Você sabia que é possível garantir a retenção de alunos na sua IES? A seguirlistamos as principais ações que farão muita diferença na instituição de ensino superior. 
  1. 7 dicas para implementar um projeto de retenção de alunos no ensino superior
    1.1 Metodologias inovadoras
    1.2 Invista em tecnologia para fidelizar alunos
    1.3 Flexibilização Curricular
    1.4 Seja a ponte para o aluno a entrar no mercado de trabalho
    1.5 Implemente a cultura Lifelong Learning
    1.6 Metodologias ativas no ensino superior
    1.7 Inove com um sistema de gestão de aprendizagem

Segundo o Censo da Educação Superior 2019, o Brasil tem o menor número de percentual da população com educação superior, por faixa etária. Isso significa que ainda há muito o que ser feito para proporcionar um ensino acessível e equitativo para todos, independentemente da localização geográfica, situação econômica ou outras particularidades.

A fidelização de alunos do Ensino Superior demonstra o quanto a uma instituição importante impacta positivamente a vida dos estudantes. Além disso, traz grandes benefícios que se converterão em crescimento da instituição educacional.

Separamos sete dicas primordiais para implementar o quanto antes e colher resultados rápidos. Acompanhe!

7 dicas para implementar um projeto de retenção de alunos no ensino superior!

projeto de retencao de aluno no ensino superior novas tecnologias

1. Metodologias inovadoras

O ano de 2020 foi marcado pelo surgimento do novo coronavírus. Com ele veio a pandemia de Covid-19 e a evasão escolar aumentou. Apesar de esse ser um problema frequente, uma pesquisa apontou que 4 milhões de estudantes brasileiros abandonaram os estudos em 2020.

No entanto, nem tudo está perdido. A IES que adota metodologias inovadoras — como ensino a distância, recursos audiovisuais e métodos de avaliação multidisciplinares — garante o engajamento, a motivação e o reconhecimento dos seus estudantes.

Ainda de acordo com o levantamento do Censo da Educação Superior 2019, desde 2018 o ensino a distância tem apresentado um crescimento expressivo. Somente em 2019, houve um crescimento de 72.41% nas matrículas de ensino remoto. Isso mostra o quão as IES precisam estar preparadas com recursos inovadores e tecnologias de última geração.

Leia também: 👉 Evasão escolar: 10 estratégias para o Ensino Superior

2. Invista em tecnologia para fidelizar alunos

E por falar em tecnologia, vamos dar um exemplo, a Biblioteca Virtual da Pearson é considerada uma iniciativa pioneira em acervo virtual universitário, pois permite acesso ao conhecimento a qualquer hora, de qualquer lugar e com qualquer dispositivo.

A Biblioteca Virtual conta com um acervo com mais de 12 mil livros digitais de mais de 30 editoras parceiras em várias categorias acadêmicas, profissionais e literárias. Portanto, é uma dica certeira para fidelizar alunos, pois supre a necessidade dos docentes de montar um plano de aula para o ensino superior eficaz e de qualidade, seja no modelo presencial, híbrido ou 100% remoto.

Também é preciso enfatizar que a Biblioteca Virtual conta com várias funcionalidades, como cartões de estudo, metas de leitura, marcadores de texto, páginas e anotações. A ferramenta ainda oferece acessibilidade integrada, leitura offline, impressão de páginas e resenhas.

Nova call to action

3. Flexibilização Curricular

É interessante pensarmos na flexibilização curricular da IES quando o assunto é ensino remoto. Levando em conta que o ensino remoto não é a mesma coisa que um curso EAD, nessa modalidade de ensino existem algumas particularidades como:

  • A personalização da aprendizagem;
  • Aprendizagem dinâmica;
  • Acompanhamento do docente em tempo real;
  • Cronograma adaptável, diferente da grade curricular tradicional.

Sendo assim, já podemos perceber a forte relação entre o ensino remoto e a personalização do ensino. Nesse contexto, podemos mencionar as disciplinas eletivas, que podem agregar valor à formação dos estudantes.

Além disso, ajuda a implementar um ensino personalizado e um currículo flexível para que o aluno escolha o que estudar de acordo com seus objetivos de carreira.

A Pearson Higher Education desenvolveu as Disciplinas Pearson, uma solução inovadora que conta com mais de 300 disciplinas e atende 17 currículos de graduação, extensão e tecnólogos. Além de conteúdos focados em áreas específicas, o estudante terá acesso aos recursos exclusivos para deixar as aulas ainda mais dinâmicas e engajadoras.

Assim, a IES dará possibilidades de escolha aos estudantes e os coloca no centro do processo de aprendizagem, gerando mais satisfação com um ensino excelência e que realmente trará resultados positivos na vida dos estudantes.

Leia também: 👉 Vantagens da aprendizagem personalizada para sua IES

4. Seja a ponte para o aluno a entrar no mercado de trabalho

Toda IES precisa auxiliar, da melhor forma, o aluno a entrar no mercado de trabalho com segurança. Nesse cenário, existem possibilidades de oferecer bolsas de ensino, pesquisa e extensão, além de organizar eventos acadêmicos e estimular o trabalho voluntário.

Ainda é possível ajudar o estudante a encontrar oportunidades fora da instituição, por meio de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas. Lembre-se apenas de divulgar bem essas vagas.

Assim, o aluno consegue recursos financeiros para prosseguir com os estudos e, principalmente, se tornar um profissional mais qualificado. Vale a pena pensar em oferecer certificações de habilidades específicas que estão dentro da área de atuação escolhida pelo estudante.

Leia também: 👉 Certiport: uma certificação profissional para o futuro dos alunos

5. Implemente a cultura Lifelong Learning

projeto de retencao de aluno no ensino superior inovador

O conceito de Lifelong Learning consiste na abordagem de que a educação é algo que deve acontecer para o resto da vida. Portanto, elimina a distinção tradicional entre educação formal e educação permanente.

Isso significa que o aluno pode retornar à sua IES em diversos momentos da vida dele para aprender coisas novas, sem se limitar à graduação e à pós-graduação.

O aprendizado constante é uma cultura que vem evoluindo ano após ano. Ainda mais em tempos de ensino remoto, transformação digital e inovação, esse conceito faz ainda mais sentido e se tornou essencial na instituição de educação superior.

Nova call to action

6. Implemente metodologias ativas no ensino superior

Após a necessidade da implementação do ensino híbrido ou 100% remoto, as plataformas digitais trouxeram uma dinâmica em sala de aula, o que trouxe resultados benéficos para as IES.

As metodologias ativas no ensino superior promovem o engajamento e a autonomia dos estudantes, auxilia na atuação do docente, colaboração e motiva o tópico anterior: lifelong learning.

Basicamente podemos elencar os 5 principais tipos de metodologias ativas para ensino superior:

  1. Aprendizagem baseada em competências.
  2. Ensino híbrido.
  3. Team-based learning.
  4. Gamificação.
  5. Simuladores e laboratórios virtuais.

7. Inove com um sistema de gestão de aprendizagem

projeto de retencao de aluno no ensino superior lifelong learning

A gestão de aprendizagem tem como principal foco analisar o nível de aprendizado dos estudantes de forma individual. Dessa forma, o estudante se torna protagonista da sua própria jornada estudantil.

Além disso, os gestores podem coletar dados valiosos que farão muita diferença no momento da tomada de decisão.

Um dos meios para colocar em prática é utilizar uma plataforma de aprendizagem LMS (Learning Management System).

Disponível online, esse recurso pode ser acessado durante ou após o horário de aula, de modo a oferecer ao aluno mais oportunidades para estudar quando e onde quiser. Aliás, permite o controle de todo o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma experiência diferenciada a todos os envolvidos.

Agora que você conferiu essas dicas certeiras para fidelizar alunos, poderá investir ainda mais na sua IES, não é mesmo? E nunca se esqueça: a fidelização é mais simples e barata do que a conquista de novos estudantes.

Quer conhecer melhor as soluções da Pearson que podem ajudar muito na evolução da sua instituição de ensino? Acesse e conheça as 5 soluções educacionais da Pearson Higher Education! 👇

Conheça as Soluções Educacionais!

 

Fique por dentro das tendências e inovação educacional no Ensino Superior! 👇

Siga-nos nas redes sociais!  icone facebook com link para a rede social  icone linkedin com link

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados