Ter uma biblioteca virtual universitária permitirá promover planos acadêmicos e melhorar o desempenho dos seus estudantes, gerar trilhas de conhecimento e economizar muitos recursos no processo de aprendizagem.
- O que é uma Biblioteca Virtual Universitária e por que é tão importante?
1.1 O desenvolvimento de habilidades cognitivas
1.2 Compreensão de leitura
1.3 Análise e pesquisa
1.4 Pensamento crítico
1.5 Autoaprendizagem - A Transição da biblioteca física para a Biblioteca Digital
- 5 razões para ter uma Biblioteca Virtual Universitária em sua instituição de ensino!
3.1 Adeus às restrições de espaço
3.2 Adaptabilidade e personalização
3.3 Diversidade de recursos
3.4 Atualização contínua e imediata
3.5 Rentabilidade em todos os aspectos
A Biblioteca Virtual é o complemento essencial para enriquecer e otimizar a transmissão do conhecimento no ensino superior. Além disso, auxilia o docente a lecionar de acordo com as necessidades de cada grupo de estudantes.
Ainda não tem um acervo digital na sua IES? A seguir, elencamos 5 razões convincentes para implementá-la o quanto antes e proporcionar uma experiência única de ensino. Acompanhe!
O que é uma Biblioteca Virtual Universitária e por que é tão importante?
Bibliotecas são o dispensário da educação, cultura e progresso. Aliás, criam o cenário ideal para adquirir e compartilhar informações atualizadas e relevantes. Além disso, permitem que professores e alunos – e, em geral, toda a comunidade acadêmica – aproveitem os recursos escolares que, em outras circunstâncias, seriam complexos para adquirir.
A biblioteca universitária não é apenas um conjunto de títulos de referência, muito menos um espaço destinado para "armazenar" livros. Na realidade, sua função vai muito além e está focada em promover e adaptar o conhecimento dos estudantes às necessidades atuais e reais do mercado de trabalho.
Não há dúvidas de que a Biblioteca Virtual traz inúmeros benefícios para os estudantes. Aqui compartilhamos os mais importantes. Veja só:
O desenvolvimento de habilidades cognitivas
Consiste naquelas relacionadas ao processamento e análise objetiva das informações para transformá-las em tomadas de decisões.
Compreensão de leitura
Sendo um ambiente configurado para leitura acessível e prática, os usuários se envolvem com o processo de forma mais amigável em comparação com outros ambientes não projetados para estudo.
Análise e pesquisa
A busca por informações passa a fazer parte da metodologia estudantil do aluno, incentivando o hábito de processar sistematicamente a coleta de dados e a consolidação de informações.
Pensamento crítico
O aluno aprende a discernir entre informações relevantes e informações não relevantes. Da mesma forma, desenvolve uma maior acuidade mental para identificar conceitos, melhorar seu julgamento crítico e se expressar com maior facilidade e precisão na forma oral e escrita.
Autoaprendizagem
No acervo digital da universidade os estudantes ativos geram hábitos de leitura, ganham experiência e desenvolvem um alto nível de autonomia na busca e seleção de informações.
A Transição da biblioteca física para a Biblioteca Digital
Para compreendermos melhor sobre essa transição, devemos lembrar como a educação 4.0 evoluiu para sua versão 5.0.
Educação 4.0: uma referência à revolução 4.0 em que as tecnologias foram aos poucos sendo inseridas nos processos educacionais. Até então, havia estudos de predição que já esperavam por uma revolução tecnológica e transformação digital no ensino.
Conheça alguns pilares da educação 4.0
- Método sistêmico de avaliação e de planos de aulas.
- Mudança do senso comum que engloba pontos de vistas distintos, debates e abordagens científicas e tecnológicas.
- Gestão e análise do conhecimento do estudante.
- Introdução de um novo ambiente de aprendizagem digital e modelo inovador de educação.
Durante esse processo, as instituições acadêmicas começaram a digitalizar suas bibliotecas e transformá-las em centros de conhecimento global, transformando radicalmente a forma como a informação era acessada.
Educação 5.0: coloca a tecnologia como principal pilar. Em 2016 já despontava no Japão como principal base da metodologia educacional. No Brasil, começou a ser implementada durante o período pandêmico, o qual possibilitou inovação e modernidade das universidades.
Conheça alguns pilares da educação 5.0
- Inclusão de metodologias e processos educacionais alternativos como ensino por competências, metodologias ativas, inteligência artificial, big data, realidade virtual, realidade aumentada, mobile learning e data analytics.
- Plataformas de aprendizagem como principal ferramenta para lecionar.
- Ensino híbrido e flexibilização curricular.
- Desenvolvimento de soft skills e habilidades digitais.
- Criatividade, autonomia e colaboração.
Mas o que aconteceu com bibliotecas físicas? Seu uso diminuiu consideravelmente após as universidades começarem a operar no ambiente virtual e seu papel deixou de ser principalmente acadêmico para se tornar mais cultural.
Embora existam opiniões conflitantes e alguns especialistas apontam com preocupação que o futuro das bibliotecas físicas seja incerto, outros apontam que elas não desaparecerão, mas serão transformadas. Agora seu papel na sociedade será o de espaços projetados para preservar o conhecimento como um apoio e patrimônio cultural da humanidade.
Este é o ponto crucial onde a Biblioteca Virtual universitária assumiu um papel de liderança: em 2020, seu uso aumentou em até 48%, e a tendência sugere que continuará aumentando até que se posicione como o principal recurso digital nas escolas e universidades de todo o mundo.
5 razões para ter uma Biblioteca Virtual Universitária em sua instituição de ensino!
É provável que mesmo com os dados acima você possa pensar que ainda é prematuro implementar uma Biblioteca Virtual universitária. No entanto, depois de ler as seguintes razões você pode considerar que este é o melhor momento para começar a transformação digital. Veja!
1 - Adeus às restrições de espaço
Nada como poder acessar e consultar uma Biblioteca Digital a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo. Agora que a pandemia global pressionou as instituições de ensino a implementar o modelo de educação a distância como o principal sistema educacional, sem o recurso da Biblioteca Virtual isso teria sido tecnicamente impossível.
A acessibilidade total oferecida pela plataforma, por não depender de um registro burocrático ou tempo de espera por uma obra, são fatores que não interferem mais no processo de aprendizagem, otimizando o tempo de uma forma que nunca foi alcançada na história da educação.
2 - Adaptabilidade e personalização
Não há como negar, as novas gerações se reúnem em uma biblioteca física como uma experiência semelhante à visita a um museu. As bibliotecas digitais não apenas se adaptam aos seus hábitos ágeis de pesquisa de informações, como também permitem pesquisas eficazes e dinâmicas, afastando os estudantes de sites não confiáveis.
Por outro lado, o design e a estrutura da Biblioteca Virtual universitária são geralmente responsivos, o que significa que elas se adaptam à maioria dos dispositivos (celulares, tablets ou PCs). Isso permite que os estudantes se familiarizem imediatamente com seu uso.
A personalização do estudo, por outro lado, gera uma sensação de pertencimento à instituição e ao resto da comunidade acadêmica, pois a universidade pode adaptar a diversidade de conteúdo aos seus interesses e necessidades. A Biblioteca Digital torna-se não apenas um repositório de livros, mas uma extensão dos conteúdos que compõem os currículos.
3 - Diversidade de recursos
Aqui vamos falar sobre expandir a experiência de leitura para outras possibilidades. A plataforma abre a possibilidade de integração com outros formatos de conteúdos multimídia como galerias de imagens, catálogos, infográficos, audiobooks, aumentando o nível de adaptabilidade, além de oferecer alternativas no plano de aula, flexibilização de disciplinas e recursos pedagógicos.
4 - Atualização contínua e imediata
Pense na vantagem de ter as últimas edições em sua Biblioteca Virtual universitária e não ter que esperar meses pela impressão da versão mais recente. No caso da comunidade científica e acadêmica, essa é uma grande vantagem, pois permite que eles estejam na vanguarda em suas áreas de estudo.
Ao contrário da biblioteca física, onde a introdução de novos títulos ou edições envolve uma reconfiguração do espaço e a administração de todos os títulos, a biblioteca digital permite que você faça essas configurações em poucos minutos.
5 - Rentabilidade em todos os aspectos
A partir do momento da aquisição de uma Biblioteca Virtual universitária, haverá muitos ganhos, tanto para a instituição de ensino quanto para os estudantes.
A redução dos custos operacionais é bastante notável. Por exemplo, serão necessários poucos funcionários para dar suporte aos estudantes.
A manutenção do espaço físico é descartada, pois se torna uma manutenção virtual que não requer processos especializados nem custos extras.
Esqueçamos também a manutenção de livros físicos, aqui podemos ainda considerar aspectos como: temperatura, umidade e peso (fatores essenciais para o cuidado em uma biblioteca tradicional).
Vale ressaltar o benefício de rentabilidade do volume, espaço e número de títulos: a biblioteca física precisa investir em dezenas ou centenas de cópias de um livro a um custo por unidade. Na versão digital só é necessário investir em um único livro digital que possa ser compartilhado e replicado de forma ilimitada, o que marca uma enorme economia de investimentos.
Sem dúvidas, ter uma Biblioteca Virtual universitária, hoje, é uma prioridade para instituições que querem ficar à frente no mercado e enfrentar os desafios da educação a distância que teremos pela frente.
Se você quiser conhecer e aproveitar todas as vantagens de uma biblioteca virtual de qualidade, conheça a Biblioteca Virtual da Pearson. Um grande repositório de conteúdo dinâmico e personalizável, onde os alunos podem acessar mais de 10 mil títulos que trazem suporte a mais de 40 áreas de atuação.
Além disso, haverá a possibilidade de aplicar abordagens pedagógicas de ponta: gestão emocional, autocontrole, abordagem de base objetiva e fortalecer o senso de liderança entre outras habilidades que beneficiarão sua instituição de ensino superior.
Aproveite e faça um teste gratuito por 30 dias e comprove a qualidade e a eficiência das funcionalidades.
Referências
Cabrera Facundo, Ana Margarita ( 2015). Bibliotecas digitais: um breve estudo bibliométrico. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, 26(4),362-380. [data de Consulta 22 de julho de 2021]. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=377645763005
Prensky, M., & Heppell, S. (2015). Ensino de nativos digitais (Biblioteca de Inovação Educacional). Edições SM. Zamora Fonseca, Raquel, & Cañedo Iglesias, Carlos
(2008). Biblioteca Virtual: Reflexões e considerações teóricas. Biblios, (33),1-14. [data de Consulta 23 de julho de 2021]. ISSN:. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16118983004
*Tradução e adaptação do Blog Pearson Latam.
Fique por dentro! 👇
Siga-nos nas redes sociais!
Deixe um comentário