Disponibilizar microcertificações é uma forma de viabilizar para as pessoas uma evolução no mercado de trabalho
  1. Democratizar a educação superior
  2. O que são microcertificações?
    2.1. Acesso flexível
    2.2. Custo reduzido  
    2.3. Validação de competências
    2.4. Lifelong learning e atualização de habilidades

No Brasil, o grau de educação de uma pessoa tem relação direta com sua renda. Quanto maior o nível educacional da pessoa, maior a sua remuneração. Isso leva muitos jovens a desejar ingressar no ensino superior. Mas ingressar no ensino superior não é tão simples assim. E não somente pela concorrência na seleção, mas também por conta da desigualdade educacional

Com a emergência da sociedade e economia do conhecimento, a educação superior se tornou um importante fator de mobilidade social. Estudos baseados em evidências demonstram que a obtenção de um diploma de graduação – especialmente em carreiras com maior reconhecimento – possibilita que pessoas pertencentes a grupos socioeconômicos desfavorecidos melhorem renda, saúde, cultura, qualidade de vida e transbordem esses aspectos positivos para o entorno. 

Apesar da melhora da oferta de ensino em todos os níveis no país, os 10% mais ricos seguem ganhando até 50% mais que a média dos 50% mais pobres para um mesmo nível de educação. Essa diferença é maior ainda entre homens e mulheres. Eles ganham, em média, 100% a mais que elas se ambos têm nível superior completo. Já a diferença entre brancos e amarelos em relação a pretos, pardos e indígenas também fica perto de 50% para os três níveis de ensino. Estes são alguns dos resultados de um estudo recém-publicado por economistas brasileiros da Universidade de Zurique e da USP, com dados entre 1980 e 2021.

Democratizar a educação superior

Democratizar-a-educação-superior

Entre os aspectos positivos das microcertificações, está a democratização do acesso ao conhecimento. Por serem cursos livres, ou seja, não legislados pelo Ministério da Educação (MEC), eles não exigem uma carga horária padrão ou pré-requisito para serem cursados. Além disso, podem existir nas mais diversas áreas do conhecimento e em diferentes modalidades. 

Atualmente, um dos principais desafios da educação é ser tão crítica e humana e, ao mesmo tempo, prática e capaz de suprir as necessidades do mercado de trabalho. Esses aspectos em uma mesma frase podem soar conflitantes, mas não são. Uma tendência cada vez mais valorizada ajuda a resolver o aparente paradoxo: o uso das microcertificações.  

Leia também: 👉 Microcredenciais: aprendizagem ao longo da vida e oportunidades

O que são microcertificações?

O-que-são-microcertificações

As microcertificações são cursos rápidos, também chamados de microformações, nos quais o profissional aprende temas específicos para a sua aplicação rápida. Eles são mais flexíveis em relação aos que têm maior duração, pois o principal objetivo é capacitar de maneira concisa para atuar em um ramo específico. 

Elas acontecem no ambiente on-line, entretanto, com uma formatação diferenciada. A intenção é aumentar o percentual dos alunos que se formam, visto que os cursos não são tão longos, aumentando o engajamento.  

A microcertificação também pode ocorrer por uma parceria com instituições especialistas na área. Desse modo, os alunos realizam projetos específicos durante o curso, que serão revisados ponto a ponto pelos professores especializados.

Leia também: 👉 Personabilities: fortalece as habilidades interpessoais dos estudantes

Acesso flexível

Com a evolução das tecnologias, as capacitações têm mudado constantemente, permitindo a qualificação para trabalhar adequada em menos tempo, o que aperfeiçoa e facilita a sua atuação.  

Os cursos são práticos e ensinam os conceitos principais demandados em algumas áreas. Outra vantagem é que muitos deles podem ser realizados de maneira on-line. Ou seja, são bem funcionais, mesmo para aqueles profissionais que possuem a agenda cheia e não têm tempo para estar em uma sala de aula por horas todos os dias.

Custo reduzido  

Além disso, o custo para se adquirir as microcertificações é bem mais reduzido em comparação com outros cursos. Para os estudantes, esse pode ser um diferencial na hora de pagar as aulas, atraindo-os para as IES.

Validação de competências

Muitas empresas no mundo inteiro reconhecem o certificado. Algumas dessas microcertificações também servem como base em provas de títulos de concursos. Isso porque a validação pode ser facilmente conferida, principalmente no caso do curso on-line. 

Outro grande benefício de se investir em uma certificação profissional é o aumento das chances de ter uma promoção no trabalho, como foi mencionado. Isso porque o estudante sairá na frente em relação às indicações profissionais, uma vez que tem uma formação mais completa do que os demais candidatos da mesma vaga.  

Isso acontece porque o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Os empregadores dão preferência para aqueles que têm habilidades e dominam conhecimentos que possam oferecer algo a mais para a organização. 

Ainda que o aluno ou funcionário não esteja empregado, é válido já garantir esse diferencial para facilitar a entrada no mercado e, depois, subir os degraus, ocupando vagas mais desafiadoras. Por isso, é interessante escolher as microcertificações que estejam de acordo com a área em que deseja atuar.

Leia também: 👉 Credly é o certificador oficial da ferramenta Personabilities

Lifelong learning e atualização de habilidades

Além de contribuir para a devida preparação dos colaboradores, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados no dia a dia, as certificações têm outra vantagem: a constante atualização.  

Afinal, os cursos trazem sempre novos conhecimentos, por meio de teorias e práticas mais modernas, de acordo com o tipo de função e a realidade do mercado. Quem busca certificações precisa, inevitavelmente, estudar para obter boas avaliações nos testes aplicados ao longo dos cursos ou no momento da conclusão, antes da obtenção do diploma. 

Assim, o aluno tem a possibilidade não apenas de descobrir novos conhecimentos, mas também adquirir habilidades novas. Esse é um ponto bastante importante quando falamos das microcertificações, afinal uma vez que o estudante passa a ter acesso ao novo e se desliga do modelo tradicional – e, por vezes, ultrapassado - de ensino, ele começa a ser cada vez mais preparado para o mercado de trabalho. 

Em vista disso, a Pearson Higher Education tem uma ferramenta que é essencial neste cenário. A Credly by Pearson oferece as microcertificaçoes que representam, de forma visual, as habilidades, conquistas e certificações obtidas em diversas áreas pelos estudantes, permitindo que as IES disponibilizem esse serviço, que gera uma demanda de profissionais em busca disso. Acesse a página e saiba mais sobre a solução! 

catalogo de soluções Pearson Higher Education

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados