- Eis o que você precisa saber sobre aprendizagem baseada em simulação
- Explorando o potencial: 4 maneiras inovadoras de a simulação impulsionar seu aprendizado
2.1. Desenvolve habilidades práticas
2.2. Fortalece a tomada de decisão
2.3. Aumenta a retenção e a aplicação de conhecimento
2.4. Desenvolve soft skills - 3 exemplos disruptivos de aprendizagem baseada em simulação para aumentar as capacidades
3.1. Química
3.2. Física Virtual
3.3. Biologia Virtual - Como implementar o aprendizado baseado em simulação com o Beyond Labz
A aprendizagem baseada em simulação é o método didático mais inovador no ensino superior, pois não só melhora a qualidade da aprendizagem por meio de cenários virtuais idênticos à vida real, como também otimiza recursos e se adapta às novas tecnologias para aumentar a qualidade educacional das IES.
“A razão pela qual acho que provavelmente estamos em uma simulação é que, se algum dia criarmos a simulação nós mesmos [...] é provável que estejamos em uma dessas simulações.”
Elon Musk (em entrevista para Recode Decode)
Eis o que você precisa saber sobre aprendizagem baseada em simulação
O filósofo Nick Bostrom e o prêmio Nobel George Smoot apontam que há uma alta probabilidade de estarmos vivendo em uma simulação. Isso deve nos preocupar? Não é bem assim; pelo contrário, é uma grande oportunidade para confirmar que a tecnologia da simulação está se desenvolvendo a passos largos.
Para a educação do século XXI, a simulação é uma grande oportunidade de aprender por meio de uma abordagem na qual os alunos são capazes de realizar práticas cada vez mais precisas e próximas da realidade, com todas suas vantagens e nenhum de seus riscos.
Mas o que é realmente o aprendizado baseado em simulação? Falamos de recriações interativas, situações do mundo real, concebidas com tecnologia que permite aos alunos explorar, experimentar e resolver problemas de maneira segura e controlada.
Um simulador de experimentos em laboratório virtual oferece uma ampla variedade de oportunidades em diversas áreas de aprendizagem, por exemplo, em física, medicina e engenharia. Nelas, os alunos podem aprender individualmente ou de maneira colaborativa, explorando cenários simulados que lhes permitem tomar decisões em tempo real, desenvolvendo habilidades por meio de experiências de alto impacto, por tentativa e erro.
A estrutura dos simuladores varia de acordo com a tecnologia aplicada: eles vão desde simples modelos virtuais que reproduzem experimentos reais até equipamentos especializados que recriam contextos laboratoriais com grande precisão, como pareceriam no mundo real.
Dessa forma, os estudantes do ensino superior têm a possibilidade de interagir com interfaces que lhes permitem praticar, controlar e monitorar as próprias habilidades em determinada prática, mantendo um ambiente seguro e controlado.
Explorando o potencial: 4 maneiras inovadoras de a simulação impulsionar seu aprendizado
A principal vantagem da aprendizagem baseada em simulação é ampliar o foco dos estudantes do ensino superior por meio da prática e da experimentação dentro de um sistema controlado e seguro, mas também enriquecido com um ambiente realista que lhes permite desenvolver e testar habilidades e conhecimentos práticos que, de outra forma, seriam difíceis – até impossíveis – de aprender em um ambiente real.
Considere, por exemplo, uma prática laboratorial com elementos altamente instáveis, perigosos ou tão escassos que são muito caros de obter e que exigem instrumentos especializados: realizar tal experimentação com um simulador de experimentos reduz muito os custos e os perigos potenciais.
Além de reduzir custos e perigos potenciais, há outros benefícios que merecem destaque:
1. Desenvolve habilidades práticas
A aprendizagem baseada em simulação ajuda os estudantes do ensino superior a desenvolver habilidades práticas por meio da experiência, aperfeiçoando a própria técnica e habilidades em determinada área, seja na manipulação de ferramentas, objetos ou no manuseio de equipamentos que exigem procedimentos complexos.
2. Fortalece a tomada de decisão
A simulação também permite aos alunos que lidem com situações que outros fatores influenciam, como a capacidade de tomar uma decisão imediata que pode mudar radicalmente o curso da prática.
Nesse sentido, a aprendizagem baseada em simulação evita que a experiência de tomar uma decisão ruim se torne um estressor, fazendo que os alunos aprendam por meio do erro para otimizar o próprio nível de resposta a um problema iminente que requer decisões imediatas e inteligentes.
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3. Aumenta a retenção e a aplicação de conhecimento
A maioria dos modelos pedagógicos concorda com a necessidade de o aluno se integrar ativamente com o que foi aprendido. Do ponto de vista da aprendizagem significativa, apenas aquilo em que estamos verdadeiramente envolvidos começa a fazer sentido para nós.
Dessa forma, a aprendizagem baseada em simulação oferece um cenário em que o estudante do ensino superior não apenas se torna o ator principal do processo de aprendizagem, mas também é o principal responsável pelos resultados, desenvolvendo o senso de compromisso ativo com o conhecimento a partir de um contexto pragmático.
4. Desenvolve soft skills
Lembre-se de que as soft skills, ou socioemocionais, são habilidades não técnicas, mas essenciais para a vida acadêmica e profissional. Elas nos permitem nos conectar efetivamente com os outros e, dessa forma, se relacionam com o conhecimento técnico ou acadêmico.
A aprendizagem baseada em simulação geralmente é conduzida por meio de prática coletiva, na qual os alunos também testam esses tipos de habilidades sociais, como:
- Confiança e autoeficácia: a simulação permite a eles que pratiquem e aprimorem habilidades e procedimentos em situações do mundo real, sentindo-se cada vez mais confiantes sobre si mesmos.
- Comunicação eficaz: ter a capacidade de ouvir ativamente, com clareza, entendendo as necessidades e os interesses de seus pares durante uma prática.
- Trabalho colaborativo: saber trabalhar com sucesso em equipe, promovendo a participação integral e o senso de empatia na resolução de problemas.
- Liderança: muitas vezes, as práticas de simulação exigem tomadas de decisão urgentes, apoiadas pelo restante da equipe. Nesse caso, a liderança permite influenciar os outros, motivá-los e inspirá-los a liderar a equipe em direção a objetivos comuns.
- Resolução de problemas: em relação ao exposto, não basta tomar uma decisão, mas ter a capacidade de corrigi-la e permitir aos alunos que resolvam problemas por meio de ações efetivas.
- Habilidades emocionais: ser capaz de reconhecer e controlar o próprio comportamento e as próprias emoções como ansiedade ou estresse durante uma prática simulada, para poder agir com a mesma eficiência em uma situação real.
- Adaptabilidade e flexibilidade: as práticas simuladas nunca são idênticas, pois dependem da abordagem de cada aluno. Dentro desses cenários, os alunos têm a possibilidade de se adaptar a situações de mudança e trabalhar em ambientes diversos que fortalecerão a sensação de flexibilidade e divergência.
3 exemplos disruptivos de aprendizagem baseada em simulação para aumentar as capacidades
Em quais cenários a aprendizagem baseada em simulação pode ser concretizada? Há muitos campos, disciplinas ou áreas de estudo nos quais sua aplicação já é essencial. No entanto, alguma tecnologia é necessária para implementar um cenário de laboratório virtual aceitável.
Aliás, esse é um dos grandes desafios da aprendizagem baseada em simulação: ter os recursos tecnológicos adequados, a capacitação docente e o projeto de ambientes focados em simulação a partir de plataformas profissionais.
Uma das soluções mais eficazes é o Laboratório Virtual (Beyond Labz) da Pearson Higher Education, que oferece a adoção prática da aprendizagem baseada em simulação em diferentes ambientes de determinada disciplina.
A seguir, estão algumas das disciplinas nas quais o Virtual Labs (Beyond Labz) se destaca por sua tecnologia para projetar ambientes de simulação tão surpreendentes quanto o mundo real.
1. Química
Sabemos que a Química é a disciplina voltada para o estudo das estruturas, da composição e das propriedades dos elementos, e para seu aprendizado é essencial contar com um laboratório no qual os alunos possam realizar experimentos a fim de entender como diferentes substâncias reagem em condições diversas.
Os laboratórios virtuais permitem realizar simulações mediante o projeto e a recriação desses experimentos, oferecendo uma experiência de aprendizado muito mais imersiva e interativa.
O Pearson’s Beyond Labz oferece a mais ampla gama de práticas laboratoriais, que vão desde a química descritiva até a teoria molecular.
2. Física Virtual
Ao contrário da Química, a Física lida com o estudo da natureza e das propriedades do Universo: matéria, energia e suas interações com o ambiente. Os laboratórios virtuais de física permitem aos alunos realizar experimentos que, de outra forma, seriam quase impossíveis – ou muito caros – de concretizar, como praticar termodinâmica, eletromagnetismo ou efeitos fotoelétricos.
3. Biologia Virtual
A Biologia tem como foco o estudo dos seres vivos, seus processos, sua evolução e suas interações com o meio ambiente, o que requer cenários nos quais os alunos possam experimentar com os seres vivos.
Por gerações, essas práticas exigiram o sacrifício de animais para entender a fisiologia deles, mas, hoje, os laboratórios virtuais nos permitem interagir com organismos “vivos” virtualmente, obtendo melhores resultados e expandindo o panorama da Biologia como é conhecida no mundo real.
Como implementar o aprendizado baseado em simulação com o Beyond Labz
Pearson’s Virtual Labs (Beyond Labz) é o recurso mais eficaz para os alunos acessarem laboratórios virtuais de alta precisão, com um ambiente realista que busca uma maior familiaridade entre o aluno e a prática do laboratório.
Trata-se de uma plataforma de simulações interativas com experimentos virtuais voltados para o desenvolvimento de atividades experimentais de alta qualidade e, sobretudo, com alta capacidade de integração às plataformas e aos currículos das IES. O diferencial do laboratório virtual em relação a outros recursos virtuais é sua capacidade de adaptação, simples e orgânica, às necessidades particulares de cada IES.
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