Na era da informação, os métodos tradicionais de aprendizagem estão sendo desafiados. Explore a aprendizagem ativa para intensificar a retenção do conhecimento. 

  1. Os alunos não sabem estudar
  2. A aprendizagem ativa é um método eficaz para a memorização
  3. Sessões de estudo mais curtas e aliadas à prática funcionam melhor
  4. 5 formas de apoiar os alunos na aprendizagem ativa
    4.1. Oriente os alunos através de recursos que permitem a aprendizagem ativa
    4.2. Crie oportunidades para o pensamento reflexivo
    4.3. Demonstre como fazer anotações significativas no momento dos estudos
    4.4. Incentive testes e quizzes frequentes
    4.5. Promova a colaboração
  5. 4 sinais de que seus alunos estão estudando efetivamente
  6. Integrando o aprendizado ativo em seu curso

Imagine uma sala de aula onde os alunos não apenas absorvem passivamente informações, mas participam ativamente do processo de aprendizagem. Em um mundo repleto de distrações, como podemos garantir que os alunos estejam realmente engajados nas aulas? 

À medida que os educadores buscam maneiras inovadoras de melhorar a eficácia do ensino, destacamos a importância da aprendizagem ativa como uma ferramenta essencial para promover um aprendizado mais significativo em sala de aula. Acompanhe!

Os alunos não sabem estudar

Esta é uma preocupação constante dos professores da atualidade. Há relatos de alunos que afirmam que estão ocupados demais para estudar com a rotina de trabalho e estudos e, quando estudam, não sabem no que se concentrar.  

Pesquisas mostram que os alunos gastam seu tempo de estudo relendo suas anotações ou livro didático, destacando demais, e não sabem o que precisam priorizar.  

Esses maus hábitos de estudo criam frustração, pois os alunos acumulam muitas informações sem foco, e obtêm notas baixas nas provas. Você como docente universitário certamente já se deparou com essas situações. Mas como é possível ajudar a tornar o aprendizado mais envolvente e significativo para os estudantes?

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A aprendizagem ativa é um método eficaz para a memorização

A aprendizagem das disciplinas práticas mostra que os alunos precisam de estratégias mais eficazes para otimizar seu tempo limitado e mantê-los engajados durante a aprendizagem.  

Práticas ativas de aprendizagem podem tornar a aprendizagem dinâmica para o aluno e podem promover a eficiência no processo de estudos. O termo "aprendizagem ativa" parte do conceito de que o aluno é o centro de sua própria formação que o torna protagonista de sua própria aprendizagem. 

Leia também: 👉 Metodologia de ensino centrada no aluno como protagonista 

Quando os alunos estão relendo textos ou ouvindo palestras sem fazer anotações, eles estão se engajando em comportamentos passivos de aprendizagem. A aprendizagem passiva tem os piores resultados para a aprendizagem, segundo pesquisas que mostram o valor dos testes no formato de quizz para o aprendizado signiticativo.  

Hábitos ativos de aprendizagem – como delinear conceitos-chave, comparar ideias, gerar hipóteses ou refletir sobre problemas (ABP) – permitem que os alunos aprofundem sua compreensão em um curto espaço de tempo. A aprendizagem ativa não significa que os alunos são fisicamente ativos; em vez disso, os alunos estão ativamente criando novas ideias e se conectando ao material de uma forma que beneficia seu aprendizado.

Sessões de estudo mais curtas e aliadas à prática funcionam melhor

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Os alunos engajam muito mais no aprendizado quando existe uma rotina de aquisição de conhecimentos, práticas e testes. Embora a busca por informações de última hora para realizar uma prova, por exemplo, seja comum, pesquisas mostram que as informações são rapidamente perdidas logo após uma longa sessão de estudo.  

Para evitar o decaimento da memória, espaçar sessões de estudo de 20 a 30 minutos em vários dias ou semanas pode levar a uma maior retenção de memória. Além disso, contar com uma solução de microcertificação é ideal para garantir que o estudante realize testes para consolidar o conhecimento adquirido para somente depois partir para outra etapa do curso. 

Essencialmente, a dedicação breve ao material de estudo pode levar a um melhor desempenho da memória no teste, que deve ser aplicado logo em seguida. 

Você como docente pode ajudar os estudantes a definir um cronograma para estudar e dividir a lição de casa em partes menores com objetivos para alcançar.

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5 formas de apoiar os alunos na aprendizagem ativa

Os alunos precisam de orientação para parar de aprender passivamente e usar práticas mais ativas. Você pode ensinar aos alunos os benefícios da aprendizagem ativa e integrar oportunidades para ela na sala de aula. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você, enquanto docente, pode incentivar seus alunos a serem alunos mais ativos e protagonistas. Veja!

1 – Oriente os alunos através de recursos que permitem a aprendizagem ativa

Reserve um tempo de aula para mostrar aos alunos como usar todas as ferramentas de aprendizagem digital disponíveis, como destaque: flashcard, listas personalizadas de livros exclusivos para o aprendizado da matéria proposta. Esses recursos podem ser encontrados na Biblioteca Virtual Pearson e são fáceis de usar, pois foram desenvolvidos para promover a leitura e acessibilidade.

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2 – Crie oportunidades para o pensamento reflexivo

Práticas ativas de aprendizagem podem ser incorporadas à estrutura do curso, atribuindo oportunidades de reflexão.  

Atividades que estimulem o pensamento crítico, por exemplo, podem acontecer dentro e fora da sala de aula. Fóruns de discussão pedindo aos alunos que desafiem um tópico, atribuindo aos alunos que instruam outras pessoas sobre um determinado tópico ou oferecendo um minicurso para desenvolver a soft skill de pensamento crítico com a solução Personabilities da Pearson

Leia também: 👉 Personabilities: complemente a grade curricular com soft skills!

3 – Demonstre como fazer anotações significativas no momento dos estudos

Liderar pelo exemplo pode ser a melhor maneira de mudar o comportamento dos estudantes. Ao fornecer um esboço ou falar sobre o que exatamente focar durante o estudo, os docentes podem evitar que os alunos percam tempo relendo.  

Os alunos devem ter uma compreensão clara do que é mais relevante para prepará-los para um exame.

4 – Incentive testes e quizzes frequentes

A prática leva à perfeição. Portanto, as sessões regulares de teste de baixo risco podem ajudar os alunos a ganhar profundo entendimento ao material e mais experiência para realizar uma prova de alto risco.  

Os testes regulares também podem orientar os alunos a saber exatamente quais são as dificuldades encontradas na disciplina. Uma excelente forma de trabalhar essa rotina é utilizando o recurso de flash cards da Biblioteca Virtual Pearson. Além disso, ofereça um feedback claro para ajudá-los a saber o que devem estudar para fortalecer os conhecimentos.

5 – Promova a colaboração

Pesquisas mostram que os alunos aprendem melhor em uma comunidade, e aprender com os colegas pode economizar tempo para o docente. Os tutores de IA também podem responder a perguntas e incentivar os alunos a se envolverem em práticas de aprendizagem ativa. 

Nesse contexto, o aprendizado baseado em problemas ou as estratégias de metodologias ativas podem ajudar no envolvimento de grupos de estudos.

4 sinais de que seus alunos estão estudando efetivamente

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Garantir que os alunos estejam usando os melhores hábitos de estudo pode ser desafiador, principalmente quando falamos do ensino superior. Você pode garantir que seus alunos estejam sendo produtivos fora da sala de aula. Veja alguns sinais de que seus conselhos ou técnicas de aprendizagem estão fazendo efeito:

  • Começam a fazer perguntas perspicazes e que geram discussão.
  • São capazes de discutir entre si, questionar e debater a resposta do docente.
  • Os alunos começam a instruir outros que têm dificuldades.
  • Estabelecem conexões entre conceitos e fatos atuais.

Integrando o aprendizado ativo em seu curso

Fica evidente que a aprendizagem ativa se apresenta como uma abordagem promissora para melhorar o engajamento dos alunos e a eficácia do ensino.  

Ao adotar estratégias que incentivam a participação dos estudantes e a cultura do protagonismo, os docentes podem transformar a dinâmica da sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizagem mais estimulante e colaborativo.  

Além disso, ao capacitar os alunos a assumir um papel mais ativo em seu próprio processo de aprendizagem, não apenas melhora a retenção de conhecimento, mas também prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mundo moderno, onde o pensamento crítico e a resolução de problemas são habilidades essenciais. 

A Pearson Higher Education oferece um Ecossistema de Soluções Digitais com foco na experiência de aprendizagem significativa. Juntos, podemos ajudar os alunos a aproveitar os benefícios das ferramentas digitais para o aprendizado. Faça o download do infográfico e conheça as soluções! 

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Referências

Hartwig, M. K., & Dunlosky, J. (2012). Estratégias de estudo de estudantes universitários: o autoteste e o agendamento estão relacionados ao desempenho?. Boletim Psiconômico & revisão, 19, 126-134. 

Hodges, L. C. (2020). Engajamento dos alunos em aulas de aprendizagem ativa. Aprendizagem ativa na ciência universitária: o caso da prática baseada em evidências, 27-41. 

Chi, M. T., & Wylie, R. (2014). A estrutura ICAP: Vinculando o engajamento cognitivo a resultados ativos de aprendizagem. Psicopedagoga, 49(4), 219-243. 

Yang, C., Luo, L., Vadillo, M. A., Yu, R., & Shanks, D. R. (2021). Testes (quizzing) impulsionam o aprendizado em sala de aula: uma revisão sistemática e meta-analítica. Boletim Psicológico, 147(4), 399. 

Dunlosky, J., & Rawson, K. A. (2015). Testes práticos, prática espaçada e reaprendizagem sucessiva: dicas para o uso da sala de aula e para orientar o aprendizado dos alunos. Bolsa de Ensino e Aprendizagem em Psicologia, 1(1), 72. 

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