Nos últimos anos, a educação mudou em muitos aspectos. Porém, podemos afirmar que o mais impactante tem relação com a tecnologia. E essas mudanças tecnológicas nos trouxeram a necessidade do tutor EAD.

Uma figura importante, o tutor EAD é mais que um ajudante para o professor. Na verdade, ele dá todo o suporte necessário para os alunos.

Mas por que esse profissional é tão essencial na sala de aula online? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o tutor EAD!

Quem é o tutor EAD?

Basicamente, o tutor EAD é o profissional que dá suporte aos alunos nos cursos a distância.

Ao contrário do professor, ele não formula os conteúdos, nem é o responsável pelas avaliações. Mas é como uma referência para os alunos com dúvidas ou dificuldades.

O principal objetivo desse profissional é garantir que os alunos se mantenham motivados. Quando o estudante entra em contato, ele é o primeiro a responder para ajudá-lo.

O que o tutor EAD faz?

Em geral, o tutor EAD pode fazer o que for preciso para ajudar os alunos.

Mas isso não significa apenas auxiliar a fazer trabalhos ou tarefas. Estimular um estudante a ir além em seu conhecimento também é importante.

Entre as funções do tutor EAD, podemos destacar:

  • tirar dúvidas;
  • corrigir atividades;
  • produzir conteúdos extras, como resumos;
  • promover plantões de perguntas com os alunos;
  • criar fóruns de interação;
  • promover os materiais aos quais os alunos têm acesso;
  • dar dicas para os alunos fazerem pesquisas;
  • entrar em contato ou reportar alunos que não interagem com a plataforma por algum tempo;
  • responder mensagens e e-mails prontamente.

Essas são suas tarefas gerais, mas alguns cursos podem exigir ainda mais deles. A função do tutor de EAD também pode mudar de acordo com a disciplina em questão.

Quais são as características necessárias em um tutor de EAD?

O tutor EAD costuma ser mais próximo dos alunos do que o professor. Ele também desempenha funções práticas. Por isso, precisa ter uma série de características que o diferenciam, como as que veremos a seguir.

Conhecimento das disciplinas

O tutor EAD não precisa ter a mesma formação que os professores. Porém, deve entender as disciplinas nas quais atua e como elas funcionam.

Muitas vezes, o tutor EAD tem uma formação em Ensino Superior. Em outras, no entanto, ele pode ter cursos e especializações que o qualificam para o trabalho.

A formação específica necessária é um requisito da IES. No entanto, o tutor EAD precisa mostrar para os alunos que sabe do que está falando.

Afinal, como o professor, ele é uma figura de autoridade na disciplina. Os alunos precisam confiar nele para tirar dúvidas.

Visão ampla dos alunos

O tutor EAD precisa ter uma percepção ampla dos alunos nas disciplinas em que atua. Ele deve ver de fora e entender como está o rendimento do grupo.

Ele também deve entrar em contato com alunos que não estão participando ou que não fizeram avaliações.

Quando o desempenho não é positivo, ele precisa criar maneiras de reverter esse quadro. Na prática, isso pode significar muitas coisas. Por exemplo, fazer um plantão semanal de dúvidas.

Boa comunicação

A função principal do tutor EAD é se comunicar. Seja respondendo dúvidas, falando nos fóruns, mandando e-mails ou conversando por chat. E se ele precisa fazer isso o tempo todo, é claro que a comunicação se torna uma habilidade essencial.

Saber se comunicar bem presencialmente nem sempre é fácil. Isso se torna mais difícil quando precisamos fazer uma crítica ou oferecer um feedback negativo. Pela internet, então, quando não escutamos o tom de voz ou a entonação, é ainda mais desafiador.

Por isso, é preciso ser excelente em comunicação para ser um tutor EAD. Assim, é possível compreender os alunos e se expressar para eles facilmente.

Conhecimento sobre a plataforma

O tutor trabalha principalmente por meio da plataforma EAD da IES. Se ele não souber operá-la, terá problemas constantes na sua rotina.

Portanto, ele precisa saber buscar e acessar informações com facilidade. Além disso, deve conhecer os recursos para inserir e gerenciar diferentes tipos de conteúdos. Também pode ser necessário saber como resolver pequenos problemas.

Por fim, o tutor EAD precisa ter a didática necessária para ensinar os alunos como se usa a plataforma. Os estudantes não precisam ter um conhecimento profundo sobre o assunto. Por isso, esse profissional precisa explicar de forma prática.

Qual é a importância do tutor EAD?

Sabendo das funções do tutor EAD, você já deve perceber que ele traz benefícios para a IES e seus alunos. Veja abaixo alguns deles.

Estímulo da autonomia

Cursos a distância costumam exigir mais autonomia. Porém, alunos que são novos ou estão acostumados com aulas presenciais demoram para se adaptar.

O tutor EAD pode auxiliar com essa adaptação. Por meio de fóruns de dúvidas, tutoriais e chats, ele ajuda os alunos a entenderem a plataforma.

Além disso, divulgando materiais e falando da matéria, ele incentiva a pesquisa. Com a ajuda do tutor EAD, o aluno não sente que estuda sozinho.

Atendimento básico

Muitos alunos passam pela situação de entrar em contato com um professor e ser respondido uma semana depois. Isso não acontece quando a disciplina conta com um tutor EAD.

Os professores precisam fazer planos de aula, criar conteúdos e manter suas pesquisas. Responder a todos os alunos pode ser difícil.

Porém, ajudar a responder dúvidas é a tarefa principal do tutor EAD. Assim, ele diminui o tempo de espera dos alunos e torna a experiência mais satisfatória.

Múltiplas possibilidades

O tutor EAD pode acompanhar mais de uma turma ou curso, se tiver disponibilidade e competência para isso.

Ou seja, a IES não precisa contratar um profissional para cada turma. E alunos de diferentes disciplinas e cursos se beneficiam do trabalho de um bom tutor EAD.

O tutor EAD trabalha como uma ponte entre o aluno e um novo jeito de aprender. Por isso, quando a IES quer investir no aprendizado do futuro, deve contar com ele.

Quer inovar na sua IES? Então, leia o nosso artigo sobre tecnologias de educação que são indispensáveis no Ensino Superior!

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados