Você sabe o que é o W3C e como impacta no trabalho da sua IES? Veja como as diretrizes do W3C ajudam a sua Biblioteca Virtual!


  1. O que é o W3C?
  2. Por que devemos utilizar esse padrão?
    2.1 8 vantagens do padrão W3C
  3. Quais são as aplicações recomendadas?
  4. Por que a sua IES precisa se preocupar com os padrões determinados pela W3C?

Para que a internet cumpra o seu propósito de informar e fomentar a pesquisa, alguns padrões são essenciais. Com o avanço da tecnologia e do acesso à informação, modelos foram criados, ao longo dos anos, para tornar a internet um ambiente estável e seguro para todos os usuários. Com isso surgiu o W3C.

Trata-se de um padrão desenvolvido por uma organização, que cria e controla os protocolos necessários para o funcionamento da web. Ele define especificações, recomendações e orientações que garantem a qualidade técnica e editorial. A seguir, veja como o padrão impacta positivamente na experiência dos estudantes na sua Biblioteca Virtual!

O que é o W3C?

o que e w3c para ensino superior

World Wide Web Consortium é uma organização internacional formada por empresas privadas, órgãos governamentais e associações independentes.

Os membros da W3C atuam no desenvolvimento dos protocolos e modelos de padronização da rede mundial de computadores (www).

Por meio deles, o consórcio organiza todo o conteúdo da internet, de forma a torná-lo mais suscetível à interpretação.

Isso quer dizer que qualquer página que estiver adequada a esse modelo estará disponível e visível, com o máximo potencial de usabilidade e acessibilidade para os usuários.

O W3C influencia a internet de maneira geral. Antes do desenvolvimento dos smartphones, por exemplo, o acesso aos sites só era possível por meio dos navegadores web.

Com o avanço da tecnologia de diversos dispositivos, tornou-se necessário promover o acesso por meio de outros recursos.

Sem o W3C, esse seria um processo burocrático, pois cada plataforma conta com suas características e particularidades.

Isso significa que toda instituição que deseja hospedar um sistema, um acervo de e-books ou algumas informações em um ambiente online precisa se adequar a esse padrão.

A seguir, você vai entender o que é preciso para oferecer seus materiais de aprendizagem virtual atendendo aos principais critérios do W3C.

Nova call to action

Por que devemos utilizar esse padrão?

Durante o desenvolvimento de site institucional, por exemplo, é muito comum que as pessoas queiram inovar e trazer aspectos diferentes, com o objetivo de chamar a atenção.

No entanto, nem sempre é possível trabalhar com alternativas fora do convencional. Por exemplo, não considerar o padrão W3C pode ser prejudicial e causar problemas a longo prazo.

Afinal, por mais que a página fique visualmente bonita, impor obstáculos tende a prejudicar a experiência do usuário (UX).

Outro fator preocupante é em relação à credibilidade do ambiente. Sites que fogem do padrão geram desconfiança. Sem falar nas dificuldades de acesso e compreensão que podem causar.

O W3C determina os parâmetros de segurança, eficácia e acessibilidade de todo o conteúdo que é disponibilizado em uma página no ambiente online.

8 vantagens do padrão W3C

  1. Torna o acesso mais fácil para todos os usuários.
  2. Melhora o carregamento e o gerenciamento das páginas do site.
  3. Gera mais credibilidade, pois otimiza o funcionamento.
  4. Garante suporte e informações da sede e dos escritórios.
  5. Conta com aplicações confiáveis e documentadas passo a passo.
  6. Apresenta menor burocracia, o que facilita o engajamento de todos.
  7. Garante um serviço íntegro, reconhecido mundialmente.
  8. Oferece múltiplos benefícios, que permitem o funcionamento eficiente de ferramentas e plataformas.

Todas essas vantagens são proporcionadas porque o papel do W3C é oferecer todo o potencial da internet para os usuários.

Para isso, a organização desenvolve protocolos e diretrizes relevantes para esse público. Essas informações são disponibilizadas em publicações sobre os padrões na web.

As empresas e instituições de ensino que os adotam garantem que seus sites, sistemas, plataformas de aprendizagem e soluções funcionem em conformidade com as tecnologias mais recentes.

Quais são as aplicações recomendadas?

w3c para ensino superior como adequar

O desenvolvimento de um site ou serviço no padrão W3C exige que algumas soluções, recomendadas pela organização, sejam usadas. São elas: 

  • HTML (Hypertext Markup Language); 
  • XHTML (eXtensible Hypertext Markup Language); 
  • XML (eXtensible Markup Language); 
  • CSS (Cascading Style Sheets); 
  • XSLT (eXtensible Stylesheet Language for Transformation); 
  • Common Gateway Interface; 
  • DOM (Document Object Model); 
  • Resource Description Framework; 
  • SVG (Scalable Vector Graphics); 
  • Simple Object Access Protocol; 
  • Synchronized Multimedia Integration Language;
  • Web Services Description Language; 
  • XML Information Set; 
  • XPath; 
  • Xquery; 
  • Web Ontology Language (OWL); 
  • PNG/RGBA. 

A W3C é guiada por princípios do OpenStand, que é considerado pela organização como o "Paradigma Moderno para Padrões" e reúne algumas contribuições, como: 

  1. CGI; 
  2. CSS; 
  3. DOM; 
  4. HTML; 
  5. HTTP; 
  6. XHTML; 
  7. XML. 

Por que a sua IES precisa se preocupar com os padrões determinados pela W3C?

O primeiro contato do aluno com a instituição, em geral, acontece por meio de indicação. Em qualquer situação, no entanto, chegará o momento em que ele vai buscar mais informações a respeito. Dessa forma, geralmente costumam ser obtidas no site institucional.

Já nesse primeiro acesso, a impressão que o estudante terá será determinante. A página deve gerar confiança, mostrando que é um ambiente seguro e que segue os padrões que ele já está acostumado a ver em outros sites.

Portanto, uma IES que tem um site construído fora dos parâmetros da W3C não vai transmitir a segurança que o estudante procura.

Além disso, as informações devem estar dispostas de uma forma fácil de ser compreendida. Os usuários não esperam ter que buscar algum tipo de ajuda para tirar as principais dúvidas.

Caso isso aconteça, a impressão e a experiência serão negativas. Afinal, se ele precisa de suporte para compreender os dados da página, pode significar que o processo educacional da IES apresenta burocracia ou qualquer outra complexidade.

Mesmo que o aluno passe dessa fase e dê um voto de confiança para a instituição, sabe que terá que utilizar alguns sistemas online da frequentemente.

Isso pode ser um grande problema para a IES que não oferece um ambiente apropriado e que atende aos padrões da W3C.

Outro exemplo que podemos citar é o uso da Biblioteca Virtual. Caso o sistema não seja adequado aos princípios de acessibilidade e usabilidade, tende a trazer péssimas experiências aos estudantes. As consequências podem ser o baixo desempenho no aprendizado e, consequentemente, a evasão escolar.

Há mais de 175 anos no mercado de desenvolvimento de soluções educacionais, a Pearson Higher Education preza pela qualidade do que oferece e busca proporcionar uma experiência única aos estudantes.

Por isso, desenvolve soluções que seguem os padrões de conformidade da W3C. Um bom exemplo disso é o nosso acervo online de obras acadêmicas.

Aproveite para conhecer 11 diferenciais da Biblioteca Virtual para a sua instituição de ensino superior. Baixe o infográfico gratuitamente! 👇

banner download gratis de infografico 11 diferenciais da biblioteca virtual pearson

 

 

Pearson Higher Education
Pearson Higher Education

Constantemente criando e inovando em soluções educacionais para ajudar as instituições de ensino a prosperarem no mercado de Educação Superior.

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados