Se você busca tornar sua instituição de ensino superior mais competitiva, os laboratórios virtuais podem ser parte da solução de que você precisa.  

  1. O que são laboratórios virtuais e quais tecnologias estão por trás deles?
  2. Quais são as vantagens dos laboratórios virtuais para instituições de ensino superior?
    2.1. Tornam o ensino a distância mais prático
    2.2. Personalizam a experiência de aprendizagem
    2.3. Incentivam o aprendizado autônomo
    2.4. Economizam em materiais
    2.5. Aumentam a segurança
  3. Quais são alguns dos cursos ou formações técnicas que mais podem se beneficiar de um laboratório virtual?
  4. 6 exemplos para melhorar a experiência de aprendizado com laboratórios virtuais
    4.1. Realizar experimentos complexos
    4.2. Praticar habilidades técnicas
    4.3. Incentivam o aprendizado autônomo
    4.4. Pesquisa
    4.5. Simulações
    4.6. Teste de software
  5. Beyond Labz da Pearson, uma ferramenta que se adapta às necessidades de sua instituição

Com a aprendizagem virtual e o ensino on-line, surgiram novas tecnologias que permitem melhorar a experiência educativa em todos os níveis. Os laboratórios virtuais são uma delas e podem ser extremamente úteis em diversas áreas da formação acadêmica, inclusive em tão diversas quanto a do aprendizado de inglês ou da engenharia. 

Hoje, falaremos sobre os laboratórios virtuais, as tecnologias que os tornam possíveis, as vantagens que trazem para as escolas e universidades, bem como a adoção deles em alguns cursos e formações técnicas. Por fim, veremos seis exemplos práticos para melhorar a experiência de aprendizado por meio dessas ferramentas.

O que são laboratórios virtuais e quais tecnologias estão por trás deles?

laboratórios-virtuais-e-quais-tecnologias-estão-por-trás-deles

Laboratórios virtuais são ecossistemas de aprendizado que permitem simular experimentos, processos e situações o mais próximo possível de como ocorreriam na vida real. Eles podem recorrer a uma variedade de tecnologias, como realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e algoritmos de aprendizado adaptativo para criar uma experiência imersiva, automatizada e prática. 

A RV, por exemplo, permite ao aluno explorar ambientes 100% digitais em 3D. Por sua vez, a RA possibilita sobrepor elementos virtuais em contextos reais. Ambas as tecnologias dão margem a um aprendizado muito mais flexível e interativo, e às vezes muito mais barato, já que não exigem o gasto em materiais ou o deslocamento de professores e alunos para um laboratório presencial.  

Por fim, é importante mencionar que cada vez mais os laboratórios virtuais estão hospedados em servidores na nuvem, para que adolescentes e alunos possam acessá-los de qualquer lugar.

Quais são as vantagens dos laboratórios virtuais para instituições de ensino superior?

vantagens-dos-laboratórios-virtuais-para-instituições-de-ensino-superior

Os laboratórios virtuais são uma ferramenta que cada vez mais escolas e universidades de prestígio estão integrando ao próprio modelo educacional. Isso ocorre porque, além de oferecer experiências altamente envolventes e inovadoras, eles proporcionam vários benefícios importantes para a educação profissional na era da informação.  

1. Tornam o ensino a distância mais prático

Sem dúvida, um laboratório virtual permite aumentar o nível e a relevância da educação a distância, pois os alunos fortalecem habilidades práticas e realizam experimentos sujeitos a variáveis críticas e com resultados concretos de qualquer lugar, a qualquer momento e sem a necessidade de estar fisicamente presente em um laboratório.

2. Personalizam a experiência de aprendizagem

Os algoritmos de aprendizagem adaptativa permitem que a aprendizagem seja personalizada momento a momento, o que significa que os laboratórios virtuais que dispõem dessa tecnologia podem oferecer uma experiência adaptada ao nível de conhecimento de cada aluno, possibilitando-lhe avançar no próprio ritmo e focar nas áreas que precisam de mais atenção.

Leia também: 👉 Tendências educacionais: aprendizagem adaptativa para universidades

3. Incentivam o aprendizado autônomo

Os laboratórios virtuais ajudam os alunos a desenvolver habilidades relacionadas à autogestão do estudo e à aprendizagem independente em contextos nos quais, normalmente, haveria um professor explicando o que fazer o tempo todo. 

Além disso, os laboratórios virtuais costumam ter ferramentas de feedback e avaliação, permitindo aos alunos que monitorem o próprio progresso e façam os ajustes necessários.

4. Economizam em materiais

Em alguns casos, o investimento para equipar um laboratório físico pode ser muito alto, principalmente se forem necessários equipamentos caros ou se for demandada uma grande quantidade de materiais consumíveis.

Ecossistemas virtuais nos quais experimentos e simulações podem ser realizados eliminam a exigência de materiais físicos e maquinário, o que não só reduz custos para a instituição e para os alunos, como também ajuda a minimizar o impacto ambiental e a geração de resíduos.

Leia também: 👉 3 vantagens dos ecossistemas de aprendizagem no ensino superior

5. Aumentam a segurança

Finalmente, graças a essas ferramentas, os alunos podem praticar habilidades e realizar simulações de experimentos ou procedimentos arriscados de maneira 100% segura, sem acidentes infelizes ou danos materiais.

Quais são alguns dos cursos ou formações técnicas que mais podem se beneficiar de um laboratório virtual?

Qualquer tipo de formação técnica ou profissional que exija experiência prática pode contar com laboratórios virtuais e simulações imersivas. Alguns dos cursos que mais podem se beneficiar são:

  • Ciência da computação
  • Ciência de dados
  • Engenharia
  • Medicina e enfermagem
  • Química
  • Biologia e biomecânica
  • Arquitetura e design
  • Indústria e manufatura
  • Mecânica e aeronáutica

Deve-se notar que não apenas os cursos STEM são candidatos à implementação de laboratórios virtuais. As simulações podem também ser extremamente úteis em contextos relacionados com as ciências humanas, biológicas e sociais, e no desenvolvimento de soft skills, por exemplo, de intervenção em crises psicológicas ou negociação intercultural.

6 exemplos para melhorar a experiência de aprendizado com laboratórios virtuais  

exemplos-para-melhorar-a-experiência-de-aprendizado-com-laboratórios-virtuais

Os laboratórios virtuais oferecem uma ampla gama de benefícios para aprimorar a experiência de aprendizado dos alunos. Aqui estão seis exemplos específicos:

1. Realizar experimentos complexos

Muitos experimentos não são viáveis em sala de aula ou laboratório escolar por conta de questões de segurança ou custo. Por exemplo, aprender a controlar reações químicas perigosas ou estudar a anatomia humana em um corpo vivo. Um laboratório virtual possibilita o aproveitamento de situações mais realistas e/ou desafiadoras.

Leia também: 👉 Como o laboratório virtual transforma a experiência dos alunos da IES

2. Praticar habilidades técnicas

Os laboratórios virtuais também são úteis para ensinar habilidades técnicas, como programação ou design gráfico. Ao trabalhar em um ambiente digital, os alunos podem experimentar diferentes ferramentas e tecnologias sem se preocupar em danificar equipamentos caros ou causar problemas irreversíveis. Além disso, eles podem obter feedback imediato sobre o próprio trabalho e corrigir quaisquer erros na hora.

3. Explorar novos processos  

Por exemplo, na engenharia, eles podem simular a construção de uma ponte ou o desenvolvimento de um novo sistema computacional a ser implementado em determinadas máquinas. Isso permite aos alunos que experimentem diferentes abordagens e encontrem soluções mais eficientes sem os riscos ou as despesas associadas a tentativa e erro em um ambiente físico.

Infográfico BoFu Ecossistema de soluções Digitais para IES

4. Pesquisa

Em áreas como física, química, biologia ou mesmo medicina, os alunos podem explorar como diferentes sistemas multifatoriais funcionam ou como organismos unicelulares reagem a diferentes estímulos. Isso pode ser particularmente útil para áreas de pesquisa que exigem muito tempo ou recursos, caso a intenção seja realizar esses procedimentos em um laboratório físico.

5. Simulações

Por exemplo, na aviação, os pilotos podem praticar diferentes condições de voo em um ambiente virtual antes de aplicar suas habilidades em uma aeronave tripulada no mundo real. Eles também podem simular diferentes situações climáticas e de emergência para estarem mais bem preparados a qualquer eventualidade.  

[Columna Inside HED] 6 tipos de aprendizagem que podem ser reforçados por meio da simulação

6. Teste de software

No campo da ciência da computação, os alunos podem testar diferentes programas e sistemas operacionais em um ambiente virtual para ver como eles funcionam e explorar soluções diversas para os desafios da sala de aula. Eles também podem realizar testes de segurança e ver como diferentes sistemas se comportam contra ataques cibernéticos.

Beyond Labz da Pearson, uma ferramenta que se adapta às necessidades de sua instituição

Os laboratórios virtuais são ferramentas valiosas para preparar os alunos ao mundo real e ajudá-los a desenvolver habilidades essenciais ao sucesso profissional futuro. 

Existem diferentes ferramentas e tecnologias que podem ajudar a implementar essas soluções em sua instituição de ensino. Uma delas é o Beyond Labz da Pearson, uma plataforma que oferece laboratórios virtuais para carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). 

O Beyond Labz garante que seus alunos tenham acesso a laboratórios virtuais realistas e detalhados de qualquer lugar, a qualquer hora. Sua plataforma inclui simulações interativas, experimentos virtuais e atividades laboratoriais 100% focadas no desenvolvimento de habilidades técnicas e experimentais de maneira segura e controlada. 

Como se isso não bastasse, o Beyond Labz se integra facilmente a qualquer currículo e permite aos professores que monitorem e avaliem o progresso dos alunos. 

Leia também: 👉 Virtual Lab: conheça todos os laboratórios e como funcionam

Nossa solução é uma das poucas que realmente se adaptam às necessidades específicas de cada instituição e curso, oferecendo uma experiência de aprendizagem personalizada, eficaz e altamente relevante. 

Convidamos você a conhecer essa e outras ferramentas inovadoras para o ensino superior. Faça o download da apresentação da solução! 

CTA Banner Virtual Labs do Pearson Higher Education

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados