Que tal aprender como identificar o melhor Ambiente Virtual de Aprendizagem? Confira 7 dicas importantes para acertar nessa escolha!


O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma ótima ferramenta para as IES que trabalham com o ensino remoto. Basicamente, o principal objetivo dela é simular, de forma inteligente e criativa, uma sala de aula física.

Dessa maneira, uma boa plataforma deve proporcionar uma experiência eficiente, tanto para os professores quanto para os alunos. Afinal, será um fator primordial para medir a qualidade de aprendizagem.

Você precisa de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para a sua IES? Se sim, continue a leitura e entenda passo a passo o que analisar para escolher a melhor plataforma!

1 - Avalie a estrutura

Confira quais são as funcionalidades do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Por exemplo, ele permite inserir diversos tipos de conteúdos (textos, imagens, infográficos, e-books, vídeos etc)? Possibilita a troca de materiais interdisciplinares e multimidiáticos?

Conheça a realidade da sua IES e aposte em uma plataforma que atenda às necessidades dela. Por isso a estrutura é tão importante: você analisa se as opções disponíveis no mercado solucionam as demandas e os problemas do dia a dia.

2 - Confira se o uso da plataforma é intuitivo

como escolher o melhor ambiente virtual de aprendizagem passo a passo

Algumas pessoas têm mais facilidade com o mundo digital. Outras, não. Por isso, é essencial que o AVA seja intuitivo. Nesse sentido, a arquitetura da informação, a navegabilidade e a usabilidade são fatores que precisam ser considerados.

A plataforma não pode apresentar muitos obstáculos para alunos e professores. Além disso, é fundamental investir em um Ambiente Virtual de Aprendizagem responsivo, ou seja, que se adapta às mais diversas telas. Dessa forma, fica mais fácil promover uma educação digital de qualidade.

Leia também: 👉 [Infográfico] 11 diferenciais da Biblioteca Virtual da Pearson

3 - Gestão eficiente com integração de todas as áreas

A plataforma não pode considerar apenas a praticidade de uso para alunos e professores. É preciso ir além. Ou seja, ela deve favorecer uma boa gestão em todas as áreas (relatórios, finanças, técnicos, dentre outras). Essa integração ajuda a otimizar o tempo e contribui para melhorar a experiência de todos os envolvidos.

Por isso, confira se a gestão é simplificada a respeito de: acessos aos materiais, controle de alunos e professores e acompanhamento de todas as atividades. Tudo isso permite melhorar o desempenho dos estudantes e de todos os que utilizam o sistema.

4 - Cheque a segurança do AVA

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem precisa ter uma infraestrutura muito segura. Afinal, você lida com diversos dados sigilosos, que merecem proteção adequada. Portanto, opte por uma plataforma que ofereça um ótimo sistema de segurança contra pessoas mal-intencionadas.

Além disso, confira quais são os certificados de segurança que o potencial fornecedor oferece. Dessa maneira, é possível saber se a conexão é segura, se o conteúdo será realmente criptografado e se os hackers não terão facilidade em agir.

5 - Saiba qual é a experiência de mercado do desenvolvedor

Outro aspecto fundamental na hora de escolher o melhor fornecedor do AVA é a necessidade de conhecer a experiência dele no mercado.

Avalie o histórico da empresa, as instituições já atendidas, desempenho dos estudantes, depoimentos de clientes etc.

Não hesite em entrar em contato com clientes do fornecedor para pedir recomendações e entender como é o dia a dia de quem já investe nessas soluções.

É muito importante implementar uma plataforma realmente funcional e que trará verdadeiros resultados para a instituição de ensino superior. Então, para ter a garantia de que se trata de um fornecedor confiável, pesquise muito antes de escolher a solução.

banner brightspace d2l promove inovacao ensino superior

6 - Preste atenção no suporte técnico

O suporte técnico do Ambiente Virtual de Aprendizagem precisa apresentar disponibilidade imediata!

É fato que problemas técnicos podem surgir. Por isso, é preciso ter certeza de que a empresa desenvolvedora estará pronta para resolver as demandas que surgirem.

Além de ser acessível, precisa contar com uma equipe qualificada. Assim, estará lá para auxiliar sempre que for necessário — o que é extremamente importante para não prejudicar a rotina da sua IES.

7 - Descubra se há a integração com outros sistemas

Antes de implementar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, confira quais são as integrações que ele oferece. É possível integrar o sistema com uma Biblioteca Virtual? Com um laboratório virtual? Com um sistema financeiro, por exemplo?

Isso é essencial, pois otimiza o dia a dia da IES e evita que você tenha que trabalhar com diversos sistemas simultaneamente. Portanto, tenha atenção com as integrações oferecidas e avalie qual é o melhor custo-benefício para a instituição de ensino superior.

Sabia que as soluções da Pearson Higher Education podem ser integradas com os melhores Ambientes Virtuais de Aprendizagem do mercado? Certamente, elas também poderão contribuir com o desempenho dos seus alunos e da sua IES. Aproveite para conhecê-las!

Conheça as Plataformas de Aprendizagem!

 

 

Fique por dentro das tendências e inovações educacionais! 👇

Siga-nos nas redes sociais!  icone facebook com link para a rede social  icone linkedin com link para a rede social

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados