Saiba como a plataforma digital de aprendizagem é uma ferramenta importante para professores e alunos em ensino remoto na sua IES!


  1. O que é uma plataforma digital de aprendizagem?
  2. Quais são os benefícios para o ensino superior remoto?
    2.1 Suporte pedagógico
    2.2 Gestão do ensino
    2.3 Biblioteca virtual
    2.4 Flexibilização curricular
    2.5 Complementação de carga horária
    2.6 Conteúdos interativos
    2.7 Aprendizagem individualizada

Ter a tecnologia como aliada traz vantagens inquestionáveis para uma IES. A plataforma digital de aprendizagem, por exemplo, auxilia professores e alunos no ensino remoto.

Algumas ferramentas ajudam no compartilhamento de conteúdos. Outras, na dinâmica de sala de aula. Mas esses recursos podem ir além, de modo a otimizar a gestão como um todo.

Quer saber mais sobre esse tipo de solução e como ele pode beneficiar a sua universidade? Continue a leitura!

O que é uma plataforma digital de aprendizagem?

Basicamente, uma plataforma digital de aprendizagem é um ambiente virtual que apoia os serviços de uma instituição de ensino.

É pensada para facilitar o trabalho dos docentes e incentivar o aprendizado dos alunos. Com funcionalidades diversas, complementa tudo o que é visto em sala de aula.

Todos os features da ferramenta são oferecidos 100% online. Geralmente, cada IES e curso pode adicionar alguns de seus próprios recursos. Ou seja, a solução é personalizada para necessidades específicas e objetivas.

Quais são os benefícios para o ensino superior remoto?

plataforma digital de aprendizagem no ensino superior

Falando assim, uma plataforma digital de aprendizagem pode parecer muito ampla. Mas quais são as vantagens que podem ajudar tanto professores quanto alunos na educação a distância? Veja abaixo as sete principais.

1. Suporte pedagógico

As melhores ferramentas do tipo dão apoio ao corpo docente da IES.

Isso faz toda a diferença, já que mesmo bons professores podem se sentir desatualizados em relação às possibilidades que a tecnologia oferece.

Esse suporte é possível por meio de vídeos e manuais com instruções, além de funcionalidades específicas para gestão do ensino, como veremos no tópico a seguir.

2. Gestão do ensino

Relatórios de desempenho, gráficos de acompanhamento e monitoramento da participação dos estudantes são apenas alguns dos recursos disponíveis.

Frequentemente, a plataforma digital de aprendizagem se torna uma ferramenta de gestão essencial. Com ela, tanto os professores quanto a coordenação podem acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Assim, é possível estar mais próximo dos discentes no ensino remoto. Consequentemente, fica fácil oferecer ajuda quando eles precisam.

3. Biblioteca virtual

Oferecer conteúdos digitais para o estudante acessar de onde e quando quiser é fundamental na educação a distância.

Seja porque os alunos evitam aglomerações no momento ou estão longe da IES, a Biblioteca Virtual abre portas em qualquer situação.

Com essa ferramenta, o discente pode reservar e-books, fazer anotações nos livros e encontrar títulos semelhantes, entre outras funcionalidades.

Com integração ao sistema da biblioteca física, também é possível ampliar os horizontes de quem busca fontes para pesquisas e trabalhos acadêmicos de alta qualidade.

banner biblioteca virtual universitaria

4. Flexibilização curricular

Se sua IES já trabalha com esse conceito, contar com uma plataforma digital de aprendizagem é essencial.

A solução auxilia na distribuição de alunos por turma e possibilita o controle do desempenho de cada um. Além disso, reúne em um só lugar tudo que eles precisam para estudar.

Isso alivia a carga de trabalho dos professores. Ainda permite que os estudantes tenham um acesso mais simplificado às disciplinas que escolheram de acordo com seus interesses.

5. Complementação de carga horária

Não são apenas disciplinas obrigatórias e eletivas que podem ser incorporadas a essas plataformas. Cursos de extensão, palestras e outras atividades complementares também podem ser adicionadas.

Muitos alunos sentem dificuldades de cumprir essas horas extras no ensino remoto. Com um ambiente virtual de aprendizagem completo, eles podem fazer isso de onde estiverem, cada um a seu tempo e com mais conforto.

6. Conteúdos interativos

Para permitir e reforçar o processo de aprendizado, as plataformas não devem apenas oferecer materiais passivos. Afinal, os estudantes precisam praticar e interagir com o que aprendem.

Por isso, uma plataforma educacional deve reunir conteúdos interativos. Alguns exemplos clássicos são fóruns, vídeos e questionários.

Com esses recursos, os alunos podem estudar qualquer assunto mais a fundo. Dessa maneira, se sentem preparados quando as aulas avançam para o próximo tema com o engajamento necessário para memorizar as matérias.

banner plataformas de aprendizagem da pearson education para ies

7. Aprendizagem individualizada

Se a sua IES já trabalha com a aprendizagem individualizada, a plataforma digital será essencial. Afinal, possibilita que os estudantes sigam trilhas de aprendizagem ideal para o seu perfil e com foco nas principais necessidades.

Eles podem se dedicar ao que querem estudar com os diferentes recursos disponíveis. Já os professores podem monitorar o desempenho e as particularidades de cada aluno.

Como você deve ter percebido, com uma plataforma digital de aprendizagem eficiente, a educação a distância se torna mais próxima.

Tanto os docentes quanto os alunos dispõem de todas as ferramentas de que precisam para se dedicarem a um ensino aprofundado e de alta qualidade.

Agora que você já conhece a importância de uma plataforma para a gestão e desenvolvimento das aulas remotas, conheça o Sistema Brightspace e saiba como ele pode revolucionar o ensino da sua universidade! 

Baixe a Apresentação!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados