Descubra como a experiência do usuário ideal nas bibliotecas digitais pode transformar a experiência educacional e proporcionar um aprendizado dinâmico.

  1. O que é UX e por que é essencial em sua infraestrutura digital?
  2. Como a UX muda em uma biblioteca digital?
  3. 7 pontos-chave de UX para uma Biblioteca Digital nota máxima
  4. Biblioteca Virtual Pearson: UX para um processo de aprendizagem efetivo e significativo

Contar com uma biblioteca digital já pode ser considerado uma necessidade essencial para qualquer universidade. A plataforma não apenas oferece uma ampla gama de recursos acadêmicos atualizados que podem ser consultados de qualquer lugar, mas também facilita a pesquisa, o aprendizado e a colaboração entre alunos e professores. 

Hoje em dia, oferecer a seus alunos e professores acesso a um amplo acervo de livros a partir de seus dispositivos móveis não é mais suficiente. Na era digital, garantir uma experiência positiva do usuário (UX) tornou-se um fator determinante de continuidade e engajamento em qualquer interação com a tecnologia e com o mundo virtual. 

Ou seja, uma biblioteca virtual de fácil utilização, que tenha funcionalidades fundamentais, capazes de agilizar o estudo e transformar o processo acadêmico em algo mais agradável e dinâmico, é a melhor estratégia para que todos em sua universidade realmente aproveitem ao máximo o investimento que você está fazendo. 

A seguir, vamos aprender o que define uma boa experiência do usuário na Biblioteca Virtual e em outras plataformas educacionais, como o LMS. Confira!

Leia também: 👉 Biblioteca física x biblioteca virtual: veja as diferenças

O que é UX e por que é essencial em sua infraestrutura digital?

UX-e-por-que-é-essencial-em-sua-infraestrutura-digital

Experiência do usuário é um termo que se refere ao quão satisfatório é para o usuário interagir com uma plataforma ou ferramenta digital. Entre outras coisas, engloba facilidade de uso, acessibilidade, eficiência, tolerância a falhas e até mesmo a estética. 

Muitas universidades implementaram sua infraestrutura digital sem levar em conta o UX design, o que resulta em sistemas complicados de usar, com uma curva de aprendizado muito longa e que não motivam alunos ou professores a tirar mais proveito da tecnologia. Por sua vez, adquirir ferramentas que ofereçam uma boa experiência ao usuário tem diversas vantagens, conheça algumas delas: 

Aprendizagem mais eficiente: uma boa experiência do usuário em plataformas educacionais garante aos alunos o acesso a conteúdo e ferramentas de que precisam sem obstáculos, permitindo a eles que se concentrem no aprendizado em vez de lidar com interfaces complicadas. 

Maior sucesso acadêmico: plataformas intuitivas e fáceis de usar aumentam a probabilidade de que os alunos continuem a usar os recursos digitais fornecidos pela universidade, o que pode se traduzir em maiores taxas de sucesso acadêmico. 

Adaptabilidade: as universidades – especialmente aquelas que apresentam programas híbridos ou a distância – em geral atendem a uma ampla gama de estudantes, desde nativos digitais até os de gerações mais velhas, menos familiarizados com a tecnologia. Uma UX bem projetada garante a todos, independentemente do próprio nível de habilidade tecnológica, que possam navegar e usar as plataformas de maneira eficaz. 

Reputação e competitividade: em um mundo cada vez mais digitalizado, universidades com melhores experiências digitais oferecem uma proposta de valor mais atrativa. Uma boa experiência de usuário em toda a infraestrutura digital pode ser um fator determinante para que os futuros alunos escolham uma instituição em detrimento de outra. 

Redução de custos a longo prazo: plataformas intuitivas e fáceis de usar reduzem a necessidade de investir em treinamento, suporte técnico e correções dispendiosas.

Leia também: 👉 Por que a Biblioteca Virtual é a escolha ideal para sua IES

Como a UX muda em uma biblioteca digital?

Como-a-UX-muda-em-uma-biblioteca-digital

As primeiras bibliotecas surgiram na antiga Mesopotâmia por volta de 2600 a.C. e, em vez de conter livros como os conhecemos hoje, tinham milhares e milhares de tabuletas de argila que podiam pesar toneladas. Com o advento de tecnologias como o papiro, ficou muito mais fácil armazenar e gerenciar grandes quantidades de informações. Por exemplo, estima-se que a Biblioteca de Alexandria já abrigou até 700.000 rolos de papiro com textos de todo o mundo. 

As bibliotecas representaram um divisor de águas na história da civilização, e por muitos anos foram um símbolo de poder nos grandes impérios. Ainda assim, a maioria das pessoas comuns não tinha acesso a elas.  

Na verdade, essas pessoas nem sabiam ler, muito menos interpretar escritos em outras línguas. As bibliotecas, por outro lado, estavam cheias de bibliotecários tentando categorizar textos que muitas vezes não entendiam completamente, assim como tradutores, escribas, padres, monges, intelectuais ou filósofos, realizando árduas tarefas manuais, como transcrição e compilação, que podiam levar anos. 

Embora devamos muito a essas primeiras bibliotecas, a realidade é que a experiência do usuário era muito hostil. De fato, não é necessário olhar muito para trás a fim de lembrar o quão complexo pode ser localizar um volume ou um autor por meio do sistema manual de registros bibliográficos. Tudo isso mudou graças à informática, que permitiu, entre outras coisas, gerar bancos de dados capazes de facilitar e enriquecer todo tipo de busca em prateleiras físicas. 

Algumas das vantagens compartilhadas pela maioria das bibliotecas digitais em termos de experiência do usuário são as seguintes: 

Economia de espaço: livros em bibliotecas virtuais são “salvos” em servidores que podem armazenar milhões de arquivos em espaços extremamente pequenos. Os usuários podem desfrutar de milhares de títulos em um único dispositivo de leitura digital, como um smartphone ou um Kindle. 

Acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana: as bibliotecas virtuais estão disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar, permitindo aos alunos que acessem os recursos quando mais precisam deles, seja durante uma noite de estudos ou enquanto trabalham em um projeto de pesquisa em outro país. 

Recursos atualizados: ao contrário das bibliotecas físicas, as bibliotecas digitais podem ser constantemente atualizadas com as publicações e os recursos mais recentes, garantindo a alunos e professores o acesso às informações mais recentes. 

Redução de custos: eliminar a necessidade de espaço físico e manutenção significa economia significativa. Além disso, os e-books tendem a ser mais baratos e, ao contrário dos livros físicos, não se desgastam ou estragam com o uso constante.

Leia também: 👉 Biblioteca Virtual Pearson: 7 funcionalidades para bibliotecários

7 pontos-chave de UX para uma Biblioteca Digital nota máxima

pontos-chave-de-UX-para-uma-Biblioteca-Digital-nota-máxima

Já vimos algumas das vantagens de uma biblioteca digital, mas, se o que você procura é uma UX realmente competitiva, leve em conta dez características fundamentais na hora de escolher uma ferramenta desse tipo para sua universidade:

  1. Facilidade de uso: uma interface intuitiva e amigável é essencial, com um design claro e bem categorizado que permite aos usuários encontrar rapidamente o que estão procurando.
  2. Relevância do conteúdo: sua BV deve oferecer conteúdo relevante e suficiente para todos os seus planos de estudo em diferentes disciplinas, mas também edições passadas devem ser substituídas por edições recentes. Isso implica que a biblioteca digital não é um catálogo estático de arquivos, mas que há uma equipe de profissionais por trás dela que sempre a mantém atualizada.
  3. Acessibilidade: recursos como leitura em voz alta e ajuste do tamanho da fonte, entre outros, permitem a mais usuários que acessem o conteúdo, mesmo que tenham visão limitada ou dificuldades motoras.
  4. Pesquisa com filtros avançados: quanto mais fácil for para o usuário encontrar o que procura, melhor. Isso é conseguido com poderosos mecanismos de busca capazes de “intuir” o tipo de informação solicitada e oferecer opções e sugestões relevantes.
  5. Interação e dimensão social: sistemas de bibliotecas virtuais que permitem aos usuários que deixem resenhas, comentem e discutam livros com outros membros da comunidade melhoram tanto a experiência do usuário quanto o aprendizado colaborativo.
  6. Integração com outras plataformas: a possibilidade de integração com seu LMS e outros sistemas digitais é essencial para melhorar a experiência no uso de sua biblioteca, já que, por exemplo, você pode enviar o aluno diretamente para a bibliografia da turma a partir da sala de aula virtual.
  7. Apoio e assistência: é possível que surjam dúvidas ou problemas esporádicos na utilização da biblioteca virtual. Suporte técnico eficiente e acessível é crucial, por exemplo, com chat ao vivo e suporte por e-mail.
Leia também: 👉 Aprendizagem online: como motivar a utilização da Biblioteca Virtual

Biblioteca Virtual Pearson: UX para um processo de aprendizagem efetivo e significativo

A UX é um componente essencial da infraestrutura digital de qualquer universidade moderna. Garantir que as plataformas e ferramentas sejam acessíveis, intuitivas e eficientes não só melhora a experiência educacional dos alunos, mas também posiciona sua instituição como líder em educação digital.

Convidamos você a conhecer a Biblioteca Virtual da Pearson, uma ferramenta líder no mercado educacional que oferece uma ampla gama de recursos acadêmicos e vantagens únicas como:

  • Acesso a mais de 16 mil títulos acadêmicos de renomadas editoras, autores e especialistas em diversas áreas do conhecimento.
  • Intuitiva e fácil de usar, projetada com base nos princípios mais importantes da UX.
  • Os alunos podem usar recursos importantes, como destacar texto, fazer anotações, criar listas de livros e criar cartões de estudos.
  • Disponível em dispositivos móveis e desktop, permitindo o estudo em qualquer lugar.
  • Integração com sistemas de gestão de aprendizagem, facilitando o acesso de alunos e professores.

A Biblioteca Virtual Universitária Pearson é uma solução pioneira, com mais de 18 anos, que pode aumentar muito a competitividade da instituição de ensino superior. Aproveite e faça um teste gratuito para conhecer todas as funcionalidades e acervo exclusivo! 
banner blog home biblioteca virtual teste gratis

Referencias

CARRERA MORA, O. Y. et al. Factores que incentivan el uso de la biblioteca virtual en los estudiantes universitarios: un estudio de caso de la Universidad de Gómez Palacio de Durango. Biblios, 2017. 

COLETTA, T. das G.; ROZENFELD, H. Indicadores de desempenho para bibliotecas universitárias: definições e aplicações sob o ponto de vista da literatura. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/rXWkD7mQT3BwCk6zMtCrSRr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 set. 2023. 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados