A atuação do bibliotecário não precisa ficar restrita à biblioteca. Ele é integrante da IES e pode estar presente em muitas decisões importantes. A elaboração do plano de ensino, por exemplo, se beneficia muito desse profissional.

Mas como ele pode fazer essa contribuição? Para saber isso, é preciso entender melhor o que é o plano de ensino e como ele deve ser elaborado. Continue a leitura deste artigo para se aprofundar nesse assunto!

O que é um plano de ensino?

Quando fazemos um planejamento, normalmente o protocolo é sempre o mesmo. Determinamos o objetivo que queremos atingir e pensamos como chegar lá. Depois, estipulamos os passos dessa jornada.

Com o plano de ensino não é diferente. Ele é uma maneira de guiar os professores na hora de preparar aulas. Isso porque indica quais são os melhores métodos para atingir os objetivos de uma disciplina.

É importante não confundir o plano de ensino com o plano de aula.

O primeiro é um planejamento pensado para um ano, semestre ou trimestre inteiros. Ele leva em consideração tudo o que deve ser feito nesse período.

O segundo é um planejamento para uma aula só. Ele tem os seus próprios objetivos e métodos.

Como o plano de ensino é elaborado?

O plano de ensino pode ser elaborado por um só profissional, mas normalmente é feito em conjunto, pois deve levar em consideração os objetivos do curso e da instituição.

O processo costuma ser complexo e, muitas vezes, esse plano passa por várias modificações. Algumas delas durante o próprio ano letivo.

Veja abaixo os pilares do plano de ensino.

Objetivos

Todo o planejamento gira em torno dos objetivos. Quais são as competências desejadas dos alunos ao fim da disciplina? Isso pode ter a ver com valores necessários ao longo do curso ou habilidades para o mercado de trabalho.

Conteúdos

De maneira mais prática, os conteúdos são aquilo que precisa ser abordado na disciplina. Por exemplo, em uma aula de Metodologia Científica, será preciso ver as normas da ABNT.

O ideal é que esses conteúdos sejam organizados de acordo com o nível dificuldade. Conceitos fáceis vêm primeiro, para dar base para os difíceis.

Metodologia

Quais recursos didáticos serão utilizados durante as aulas? E como eles se conectam com os objetivos e conteúdos da disciplina?

Um conteúdo ensinado por uma metodologia inadequada pode não alcançar os objetivos desejados. Por isso, é preciso analisar os métodos disponíveis com cuidado.

Avaliação

Por fim, é preciso decidir como os estudantes serão avaliados. O ideal é pensar em uma avaliação abrangente, que cheque todas as habilidades que o aluno deve ter.

Em resumo, isso é o necessário para criar um plano de ensino. Mas qual seria a contribuição do bibliotecário?

Como o bibliotecário pode ajudar na elaboração do plano de ensino?

Quando o professor faz um plano de ensino para o semestre, a bibliografia é essencial. Afinal, as leituras que os alunos fazem são tão importantes quanto as aulas no Ensino Superior.

Porém, quando o docente decide a bibliografia sem consultar o bibliotecário, problemas podem surgir. Por exemplo, ele pode indicar um livro que não está disponível para os estudantes.

Portanto, o bibliotecário é o profissional mais apto na IES para ajudar a criar uma bibliografia. Ele pode não conhecer todas as obras disponíveis, mas sabe como buscar por elas. Ele também é capaz de indicar livros semelhantes, caso a biblioteca não tenha o que o professor pediu.

O bibliotecário ainda pode ajudar os docentes com as tecnologias oferecidas pela IES. Por exemplo, muitos professores não entendem todos os recursos de uma biblioteca virtual.

A biblioteca virtual facilita as pesquisas e estimula a leitura. Indicando livros desse tipo de acervo na bibliografia, o professor dá mais oportunidades de aprendizado para os alunos.

Um trabalho de equipe

Reitores, diretores e bibliotecários entendem os objetivos da IES assim como professores sabem os das disciplinas. Por isso, quando o plano de ensino é construído em equipe, ele é mais eficiente.

Com a participação dos bibliotecários, é possível montar um plano acessível e conveniente para os alunos. Assim, o envolvimento do estudante em sala de aula será muito maior. E a sua motivação para estudar vai crescer a cada dia.

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