6 benefícios da aprendizagem colaborativa para um AVA

Tempo de Leitura: 3.5 min
aprendizagem colaborativa para ambiente virtual de aprendizagem

A aprendizagem colaborativa é uma tendência cada vez mais presente em escolas e universidades.

Tem como principal pilar, um ensino baseado em interação, ou seja, os alunos não dependem totalmente do professor, pois compartilham e constroem as próprias trilhas de aprendizagem.

A ideia é gerar autonomia e criatividade por meio de um aprendizado orgânico. E uma das aplicações mais comuns desse conceito é no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

A tecnologia na educação incentiva o uso de novos métodos, que trazem seus benefícios, como veremos a seguir. Continue a leitura!

O que a BNCC diz sobre aprendizagem colaborativa e tecnologia?

Ainda que o termo: aprendizagem colaborativa não seja citado nominalmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sua presença é marcante.

Isso porque o documento valoriza a colaboração e a empatia em sala de aula. Também incentiva a autonomia, o autoconhecimento e o protagonismo dos alunos.

Portanto, podemos dizer que a BNCC apoia a aprendizagem colaborativa, principalmente quando ela anda de mãos dadas com a ferramentas educacionais tecnológicas.

A tecnologia é mencionada pela BNCC como uma das diferentes linguagens importantes entre as competências gerais dos estudantes. Além disso, é vista como essencial para a comunicação e disseminação de conhecimento.

Também é um grande recurso para se expressar criativamente e resolver problemas.

Quais são os benefícios da aprendizagem colaborativa para o Ensino Superior?

É possível que, no último ano, sua IES tenha adotado um ambiente virtual de aprendizagem para potencializar o ensino a distância ou híbrido, pois é uma ferramenta crucial para elaborar estratégias metodológicas eficientes.

Com a aplicação de métodos colaborativos, a IES estimula a busca pelo conhecimento de forma autônoma e proporciona uma maior socialização entre os estudantes.

Conheça seis benefícios da tendência educacional!

1. Estímulo ao trabalho em equipe

Trabalhar coletivamente é essencial para a futura vida profissional dos alunos. Assim, eles aprendem a compartilhar ideias, tomar a liderança, seguir instruções desafiadoras e a pensar de forma conjunta.

Isso também é importante para a vida em sociedade. Saber ouvir opiniões, esperar sua vez de participar e ajudar a despertar o potencial dos colegas são apenas algumas das lições importantes.

Complemente a sua leitura!

👉 6 benefícios do desenvolvimento profissional no Ensino Superior

2. Aprendizagem compartilhada

A melhor maneira de multiplicar o conhecimento é compartilhá-lo com alguém. Quando existe uma troca de experiências, ideias inovadoras podem surgir a qualquer momento.

Por isso, o ensino torna-se muito mais eficiente quando se é colaborativo e existe uma discussão analítica sobre as disciplinas.

3. Maior interação entre professores e alunos

Por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), principalmente em meio à pandemia mundial, muitos docentes se viram afastados dos estudantes. No entanto, após o surgimento do conceito do aprendizado colaborativo, essa barreira se rompe.

O professor precisa estar em contato constante com os alunos, ajudando na compreensão de conceitos e na geração de indagações que alimentam o conhecimento.

O profissional de educação também pode propor tarefas que incentivem os estudantes a compartilharem o que aprenderam.

Complemente a sua leitura!

👉 Como escolher o melhor Ambiente Virtual de Aprendizagem

4. Aplicação do aprendizado na prática

Quando o estudante lê e escreve o que aprendeu, o aprendizado é passivo e teórico. Já quando ele interage, compartilha e discute, o processo é ativo, prático e dinâmico.

Os estudantes conseguem compreender melhor conceitos se os aplicam, de fato, no mundo. E não há forma mais prática de fazer isso do que participar de um debate coletivo e explicar para outras pessoas o que acabou de aprender.

5. Desenvolvimento do senso crítico, analítico e lógico

Consultar materiais de qualidade a respeito de determinado assunto pode ser bastante instrutivo. Contudo, ao mesmo tempo, tende a limitar os estudantes.

Quando existe um debate que envolve discussões produtivas, os estudantes precisam raciocinar melhor sobre os temas. Eles devem encontrar argumentos para continuar a interação.

Consequentemente, começam a desenvolver o potencial crítico, analítico e lógico. São capacidades fundamentais para o trabalho do futuro.

6. Aumento da autoestima e da automotivação

Por fim, a aprendizagem colaborativa gera um senso de pertencimento. O aluno sabe que seus conhecimentos, suas experiências e sua opinião são válidos e serão relevantes para outras pessoas.

Isso cria um sentimento positivo diante do processo educacional. Assim, o aprendizado estimula a autoestima e faz com que os estudantes sejam suas próprias motivações.

A aprendizagem colaborativa pode ser aplicada a diversas plataformas digitais, graças à evolução tecnológica.

Portanto, estimule essa metodologia durante o ensino remoto ou híbrido e acompanhe um desempenho progressivo dos seus estudantes.

A Pearson Higher Education oferece uma série de soluções de aprendizagem que podem ser aplicadas em situações e ambientes variados. Acesse agora para conhecer!

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais! 👇

Siga-nos nas redes sociais!    

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia analise preditiva ajuda a evitar evasão ies Plataformas de Aprendizagem

Análise preditiva no Ensino Superior ajuda a reduzir a evasão escolar

14.out.2021

Entenda o que é a análise preditiva e como ela pode ajudar você a controlar a evasão escolar na sua instituição de ensino superior!

Ler notícia learning analytics na instituição de ensino superior Plataformas de Aprendizagem

Learning Analytics: 5 vantagens para o processo de ensino-aprendizagem

12.out.2021

Descubra o que é Learning Analytics e entenda como isso pode auxiliar professores e alunos na sua instituição de ensino superior! Conheça 5 vantagens!

Ler notícia tecnologia na educação Higher Education

Tecnologia na educação: 5 soluções para atrair, converter e reter alunos

30.set.2021

Quer modernizar a sua IES? Conheça algumas soluções de tecnologia na educação que ajudam a atrair, converter e reter alunos!