6 benefícios do desenvolvimento profissional no Ensino Superior

Tempo de Leitura: 3.5 min
desenvolvimento profissional no ensino superior

É comum ouvirmos que o aprendizado no Ensino Superior não é nada parecido com a prática diária da profissão. Seria como se a Instituição de Ensino Superior (IES) só mostrasse o básico, mas que não se aprofunda nos desafios do mercado de trabalho. Para o aluno que prioriza o desenvolvimento profissional e aspira uma carreira de sucesso, a metodologia aplicada pela instituição é um fator decisivo.

O aluno precisa enxergar sua graduação como parte essencial de sua trajetória. A IES, por sua vez, deve oferecer metodologias, ferramentas tecnológicas atuais e oportunidades que sejam realmente úteis durante a carreira dele.

Estar por dentro das exigências do mundo contemporâneo é fundamental para alinhar teoria acadêmica e prática laboral. Nesse sentido, confira quais são os benefícios para o estudante quando reitores e diretores se preocupam com essa questão tão importante.

1. Possibilidade de se destacar já no Ensino Superior

O preparo para o mercado deve começar logo no início da faculdade. Unir teoria e prática ajuda o graduando a se desenvolver profissionalmente, uma vez que valoriza tanto a dimensão crítica quanto a atividade em si.

Ambas, claro, devem continuar durante toda a graduação. Aliás, isso deixará o aluno muito mais preparado para o trabalho de conclusão de curso, pois ele sentirá que tem todas as habilidades necessárias para se destacar.

2. Motivação para os estudos e especializações

Quando a IES incentiva o desenvolvimento profissional do aluno, propõe desafios que ele vai encontrar no dia a dia de trabalho.

Crises em uma empresa, por exemplo, podem surgir a qualquer momento, mas são mais fáceis de superar na medida em que os envolvidos estão preparados.

E quando o estudante já desenvolve essa habilidade desde a graduação, consegue passar por turbulências corporativas com visão estratégica.

Sem dúvida, o aluno se sente mais motivado porque sabe que o que estuda na faculdade é o que realmente lhe espera no mercado de trabalho.

3. Definição de metas e objetivos profissionais

Quando o aluno sabe onde quer chegar e a IES o ajuda nisso, ele tende a ficar muito mais focado em atingir seus objetivos e superar desafios. Professores preparados, conteúdos de qualidade e soluções tecnológicas vão ajudá-lo a se desenvolver de maneira completa. Assim, será capaz de definir seu propósito e alcançá-los com rapidez.

Por exemplo: o estudante deseja ser CEO. Para tanto, traça diferentes metas, como conseguir um estágio em uma grande empresa, se tornar trainee em uma multinacional, conquistar um cargo de alto prestígio e aprimorar todas as habilidades que precisa para alcançar o topo. Com as práticas e os conhecimentos trabalhados no Ensino Superior, tudo isso será muito mais fácil de atingir.

Complemente a sua leitura!

👉 [Infográfico] Soluções digitais para o Ensino Superior: 8 tendências para 2021

👉 Desenvolvimento profissional no Ensino Superior gera oportunidades futuras

4. Relações profissionais gratificantes

Quando os alunos têm um desenvolvimento profissional na graduação, não estudam apenas com professores e colegas, mas com futuros companheiros de trabalho.

Nesse sentido, a sala de aula se transforma em uma oportunidade de networking sólida, onde o bom desempenho ajuda a traçar uma carreira com novas possibilidades.

Afinal, se o estudante se empenha em cumprir compromissos acadêmicos, imagine como pode se dedicar dentro da empresa de seus sonhos.

Aproveite também para divulgar vagas de estágio na sua IES. Isso permitirá que o aluno fique ainda mais próximo de uma oportunidade de trabalho gratificante.

5. Desenvolvimento profissional versátil

Um profissional completo não tem apenas as habilidades de uma área específica.

A multidisciplinaridade — ou seja, a capacidade de assimilar diversas disciplinas em uma mesma atividade — é algo cada vez mais necessário, diante de um mundo globalizado e com alta concorrência.

Para o empreendedor, autônomo ou freelancer, isso pode ser especialmente importante, já que ele precisa lidar com questões de diferentes áreas e conhecimentos sozinho.

6. Novas possibilidades

O aluno pode entrar na faculdade com o sonho de trabalhar em determinado segmento.

No entanto, quando surgem diferentes alternativas de trabalho ao longo do curso, que podem proporcionar um desenvolvimento profissional, traz uma experiência educacional muito mais interessante e cheia novas perspectivas.

Além disso, ele pode transitar entre essas várias frentes, já que os estudantes das gerações jovens não se enxergam fazendo a mesma coisa a vida inteira.

Novamente, é preciso frisar como é importante apresentar diversas opções de carreira para os alunos, desde que sejam condizentes com as exigências atuais do mercado.

Isso não significa abrir mão do conhecimento teórico, mas estimular nos estudantes todas as habilidades que um trabalhador competente precisa ter.

Em resumo, o desenvolvimento profissional é essencial durante o Ensino Superior. Sua IES, claro, deve ser parte fundamental da trajetória de seus alunos.

Portanto, ofereça a eles mais oportunidades. Conheça as soluções profissionais da Pearson e os ajude a construir carreiras de sucesso!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ler notícia aprendizagem colaborativa para ambiente virtual de aprendizagem Plataformas de Aprendizagem

6 benefícios da aprendizagem colaborativa para um AVA

23.set.2021

Entenda o que é a aprendizagem colaborativa e como isso beneficia os ambientes virtuais de aprendizagem!

Ler notícia mobile learning ensino superior Plataformas de Aprendizagem

Mobile Learning: 22 aplicações + 7 motivos para implementar no Ensino Superior remoto

21.set.2021

Conheça diferentes utilidades do Mobile Learning e saiba por que implementá-lo no Ensino Superior!

Ler notícia Brightspace D2L tecnologia móvel na educação superior Plataformas de Aprendizagem

Brightspace D2L promove a tecnologia móvel no ensino superior

16.set.2021

A tecnologia na educação muda a forma com que os alunos aprendem e se desenvolvem. Veja como a plataforma Brightspace D2L ajuda sua IES.