Conheça Personabilities, a solução desenvolvida pela Pearson para avaliar, treinar e validar as habilidades interpessoais de estudantes universitários.

  1. O que queremos dizer com habilidades interpessoais?
  2. Habilidades pessoais e interpessoais: qual é a diferença? 
  3. Personabilities aprimora as habilidades interpessoais mais procuradas
  4. 6 habilidades interpessoais que Personabilities desenvolve
    4.1. Comunicação oral e escrita
    4.2. Trabalho em equipe
    4.3. Responsabilidade social
    4.4. Pensamento crítico
    4.5. Autogestão
    4.6. Liderança
  5. Como funciona Personabilities?
    5.1. Avaliações psicométricas
    5.2. Treinamento on-line
    5.3. Comprovação de competências com a Credly
  6. Personabilities é o que a sua instituição precisa!

A Quarta Revolução Industrial trouxe consigo mudanças radicais que transformaram o mundo educacional e o mercado de trabalho, situação que exige que as universidades estejam na vanguarda, em termos de avaliação, desenvolvimento e validação de seus alunos quanto às habilidades interpessoais, já que hoje estas se tornaram requisitadas por empresas de todo o mundo. 
 
Conheça Personabilities: o sistema de avaliação, treinamento e validação das principais habilidades interpessoais que todo aluno de educação deve desenvolver para enfrentar com sucesso o mundo da empregabilidade. A sua instituição de ensino já trabalha as soft skills?

O que queremos dizer com habilidades interpessoais?

que-queremos-dizer-com-habilidades-interpessoais

As habilidades interpessoais representam um conjunto de competências de alto impacto para as empresas e, especialmente, para a área de recrutamento de talentos humanos – mesmo acima de certas capacidades técnicas, pois se concentram no desenho organizacional de equipes eficientes para o trabalho colaborativo. 

Para a área de Recursos Humanos de qualquer empresa, as habilidades interpessoais são ajustadas ao processo seletivo, no qual é essencial identificar no candidato sua capacidade de interagir de modo eficiente em grupos colaborativos, que hoje se tornaram o entorno dominante do mundo do trabalho.

Habilidades interpessoais são as habilidades mais procuradas para empresas, escolas e qualquer ambiente colaborativo, onde a interação humana é o motor da produtividade e da eficiência.  

Independentemente do nome que conhecem: as competências interpessoais, as competências transversais, as soft skills, todas representam o leque mais importante de competências sociais focadas na otimização da comunicação nas esferas pessoal, social e profissional.  

Leia também: 👉 Soft skills no ensino superior é estratégia para a competitividade

Habilidades pessoais e interpessoais: qual é a diferença?  

Habilidades-pessoais-e-interpessoais-qual-é-a-diferença

Todos nós temos competências e habilidades focadas no controle e no gerenciamento de nosso comportamento e do ambiente imediato; são habilidades pessoais que nos ajudam a analisar e resolver problemas que afetam diretamente nossos resultados.  

Elas também são conhecidas como habilidades intrapessoais porque se desenvolvem a partir da autogestão do indivíduo, e não necessariamente intervêm nos processos de terceiros. 

Exemplos de habilidades pessoais:

  • Gestão do tempo
  • Comunicação oral e escrita
  • Contenção e resolução de problemas
  • Autogestão emocional  

Por outro lado, as habilidades interpessoais têm relação direta com entornos coletivos: equipes de trabalho ou acadêmicos, e tendem a desenvolver habilidades de ordem grupal, que impactam positivamente a eficiência e a produtividade dos entornos coletivos. 

É muito comum que algumas habilidades interpessoais e pessoais se relacionem entre si, mas é possível identificar a que tipo elas pertencem quando as colocamos em contexto; por exemplo, a resolução de problemas, quando uma pessoa que pode resolver um problema que afeta diretamente sua área, ou seus interesses, demonstra que tem habilidades pessoais.  

No entanto, por conta do ritmo das atividades e das mudanças trabalhistas, como o trabalho remoto, hoje as áreas de uma empresa interagem a cada segundo, então agora é necessária uma gestão interativa, imediata e baseada em um ambiente colaborativo. 

O trabalho isolado praticamente não existe mais. Em nossa sociedade atual, as habilidades interpessoais funcionam como recursos de alto impacto, que respondem a procedimentos que não são mais coordenados por pessoas, mas por grupos de profissionais que interagem de qualquer lugar do mundo.

e-book habilidades interpessoais

Personabilities aprimora as habilidades interpessoais mais procuradas

Nos últimos 50 anos, o desenvolvimento tecnológico orientou a tendência laboral para a gestão e o desenvolvimento de competências informáticas e de gestão, mas hoje, de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2022, “metade dos trabalhadores terá de se reciclar nos próximos cinco anos”. 

A afirmação mencionada sugere que mais de 3,3 bilhões de pessoas no mundo precisam atualizar, melhorar os próprios conhecimentos e habilidades e, na maioria dos casos, correr para desenvolver as novas habilidades mais procuradas no mundo: 

Estas são as 9 habilidades com maior demanda no mundo em 2023:

  1. Solução de problemas complexos
  2. Autogestão
  3. Trabalho colaborativo
  4. Liderança e influência social
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa
  6. Pensamento crítico, analítico e inovador  
  7. Aprendizagem ativa e estratégica
  8. Uso, desenvolvimento, monitoramento e controle de tecnologia
  9. Resiliência, flexibilidade e tolerância ao estresse

Leia também: 👉 6 habilidades sociais mais valorizadas no novo mercado de trabalho

desenvolva soft skills na sua ies

6 habilidades interpessoais que Personabilities desenvolve

Os recursos de avaliação psicométrica de Personabilities são projetados para analisar e mensurar os atributos pessoais de cada estudante, a ​​partir do desempenho acadêmico, mas focados em identificar os aspectos essenciais de seu potencial prospectivo no ambiente de trabalho, acompanhando o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais para se destacar em qualquer processo de seleção de talentos. 

 

Entre as principais competências interpessoais que podem ser aprimoradas com Personabilities, estão as seguintes:

1. Comunicação oral e escrita

Os testes de raciocínio verbal e escrito destacam-se por sua capacidade de identificar as habilidades de comunicação a partir de uma perspectiva interpessoal, ou seja, avalia-se a eficácia com que a comunicação está sendo emitida, processada, recebida pelo interlocutor de maneira assertiva.

2. Trabalho em equipe

Como mencionado no início, as habilidades pessoais são muito eficazes em situações individuais, mas somente na interação do trabalho em equipe o desenvolvimento de habilidades interpessoais pode ser apreciado e avaliado. Nesse sentido, a psicometria de Personabilities permite à instituição e às futuras empresas que obtenham um registro oportuno e prospectivo das habilidades do aluno para avaliar a eficiência dele em um ambiente colaborativo ativo.  

Leia também: 👉 3 formas de fomentar o trabalho colaborativo nas aulas universitárias

3. Responsabilidade social

responsabilidade-social-habilidades-interpessoais-dos-estudantes

É um dos traços mais característicos das habilidades interpessoais, pois ajuda a reduzir a lacuna do viés de produtividade individual: a crença pessoal de que nossos resultados somente interessam ou afetam a nós mesmos, e se concentra em valorizar a capacidade do aluno de ver seus resultados como um processo capaz de influenciar e afetar positivamente o mundo.

4. Pensamento crítico

Sem dúvida, uma das habilidades mais apreciadas no mundo atual: referimo-nos à capacidade de raciocinar a partir de uma perspectiva analítica e decisiva, focada na ação e na resolução em situações que exigem tomada de decisão inteligente

Atualmente, as empresas atribuem grande importância ao pensamento crítico, pois poupa-lhes muito tempo, dinheiro e recursos humanos, por terem pessoal treinado para discernir entre as vantagens e desvantagens de uma situação crítica.

Leia também: 👉 Como desenvolver o pensamento crítico dos alunos no Ensino Superior

5. Autogestão

Nas gerações anteriores, a tendência profissional ditava que os funcionários deveriam ser educados, treinados e relatar todas as situações a seus superiores. Por razões óbvias, essa dinâmica desencadeou muito tempo perdido, entre outros recursos. 

Hoje, a​​ autogestão busca resolver esse problema incentivando a autoaprendizagem; a capacidade do colaborador de agir, interagir e realizar suas atividades sem a limitação da supervisão e da aprovação constantes. A autogestão é a espinha dorsal da liderança responsável, porque a pessoa desenvolve a capacidade de agir tomando as próprias decisões de modo inteligente.

Leia também: 👉 Autoaprendizagem: 5 coisas que você não sabia e como isso influencia seus alunos

6. Liderança

Embora haja uma tendência a acreditar que a liderança é uma qualidade nata de algumas pessoas, está provado que essa habilidade pode – e deve – ser aprendida a partir do exercício constante de atividades relacionadas a outras habilidades, como:

  • Saber delegar
  • Solucionar problemas
  • Ter comunicação assertiva
  • Ter confiança
  • Ter mente aberta
  • Ter plena vontade de criticar
  • Ter intuição
  • Ter determinação
  • Ter capacidade de influenciar os outros  

Como funciona a Personabilities?

Como-funciona-a-ferramenta-Personabilities

Personabilities consegue identificar cada um desses elementos citados acima, pois é uma ferramenta focada em avaliar, treinar e validar as habilidades interpessoais de alta demanda no mundo do trabalho do presente e do futuro imediato. Convidamos você a conhecer em profundidade esses recursos:

Avaliações psicométricas 

Personabilities é projetado para analisar e avaliar os atributos pessoais de cada aluno com base no desempenho acadêmico, para identificar os aspectos essenciais de seu potencial prospectivo no ambiente de trabalho, monitorando o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais a fim de se destacar em qualquer processo de seleção de talentos. 

Watson-Glaser Test III

É um dos testes mais eficientes para analisar, medir e avaliar habilidades relacionadas ao pensamento crítico:

  • Identificar e analisar desde problemas básicos e práticos até situações complexas.
  • Diferenciar generalidades de proposições, argumentos e inferências por meio do raciocínio lógico.

Esse teste permite às empresas que obtenham uma avaliação da capacidade do candidato de exercer liderança, pensamento crítico e criativo em um ambiente colaborativo.

Leia também: 👉 Personabilities: complemente a grade curricular com soft skills!

Workplace Personality Inventory (WPI-II)

Como o nome indica, essa psicometria funciona como um inventário de Personabilities focado em um ambiente de trabalho. Em menos de 35 minutos o WPI é capaz de fornecer informações essenciais sobre o aluno a partir de 4 habilidades-chave para o desempenho acadêmico e profissional

  • Liderança
  • Responsabilidade social
  • Trabalho em equipe e colaboração  
  • Autogestão

Vale a pena notar que essas habilidades se relacionam diretamente com as necessidades das empresas em termos de empregabilidade.

Differential Aptitude Test (raciocínio verbal)

Um​​ teste amplamente utilizado nas universidades para orientação vocacional, desde a avaliação da capacidade mental em geral, do raciocínio verbal e numérico e da consciência espacial.

Treinamento on-line

Os alunos podem realizar práticas e exercícios focados em reconhecer, desenvolver e reforçar habilidades pessoais e sociais, o que abrirá uma ampla gama de oportunidades, interligando o desempenho acadêmico deles com o mercado de trabalho. 

O processo de treinamento on-line é curto e extremamente prático:  

  • Os usuários acessam a plataforma e obtêm informações sobre as características das habilidades a serem exercidas.
  • Eles também receberão informações sobre como serão avaliados, bem como o distintivo a ser obtido no final do treinamento.
  • Vídeo instrucional para reforçar e dar continuidade ao processo de treinamento.
  • Módulo de aprendizagem: dividido em conteúdo, prática e aplicação dos conhecimentos obtidos.
  • Pré-teste (Pós-teste): outro teste é realizado, mas agora em um quadro contextual para corroborar o conhecimento obtido.

Ao final, o aluno realiza uma avaliação global que lhe permite recapitular e ratificar os benefícios do treinamento e, como resultado de seu esforço, ele obterá um distintivo que valida o domínio da habilidade interpessoal escolhida.  

Comprovação de competências com a Credly

Badges, ou certificados digitais, são acreditações que representam hoje a maneira mais confiável de demonstrar e validar as habilidades adquiridas através de cursos e certificações. 

Esses ativos funcionam como recompensas digitais relacionadas a diversas habilidades e conquistas que, além de motivar os alunos a fortalecerem suas habilidades, também oferecem aos empregadores maior confiança no processo de recrutamento de talentos. 

Ao contrário do currículo tradicional, as validações digitais são organicamente integradas às novas dinâmicas de captação de talentos profissionais: devemos considerar que as empresas atualmente investigam o “comportamento digital” de seus candidatos. Ver que eles têm acreditações digitais de natureza profissional em suas redes sociais como o LinkedIn os colocará em uma posição muito mais competitiva.

Personabilities é o que a sua instituição precisa!

Personabilities-é-o-que-a-sua-instituição-precisa

Concluir o ensino superior não é mais o objetivo final da aprendizagem. A tendência atual é a aprendizagem ao longo da vida. A lifelong learning tornou-se o principal fator de sucesso no mundo acadêmico e do trabalho, e o será por várias gerações. 

O principal componente da aprendizagem contínua são as habilidades interpessoais, e isso responde à velocidade com que a tecnologia influenciou e acelerou os processos na educação, no mercado de trabalho e no ritmo de vida em geral. 

Personabilities permite às instituições de ensino superior que aumentem as competências interpessoais de seus alunos, ampliando as oportunidades de empregabilidade através da competitividade. 

Entre em contato com nossos Consultores de Transformação Digital e faça parte das centenas de universidades que já desfrutam dos benefícios de Personabilities para otimizar as soft skills de seus alunos de maneira rápida e eficiente, agregando também valor ao currículo de sua instituição. 

Conheça Personabilities!

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados