A multidisciplinaridade no ensino superior ajuda os estudantes a compreenderem diversas áreas e a se desafiarem com novos conceitos, técnicas e inovações. 


  1. O que é a multidisciplinaridade no Ensino Superior?
    1.1 Habilidades em "T"
    1.2 Forma plural de estudar
  2. Multidisciplinaridade x Interdisciplinaridade x Transdisciplinaridade
  3. Quais são as vantagens de incentivar a metodologia na IES?
    3.1 União de habilidades e competências
    3.2 Conhecimento holístico
    3.3 Ampla visão e mente aberta para inovação
    3.4 Colaboração e relacionamento interpessoal
    3.5 Conhecimento abrangente e criativo
    3.6 Abordagem prática
    3.7 Desafios e gestão de riscos
  4. Como aplicar metodologia multidisciplinar no Ensino Superior
  5. Como a Pearson Higher Education pode ajudar nesse processo?

Um profissional que desenvolve habilidades diferentes é muito bem-visto pelo mercado de trabalho. Ele consegue transitar por várias áreas e, por isso, é ideal para cargos de liderança. Além disso, a remuneração é muito mais satisfatória.

Esse é um profissional multidisciplinar, que não só entende um pouco sobre diversos assuntos, como também se desafia a conhecer novos conceitos, técnicas e inovações.

Essas qualidades podem começar a serem desenvolvidas dentro da IES. Quanto maior a abrangência da grade curricular de um curso, mais versátil será o profissional para o mercado de trabalho do futuro.

A seguir, vamos explicar detalhadamente o que é multidisciplinaridade, quais as vantagens, como aplicar uma metodologia eficiente e como a Pearson pode ajudar. Acompanhe!

O que é a multidisciplinaridade no Ensino Superior?

multidisciplinaridade no ensino superior o que e

Basicamente, é uma metodologia que integra várias disciplinas e conteúdos complementares com um objetivo final.

É ter, em uma mesma formação, matérias que desenvolvem determinadas habilidades que ajudam a formar um profissional completamente preparado para qualquer desafio de carreira.

Por exemplo, oferecer uma cadeira de Economia para jornalistas ou Marketing para os profissionais de saúde, pois ajudam a ampliar a visão de mercado.

No Ensino Superior, a metodologia aparece não só para ajudar na formação sólida, mas também para criar indivíduos multidisciplinares com foco na empregabilidade do futuro.

Atualmente, um profissional precisa entender um pouco de comunicação, marketing, tecnologia, administração e contabilidade, mesmo quando sua graduação não tem tanto foco nessas áreas.

Quanto mais versátil o estudante se tornar, melhor para se adaptar a uma empresa e a um mercado de trabalho dinâmico e volátil. Essa deve ser uma preocupação constante da instituição de ensino.

Habilidades em "T"

A multidisciplinaridade está ligada ao conceito de trabalhador T-shaped. Mas o que seria isso?

A letra "T" faz uma alusão ao que se espera de um funcionário multidisciplinar: a parte vertical se refere às habilidades específicas e comportamentais (soft skills), enquanto a horizontal se refere aos conhecimentos generalistas técnicos (hard skills).

Portanto, um profissional T-shaped tem uma base com diferentes competências que se complementam e é especialista em vários conceitos.

Forma plural de estudar

A multidisciplinaridade trouxe matérias diferentes, que não necessariamente pretendem se adequar para que haja uma conexão entre si.

Por exemplo: os conceitos de quaisquer ciências serão os mesmos, independentemente dos cursos nos quais sejam empregadas. Entretanto, o diferencial é complementar o estudo com habilidades que poderão trazer impacto na profissão.

Aliás, a multidisciplinaridade tem como maior objetivo agregar diferencial competitivo para o profissional, de acordo com as necessidades do mercado.

Multidisciplinaridade x Interdisciplinaridade x Transdisciplinaridade

Embora as três palavras tenham relação com as disciplinas universitárias, cada uma delas representa um conceito diferente.

Como dissemos, multidisciplinaridade diz respeito à inserção de conhecimentos sem uma conexão direta com a formação principal.

A interdisciplinaridade, por sua vez, é a mistura de várias disciplinas. Por exemplo, quando um professor de Economia utiliza um conceito filosófico para explicar uma matéria.

Depois de formado, o estudante se torna interdisciplinar, pois usa conhecimentos de áreas variadas para a resolução de problemas e adaptação no mercado de trabalho.

Por fim, temos a transdisciplinaridade, que é a ideia de misturar diferentes disciplinas como se fossem uma só. É como se a interdisciplinaridade fosse um caminho para chegar até essa metodologia.

Quando se trata de carreira, no entanto, todos esses conceitos acabam se fundindo. E, com a evolução tecnológica, veremos muito isso na educação superior.

A proposta é que a IES ofereça disciplinas que, de certa forma, conversem entre si para chegar ao objetivo de formar um profissional completo, diferenciado e que seja capaz de se adaptar a diversas funções e inovações futuras.

Quais são as vantagens de incentivar a metodologia na IES?

multidisciplinaridade no ensino superior

A instituição de ensino que incentiva a multidisciplinaridade oferece benefícios aos estudantes que, de certa forma, ajudam a cumprir a sua função social.

Além disso, essa pode ser uma maneira de atrair e melhorar a retenção de alunos, pois eles entendem que a IES oferta algo de valor e totalmente diferente do que há no mercado educacional atual.

Confira, a seguir, 7 principais vantagens de implementar o conceito na sua instituição de ensino superior!

1. União de habilidades e competências

Aqui podemos aplicar um exemplo prático: um futuro profissional de Saúde que estudou Administração pode atuar em cargos de gestão em hospitais, clínicas etc.

Novas disciplinas acabam abrindo portas dentro de um mesmo segmento, sem que o indivíduo precise sair completamente da sua área de estudo.

2. Conhecimento holístico

Ainda nesse aspecto, a multidisciplinaridade permite que o estudante olhe para um problema de maneira integral, e não apenas considerando determinado ponto.

É como entender que uma doença cardíaca pode ter sido causada por má higiene dental ou que a matemática tende a melhorar o trabalho de um artista plástico.

Ou seja, o estudante adquire a capacidade de olhar para o todo antes de chegar a uma solução específica.

3. Ampla visão e mente aberta para inovação

Em muitas empresas, percebe-se uma certa resistência entre setores, como se o profissional de um determinado segmento não percebesse ou não valorizasse o de outra área.

É quase como uma competição entre equipes, o que acaba por atrapalhar o andamento de todo o trabalho.

Com a multidisciplinaridade, esse cenário é mais difícil de acontecer. Mesmo que o profissional não entenda muito a respeito de um setor, ele tem a oportunidade de conhecer o básico e ajudar quando for preciso.

Sem dúvida, a abertura a diferentes disciplinas não só o ajuda o estudante a ser compreensivo, mas também a ser curioso e se especializar mais. Dessa forma, o Lifelong learning estará sempre presente na carreira profissional.

Aliás, ter vontade de aprender sobre carreiras que, em um primeiro momento, parecem não ter a ver com a sua, ajuda muito a aperfeiçoar sua forma de trabalho e a atingir objetivos pessoais e profissionais.

4. Colaboração e relacionamento interpessoal

Compreender outros segmentos profissionais também ajuda a formar equipes mais colaborativas e, até mesmo, interdisciplinares, com pessoas de diferentes áreas pensando juntas para alcançar um objetivo.

Colaboração e bom relacionamento interpessoal são qualidades fáceis de encontrar em um profissional multidisciplinar.

banner pearson higher education inscreva-se em nossa newsletter

5. Conhecimento abrangente e criativo

O indivíduo multidisciplinar consegue enxergar e elaborar soluções que um trabalhador tradicional não percebe.

Isso porque ele utiliza conhecimentos de diferentes áreas para solucionar problemas da empresa em que trabalha.

Até mesmo durante seus estudos na IES, poderá responder questões e desenvolver pesquisas aprofundadas com a ajuda dessas mesmas habilidades.

6. Abordagem prática

A multidisciplinaridade não é apenas um conceito teórico: o uso de diferentes matérias para a formação de um profissional completo é algo prático e traz resultados.

Tanto que o mercado de trabalho procura por pessoas multidisciplinares, que tenham variadas habilidades agregadas à sua área principal.

Leia também: 👉 Como a sua IES pode ajudar o aluno a entra no mercado de trabalho

7. Desafios e gestão de riscos

Um profissional multidisciplinar é mais aberto a enfrentar desafios e sabe gerir os riscos, pois entende a própria capacidade e possui maior autoconfiança adquirida do amplo conhecimento.

Sendo assim, não fica restrito apenas à sua área de atuação: tem coragem para conhecer novos setores e novas carreiras.

A bravura para encarar o mercado de trabalho e se desafiar, aliás, é outra qualidade muito admirada, uma vez que demonstra a versatilidade do profissional.

Como aplicar metodologia multidisciplinar no Ensino Superior

multidisciplinaridade no ensino superior como implementar

Criar uma grade curricular multidisciplinar nos ensinos Fundamental e Médio é consideravelmente mais prático.

Além de o Ministério da Educação (MEC) determinar as matérias-base, não há uma preocupação em formar um profissional versátil, mas sim em oferecer o suficiente para que o estudante conheça as diferentes ciências e, a partir daí, escolha o que deseja estudar.

Já no Ensino Superior, a IES tem autonomia para alterar a grade curricular. Essas mudanças podem acontecer até mesmo durante o andamento do curso — seguindo, claro, as orientações da Portaria Normativa n° 40/2007.

Algumas delas são:

  • a grade curricular deve atender às diretrizes do curso;
  • a instituição de ensino precisa observar o padrão de qualidade e as condições em que se deu a autorização para o funcionamento dele;
  • a matriz do curso deve ser afixada em local visível junto à secretaria e em outros locais de fácil localização pelos alunos;
  • assim que as alterações forem feitas, os estudantes precisam ser imediatamente informados;
  • para o MEC, as mudanças devem ser apresentadas em forma de atualização para a renovação do ato autorizado em vigor (Portaria Normativa n° 40/2007, artigo 32);
  • antes de cada período letivo, é também obrigação da IES informar os programas do curso e demais componentes curriculares, duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições (Lei nº 9.394/96, artigo 47).

Uma das maneiras mais fáceis de trazer a multidisciplinaridade ao Ensino Superior é por meio das disciplinas eletivas — aquelas que não fazem parte do currículo pleno e, portanto, não são obrigatórias. No entanto, agregam valor à graduação e servem como horas para a conclusão do curso.

Essas disciplinas são de escolha, exclusiva, do aluno. Por isso, a IES pode ter liberdade no momento de oferecê-las, de modo a trabalhar conceitos abrangentes, mas que podem ser muito úteis na formação profissional.

Como a Pearson Higher Education pode ajudar nesse processo?

A Pearson é considerada a maior empresa de aprendizagem do mundo. Por isso, sabemos sobre a importância da multidisciplinaridade no Ensino Superior para a formação de profissionais responsáveis e que realmente fazem a diferença.

Diante disso, oferecemos uma série de soluções que podem ajudar sua IES a ofertar uma grade curricular mais complexa e completa. Conheça a seguir!

1. Disciplinas Pearson

As disciplinas Pearson são aulas digitais especialmente desenvolvidas para cursos a distância com processos de ensino remoto.

Podem ser utilizadas tanto em cursos 100% a distância quanto em semipresenciais. A ideia é oferecer uma aula completa, com diversos recursos e disciplinas complementares que reforçam o aprendizado do estudante.

São mais de 300 disciplinas, desenvolvidas por professores especialistas, que atendem 17 currículos de graduação, extensão e tecnólogos. Além disso, são flexíveis e podem ser customizadas de muitas maneiras. É possível, inclusive, ordenar os objetivos de aprendizagem segundo a sua grade curricular.

Com as Disciplinas Pearson, a sua IES poderá oferecer uma experiência de aprendizagem exclusiva e com foco no desenvolvimento profissional.

2. Certiport

Líder mundial na emissão de certificados de competência em tecnologia, esse é um produto da Pearson que entrega aos profissionais a chance de se certificar em uma área essencial na atualidade, independentemente do segmento.

Com isso, a sua Instituição de Ensino pode ajudar o estudante a iniciar a jornada no mercado de trabalho com um grande diferencial no currículo.

A Certiport trabalha com 6 diferentes programas.

  1. IC3 Digital Literacy: é a certificação oferecida para o profissional multidisciplinar que deseja comprovar suas qualificações nas ferramentas digitais mais atuais e relevantes no ambiente empresarial.
  2. Adobe Certified Associate (ACA): comprova as habilidades no uso dos softwares da Creative Cloud, da Adobe. É altamente recomendada para quem deseja trabalhar com design.
  3. Microsoft Office Specialist (MOS): ideal para quem pretende atuar em escritórios, a certificação atesta o conhecimento do profissional nos programas Microsoft Office.
  4. Microsoft Technology Associate (MTA): comprova saberes técnicos básicos em três áreas principais - Desenvolvimento, Banco de Dados e Tecnologia da Informação.
  5. Autodesk Certified User (ACU): certifica que o profissional entende de softwares Autodesk. Por isso, é muito importante para designers, arquitetos e engenheiros.
  6. PMI Project Management Ready: comprova habilidades em gerenciamento de projetos e em ferramentas básicas para colocá-los em prática em uma empresa.

Todos esses conhecimentos tendem a ser úteis para uma ampla gama de planos de carreira e desafios laborais.

3. Personabilities

Existem habilidades que são essenciais a qualquer profissional multidisciplinar como o trabalho em equipe, pensamento crítico, liderança, autogestão, comunicação e responsabilidade social.

Elas são importantes para todas as corporações porque facilitam essa transição do profissional por diferentes setores, o que será cada vez mais comum futuramente.

Personabilities é uma solução da Pearson que visa avaliar, treinar e validar competências pessoais e sociais. Para isso, o estudante com foco na empregabilidade passa por:

  • testes psicométricos: avaliam atributos pessoais. No campo acadêmico, possibilitam identificar o potencial dos alunos; no ambiente de trabalho, estabelecer o desenvolvimento e/ou a seleção de talentos;
  • cursos online: desenvolvem habilidades que ajudam o estudante a ter mais sucesso, tanto na vida acadêmica quanto na profissional;
  • certificado digital: uma microcredencial emitida pela [Credly], que pode ser divulgada nas redes sociais.

4. Biblioteca Virtual

Para que a instituição seja capaz de implementar uma metodologia de ensino multidisciplinar é necessário que haja um vasto acervo de livros e referências bibliográficas.

A Biblioteca Virtual é uma iniciativa pioneira de acervo virtual que reúne mais de 10.000 títulos de 31 editoras parceiras com acesso ilimitado e multiusuário.

Além disso, a plataforma é totalmente responsiva, com recursos de acessibilidade e oferece a opção de leitura off-line.

Conclusão

Como você deve ter percebido, a multidisciplinaridade deixou de ser apenas um conceito para se tornar uma prática essencial no mercado educacional.

O profissional de hoje é especialista no seu segmento, mas sabe o básico de diferentes áreas. Isso permite que ele seja versátil, aberto a desafios e até propenso a uma transição de carreira, o que acaba acontecendo com mais facilidade.

Portanto, sua IES precisa oferecer multidisciplinaridade aos estudantes para que se tornem diferenciados e a sua instituição se torne uma verdadeira referência.

Sabemos que elaborar uma nova grade ou estratégias multidisciplinares do zero tende a ser bem difícil. Por isso, oferecemos uma série de soluções que podem facilmente ser adaptadas à sua estrutura — muitas delas, aliás, são online! 

Aproveite para se aprofundar um pouco mais em nossas soluções de aprendizagem e descubra como podemos ajudar a sua instituição de ensino!

Conheça as Soluções Educacionais!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados