o Mobile Learning no Ensino Superior remoto
2.1 Mais agilidade no aprendizado
2.2 Aprendizagem colaborativa
2.3 Funcionalidades exclusivas para gravação e edição de conteúdos
2.4 Acesso ilimitado aos conteúdos
2.5 Facilidade de acompanhamento dos alunos
2.6 Adoção de novas estratégias metodológicas
2.7 Aumento da autoestima e autoconfiança do aluno
A tecnologia na educação é um diferencial competitivo. No último ano, o Mobile Learning mostrou sua importância.
Com mais IES trabalhando no ensino remoto, percebemos como é importante investir em inovação. Por sorte, muitos dos recursos tecnológicos de M-learning são simples de aplicar.
Mesmo assim, elas trazem grandes resultados. Portanto, vale a pena começar a apostar nisso, principalmente neste momento de transformações.
A seguir, entenda como o Mobile Learning pode ser usado nas IES e confira quais são suas vantagens!
22 aplicações do M-learning no Ensino Superior
O Mobile Learning pode ser aplicado de várias formas nas IES. Algumas são simples e rotineiras, enquanto outras são rebuscadas e pontuais. Confira abaixo:
- promover atividades por meio de mensagens, fotos, áudios etc;
- criar uma comunidade online para compartilhar informações;
- trocas de mensagens, fotos e vídeos em tempo real para gerar soluções em grupo;
- assistir vídeos para complementar a compreensão da matéria;
- usar o e-mail para compartilhar documentos, links, fotos, vídeos etc;
- marcar reuniões a distância para estudar ou fazer trabalhos;
- realizar quizzes online, que são corrigidos automaticamente;
- acessar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para completar atividades, dar feedbacks e se comunicar;
- escrever um diário de aprendizagem online, com tudo o que o aluno aprende;
- participar de fóruns de discussão;
- acessar arquivos na nuvem, que estão sempre disponíveis;
- aprender com jogos educativos;
- criar e acessar mapas conceituais;
- fazer anotações e capturar imagens durante uma aula ou pesquisa de campo;
- ter acesso a livros digitais e bibliotecas virtuais;
- participar de atividades em mundos do tipo MV3D, como o Google Earth;
- trocar informações pelas redes sociais;
- ouvir aulas e áudios gravados por professores ou colegas;
- acessar e compartilhar diversos objetos virtuais de aprendizagem;
- aprender em contexto com a ajuda de ferramentas como a Realidade Aumentada (RA);
- acessar, a qualquer momento, os Recursos Educacionais Abertos, que estão em domínio público;
- utilizar sistemas para dispositivos móveis para fazer avaliações.
Essas são algumas das formas de usar o M-learning em sala de aula em uma IES. Porém, essa lista não é única. Afinal, todos os dias surgem novos recursos que podem ser implementados na educação.
7 motivos para implementar o Mobile Learning no Ensino Superior remoto
Depois de conferir a lista acima, você deve ter percebido que o M-learning oferece múltiplas ferramentas para as instituições de ensino superior otimizarem ainda mais a metodologia educacional.
Com a ajuda da expansão do ensino remoto, também é possível minimizar bastante o uso de recursos.
Porém, implementá-los de forma estratégica pode trazer resultados surpreendentes. Isso porque o Mobile Learning oferece vantagens tanto para os alunos quanto para a instituição.
Confira, a seguir, alguns motivos para implementar o M-learning na sua IES.
1. Mais agilidade no aprendizado
Em geral, muitas das tarefas que envolvem ensino-aprendizagem não são ágeis. Fazer anotações, cálculos e pesquisas pode demorar e tornar o processo pouco eficiente.
Por isso, alguns alunos se sentem frustrados ao estudar. Eles fazem muito esforço e nem sempre colhem o mesmo volume de retornos. Sendo assim, encontrar maneiras de otimizar o estudo vale a pena.
É o que faz a tecnologia na educação: encontra formas de simplificar atividades e agilizar a aprendizagem. Os estudantes conseguem ver mais resultados e não ficam desmotivados nesse cenário.
2. Aprendizagem colaborativa
Aprender é construir conhecimento. E todos construímos melhor quando temos alguém para ajudar nessa jornada.
Mesmo que a autonomia deva ser incentivada, é essencial que os alunos saibam trabalhar em grupo.
Claro, essa habilidade é importante para o mercado de trabalho, mas também para a vida pessoal dos estudantes.
Ao compartilhar informações, tirar dúvidas e conversar com os colegas, eles aprendem mais. Ainda adicionam novos conhecimentos ao seu repertório.
3. Funcionalidades exclusivas para gravação e edição de conteúdos
O ensino remoto estimula o uso de novas mídias em sala de aula. Esse é o caso, principalmente, de áudios e vídeos.
Eles são úteis para fazer demonstrações, dar respostas rápidas, ajudar na prática de algumas disciplinas e muito mais.
Por exemplo, alunos pesquisadores podem filmar seus experimentos como parte da análise. Estudantes que aprendem línguas estrangeiras, por outro lado, tendem a aproveitar os recursos de áudio.
Mas as ferramentas de M-learning sempre vão além. Com criatividade e inovação, todos os cursos são capazes de usá-las.
4. Acesso ilimitado aos conteúdos
Ir à biblioteca ou ao laboratório se tornou uma atividade difícil no último ano. Até mesmo a sala de aula se encontrou fora dos limites. Mas o Mobile Learning nos mostrou que não significa que o ensino deve parar.
Com a tecnologia, os conteúdos podem ser acessados a qualquer hora e lugar. Isso torna a educação mais acessível e inclusiva. Também permite que os estudantes desenvolvam autonomia na busca pelo conhecimento.
5. Facilidade de acompanhamento dos alunos
Em uma era de ambientes virtuais e meios de comunicação, os professores têm ferramentas incríveis à disposição. Algumas delas são úteis para acompanhar de perto como os estudantes se saem.
Assim, os docentes conseguem ajudar os discentes a criarem suas próprias trilhas de aprendizagem. Além disso, podem conferir como cada um deles está nessa jornada, por meio de relatórios detalhados.
Com a tecnologia, não é preciso tentar manter arquivos de papel em dia para saber as notas dos alunos. Tudo fica mais simples e explícito.
Leia também: 👉 Como aplicar as trilhas de aprendizagem na IES
6. Adoção de novas estratégias metodológicas
É verdade que sempre existiram diferentes metodologias. Porém, o Mobile Learning facilitou a aplicação de muitas delas.
Com os recursos tecnológicos e o ensino remoto, vários métodos que antes eram difíceis de aplicar passaram a ser comuns.
Sala de aula invertida e laboratório rotacional, entre outros, podem ser utilizados por conta da inovação.
Complemente a sua leitura!
👉 5 estratégias metodológicas para aulas remotas para colocar em prática
7. Aumento da autoestima e autoconfiança do aluno
Por fim, uma das grandes vantagens do M-learning é como permite que o estudante seja mais independente.
Ele pode decidir o que, quando e onde estudar. Além disso, fica consciente das próprias necessidades.
Isso aumenta a autoestima e autoconfiança dele. O aluno se sente mais motivado e, assim, a construção do conhecimento se torna natural.
O Mobile Learning veio para ficar. Conhecer seus recursos é benéfico tanto para os estudantes quanto para a IES. Com eles, sua instituição pode preparar os melhores profissionais para o futuro.
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