Entenda os benefícios de ter uma biblioteca virtual e como os livros digitais podem ajudar a melhorar a experiência de aprendizagem na escola.


O desenvolvimento das habilidades de leitura no ensino superior, construção de ideias e inovação competitiva no mercado de trabalho agora também depende de uma pedagogia digital.

Em outras palavras, é importante que a instituição de ensino adote um conjunto de recursos, ferramentas digitais e materiais dedicados à aprendizagem em cenários presenciais e remotos, assíncronsos e síncronsos, como os livros digitais.

Na aprendizagem digital, as possibilidades com ferramentas são muitas, mas poucas podem integrar a inovação com os materiais clássicos aos quais professores e alunos estão acostumados. É o caso dos livros didáticos, que representam um recurso vital de organização, estrutura e gestão da aprendizagem, bem como uma diretriz fundamental para a realização dos objetivos e aprendizados esperados.

O livro digital não significa apenas a versão PDF do livro físico. É um recurso com o qual alunos e professores podem interagir para marcar seções de interesse, realizar anotações, responder às atividades e trabalhar de forma colaborativa, por meio de uma infraestrutura digital.

O que a minha instituição pode obter com uma Biblioteca Virtual com livros digitais?

livros digitais para professores no ensino remoto beneficios

1. Interação direta com os alunos, gerando espaços de trabalho independentes e incentivando a aprendizagem colaborativa.

2. Apresentação de novas estratégias, técnicas de estudo e cooperação que respondam às necessidades atuais das escolas, professores e alunos.

3. Geração de ambiente virtual de aprendizagem seguro, criativo e dinâmico, utilizando uma ou mais das funções da Biblioteca Virtual.

4. Desenvolva habilidades de leitura no ensino superior de uma forma interessante, ágil e eficiente.

5. Planeje atividades de interesse que impactem seus alunos, por meio de imagens, gráficos, audiobooks, atividades e avaliações que acompanham claramente o processo de aprendizagem.

6. Ter diferentes recursos para tomar notas, criar ideias, argumentar, visualizar e realizar a avaliação da aprendizagem.

7. Alinhar a comunicação acadêmica com outras rotinas com a ajuda da mobilidade do ensino para alunos e professores.

8. Gerar propostas para o trabalho de projeto através de ferramentas e conteúdos atualizados e confiáveis.

9. Tenha um amplo acervo de e-books que facilita a gestão da informação, bem como o desenvolvimento de habilidades científicas e ampla expansão para o desenvolvimento do pensamento.

Outros benefícios importantes do livro digital para o ensino remoto

Desenvolver atividades lúdicas no ensino remoto, por meio de livros digitais é outra possibilidade oferecida pela Biblioteca Virtual, uma vez que as diferentes ferramentas são combinadas com os eixos da gamificação, que consistem em transferir a mecânica dos jogos para o campo educacional, premiar conquistas e gerar uma experiência positiva para os estudantes.

Tudo isso para explorar e descobrir novos conhecimentos, consolidar e testar o que foi aprendido, bem como avaliar o progresso e o desempenho individual de cada aluno.

Exemplos de outros benefícios da gamificação no ensino superior remoto são:

  • Designar desafios aos alunos para resgatar ideias-chave de um tema em seu livro virtual didático;
  • Motivar os alunos a alcançar um status entre o grupo de acordo com o domínio de diferentes habilidades;
  • Fomentar o desenvolvimento pessoal dos estudantes, por meio de sessões de atualização ou incentivar a compreensão da leitura com a leitura em voz alta e, em seguida, competir por uma nota melhor.

Como pudemos perceber, as possibilidades dos livros digitais são muitas, não só alguns benefícios. O recurso apoia o desenvolvimento de habilidades digitais que hoje, mais do que nunca, são necessárias para uma experiência educacional baseada na confiança, autonomia e superação de desafios.

Gostou de aprender um pouco mais sobre os benefícios que uma Biblioteca Virtual trará para sua instituição de ensino? Então, baixe gratuitamente o infográfico: 11 diferenciais da Biblioteca Virtual da Pearson.

BAIXAR INFOGRÁFICO!

 

Traduzido e adaptado do Blog Pearson Latam.

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados