A tecnologia possibilitou um mundo mais conectado e melhor acesso às informações. Com apenas alguns cliques, podemos obter todo tipo de livro digital para auxiliar o aprendizado dos estudantes.


E enquanto o livro digital não substitui completamente o livro impresso, nos trazem novas oportunidades em sala de aula. Nesse sentido, o docente pode auxiliar os estudantes a usufruírem melhor do material para aproveitar suas vantagens.

Leia também: 👉 Como os livros digitais ajudam os docentes no ensino remoto?

5 Estratégias úteis para aplicar em sala de aula com livro digital

livro digital na aprendizagem para ensino superior

1. Consulta de palavras

Às vezes o estudante precisa procurar algo muito específico no texto como uma citação do autor ou um conceito. Nos e-books, o uso da ferramenta de pesquisa de palavras é muito útil para encontrar um trecho específico.

Ao ativar a busca personalizada, o estudante verá apenas as páginas que constam as frases ou palavras. Assim, poderá estudar de acordo com suas principais necessidades.

2. Técnicas de pesquisa aprofundada

Em uma sessão de estudo, é comum que o estudante tenha dúvidas sobre significados e conceitos.

Ao ler um livro digital da Biblioteca Virtual, o estudante pode destacar uma palavra ou um fragmento e clicar na opção de fazer a “pesquisar na Wikipédia”. Assim, será redirecionado imediatamente para os resultados.

O mesmo acontece na pesquisa de significados. Uma caixinha com o significado é rapidamente mostrada na tela do leitor.

livro digital na aprendizagem do ensino superior tecnicas de pesquisa

3. Memorização com notas

Para que os estudantes retenham informação e tenham uma visão clara sobre o texto, é importante que pratiquem a criação de notas. Por exemplo, a partir do momento em que pesquisou o significado de uma palavra ou conheceu mais sobre o conceito na Wikipédia, pode criar uma nota na página para relembrar mais tarde.

4. Leitura em voz alta

Para os estudantes que têm uma rotina corrida, estão no metrô ou possuem alguma dificuldade relacionada à visão, o livro digital inclui o recurso de leitura em voz alta. Além disso, permite ao aluno realizar outras atividades que exigem baixa concentração enquanto ouve o seu livro favorito.

5. Compartilhamento de notas e citações

Na Biblioteca Virtual, existe a opção de salvar as notas criadas e as citações importantes. Além disso, é possível compartilhar imediatamente com outras pessoas para um aprendizado colaborativo.

O recurso é muito útil, inclusive para o professor que deseja compartilhar um trecho importante com os seus estudantes.

Eficiência e valor dos livros digitais para os universitários

O uso dos e-books encurtaram o tempo de diversos processos educacionais. Como você pôde perceber, são muitos estratégias e vantagens que podem ser aplicadas, principalmente em aulas remotas.

Tudo isso torna o processo de aprendizado muito mais eficiente e ao professor, o livro digital se torna uma ferramenta indispensável.

Leia também: 👉 Como uma biblioteca virtual apoia professores?

Vale ainda ressaltar um dos maiores benefícios de uma Biblioteca Virtual para toda a comunidade acadêmica: todos os livros podem ser acessados de forma online ou offline, por meio do aplicativo mobile.

Uma Biblioteca Virtual é um espaço que desenvolve o pensamento crítico e analítico dos estudantes, facilita o aprendizado e garante eficiência no plano de aula dos docentes.

A Pearson Higher Education desenvolveu uma Biblioteca Virtual muito completa, com mais de 12 mil títulos. Acesse: Por que a Biblioteca Virtual é a escolha ideal para sua IES? e conheça todos os benefícios da plataforma.

Teste Grátis!

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados