Lifelong learning é a capacidade e a vontade de aprender ao longo da vida, e o melhor semeador dessa habilidade pode ser sua universidade. 

  1. Qual é a importância do lifelong learning no mundo de hoje?
  2. O mercado de trabalho versus lifelong learning: os recrutadores procuram pessoas que saibam aprender
  3. Vantagens da promoção do lifelong learning nas instituições de ensino superior
  4. Pearson traz ferramentas para sua universidade que promovem uma mentalidade de lifelong learning

Lifelong learning refere-se ao processo contínuo e autodirigido de aquisição de conhecimentos e habilidades para além do contexto escolar ou acadêmico. Esse conceito engloba a aprendizagem em todas as suas formas e em todos os seus contextos, sejam eles formais, como o ensino universitário ou a formação profissional não formal, como cursos online; ou informais, como a aprendizagem autodidata por meio da vida cotidiana e da experiência de trabalho. 

Enquanto os modelos educacionais tradicionais tendem a ser mais lineares, estruturados e centrados na instituição, o lifelong learning é algo contínuo, autodirigido, flexível e diversificado, focado em atender às necessidades e aos objetivos individuais em um mundo em constante mudança. 

O lifelong learning é inerentemente flexível; ele permite aos indivíduos que aprendam em seu próprio ritmo, escolham entre uma ampla variedade de recursos e métodos e desenvolvam habilidades e conhecimentos específicos que são diretamente aplicáveis a suas vidas, seus interesses e suas carreiras.

Leia também: 👉 O que é lifelong learning e qual é seu impacto para os estudantes universitários?

Qual é a importância do lifelong learning no mundo de hoje?

Qual-é-a-importância-do-lifelong-learning-no-mundo-de-hoje

O lifelong learning é uma resposta essencial aos desafios e oportunidades do mundo moderno e é uma das principais ferramentas para fornecer às pessoas as competências necessárias a fim de prosperar em um ambiente em constante mudança, aproveitar as oportunidades emergentes e contribuir significativamente para suas comunidades e para a sociedade em geral. 

Um fenômeno intimamente ligado ao lifelong learning é que, à medida que a esperança de vida aumenta, aumenta também a duração das carreiras profissionais. As pessoas agora passam mais tempo sendo ativas no trabalho, portanto, precisarão se adaptar a diferentes funções ou até mesmo mudar de carreira várias vezes ao longo da vida. 

Além disso, o mundo do trabalho está em constante evolução por conta dos avanços tecnológicos, da globalização e das mudanças econômicas. Isso significa que habilidades que eram valiosas há uma década podem ter se tornado obsoletas ou menos relevantes hoje. O lifelong learning permite aos indivíduos que se mantenham atualizados e permaneçam competitivos e eficazes em seus campos profissionais ou se tornem competentes em novos campos.
 
Além das considerações profissionais, o lifelong learning também enriquece a vida pessoal, incentivando as pessoas a perseguir os próprios interesses, desenvolver talentos individuais e descobrir novas paixões, o que contribui substancialmente para a qualidade de vida, a realização e o bem-estar geral.  

Ainda, a capacidade de aprender ao longo da vida desempenha um papel vital na promoção de uma cidadania informada e ativa, ajudando as pessoas a compreender melhor as questões sociais, econômicas e políticas e a participar mais efetivamente de suas comunidades, o que é fundamental para o progresso contínuo da sociedade e da equidade social. 

soft skills no plano academico

O mercado de trabalho versus lifelong learning: os recrutadores procuram pessoas que saibam aprender

O-mercado-de-trabalho-versus-lifelong-learning

Com o aumento das plataformas de aprendizagem on-line e a disponibilidade de educação de alta qualidade na internet, a percepção do valor da educação formal está mudando. Muitos empregadores agora reconhecem que o aprendizado autodirigido e as microcredenciais podem ser tão valiosos quanto – se não mais – os diplomas tradicionais em certas áreas. 

Muitas indústrias enfrentam mudanças rápidas, e uma demanda crescente por habilidades técnicas e especializadas que nem sempre é coberta pelos currículos universitários tradicionais. É uma realidade que os recrutadores estão dando cada vez menos importância aos diplomas universitários e mais valor ao lifelong learning autônomo, às microcredenciais, à especialização e à atualização constante por diversas razões estratégicas e práticas no atual contexto de trabalho. 

Primeiro, os candidatos que buscam ativamente microcredenciais e se comprometem com o aprendizado contínuo demonstram uma mentalidade de crescimento e adaptabilidade. Essas qualidades são altamente valorizadas em ambientes de trabalho em rápida mudança que exigem constante evolução de habilidades. Além disso, as microcredenciais oferecem uma validação específica de conhecimentos em áreas específicas, tornando mais fácil para os recrutadores identificarem se um candidato tem as competências exatas de que a empresa precisa. 

Para os indivíduos, as microcredenciais são normalmente mais econômicas e exigem menos tempo para serem concluídas do que um diploma universitário tradicional. Isso significa que os profissionais podem acumular uma variedade de habilidades relevantes sem o investimento significativo de tempo e dinheiro que uma carreira formal implica. 

As empresas estão adotando cada vez mais uma postura proativa e estratégica em relação ao lifelong learning, reconhecendo que a aprendizagem contínua é essencial para manter a competitividade e a inovação. Muitas organizações estão implementando políticas e práticas para incentivar o desenvolvimento contínuo de seus funcionários, por exemplo, investindo em programas de formação e desenvolvimento a fim de garantir que seus funcionários possuam as habilidades necessárias para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Leia também: 👉 Como o Lifelong Learning pode beneficiar o ensino na sua IES?

Vantagens da promoção do lifelong learning nas instituições de ensino superior

Vantagens-da-promoção-do-lifelong-learning-nas-instituições-de-ensino-superior

Promover uma verdadeira mentalidade de lifelong learning em sua universidade e fornecer acompanhamento de aprendizagem que vai além da graduação e de um diploma universitário, equipa seus alunos com habilidades que são cruciais para o sucesso pessoal e profissional a longo prazo. Isso não só tem vantagens a seus graduados, mas também para a reputação e a competitividade de sua instituição e para sua comunidade em geral.

  • Autonomia: os alunos tornam-se mais autônomos e responsáveis pelo próprio aprendizado, uma habilidade vital à medida que os caminhos formativos e profissionais se tornam mais dinâmicos, menos lineares e mais autodirigidos.
  • Adaptabilidade: mais do que uma série estática de habilidades de alta demanda, os alunos aprendem a construir um “canivete suíço” utilitário para se adaptar a novas situações e desafios, uma habilidade crucial em um mundo onde a mudança é a única constante.
  • Atualização constante: à medida que as indústrias evoluem, também evoluem as habilidades necessárias para se ter sucesso e inovar nelas. O lifelong learning garante que os indivíduos continuem a desenvolver e atualizar suas habilidades para permanecerem relevantes e competitivos, seja especializando-se em nichos específicos ou desenvolvendo habilidades transferíveis que são valiosas em vários setores.
  • Mentalidade de crescimento e resiliência: os alunos aprendem a olhar para os desafios como oportunidades de aprender e crescer, em vez de vê-los como obstáculos intransponíveis. Além disso, desenvolvem estratégias eficazes para gerenciar e liderar mudanças, tanto pessoal quanto profissionalmente, e estimulam a curiosidade e o desejo de explorar e entender novos conceitos, tecnologias e perspectivas.
  • Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: uma parte importante da mentalidade de aprendizagem contínua é que os alunos aprendem a refletir sobre o próprio aprendizado, a entender como aprendem melhor e a tomar decisões informadas sobre a própria educação e o próprio desenvolvimento.
  • Competências tecnológicas: o lifelong learning prepara os trabalhadores para adotarem e se adaptarem às novas tecnologias e ferramentas digitais que são críticas em quase todos os domínios de trabalho. Uma cultura de inovação constante permite aos graduados que não só utilizem a tecnologia, como também contribuam para o desenvolvimento e a aplicação dela.
  • Habilidades interpessoais: a aprendizagem contínua é uma atividade que inerentemente fomenta o desenvolvimento de soft skills como comunicação, pensamento crítico e criatividade, que são cada vez mais valorizadas em um ambiente de trabalho colaborativo e diversificado. 
Leia também: 👉 Microcredenciais: aprendizagem ao longo da vida e oportunidades

Pearson traz ferramentas para sua universidade que promovem uma mentalidade de lifelong learning

Na Pearson Higher Education, entendemos a importância crescente de promover lifelong learning para que seus alunos tenham mais êxito profissional, uma educação integral e uma vida mais plena, e é por isso que projetamos uma ampla variedade de ferramentas e recursos que são perfeitamente adaptados a suas necessidades curriculares, mas também são projetados para apoiar e promover uma mentalidade de lifelong learning

Nossas soluções respondem aos contextos atuais e, além de fortalecer habilidades que estão em alta demanda na indústria, são baseadas em uma filosofia de crescimento, responsabilidade social e mentalidade global para ajudar seus alunos a desenvolver habilidades interpessoais, como autonomia, comunicação, liderança e trabalho em equipe. 

Convidamos você a conhecer nossa premiada Biblioteca Virtual, com recursos para um aprendizado autodirigido que levarão a experiência de aprendizagem a outro nível, além de Personabilities, uma plataforma na qual seus alunos podem ativar o potencial de suas soft skills e ganhar muito mais relevância curricular no mercado de trabalho com certificados especializados. Conheça também Credly by Pearson, um programa de microcredenciais para habilidades digitais específicas e hard skills. 

Todas essas ferramentas profissionais universitárias já estão disponíveis para a sua IES. O que você está esperando para dar esse impulso definitivo à sua instituição, com todo o suporte educacional da Pearson Higher Education? Faça o download do nosso catálogo de soluções e saiba mais! 

catalogo de soluções Pearson Higher Education

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados