As bibliotecas digitais são plataformas inovadoras que oferecem muitos benefícios, mas também desafios na implementação. Continue lendo!

  1. 7 motivos para investir em uma Biblioteca Virtual Universitária para sua instituição de ensino
  2. Quais são os requisitos operacionais e técnicos de uma Biblioteca Virtual Universitária?
    2.1. Requisitos para a escolha ideal da plataforma
    2.2. Requisitos técnicos para a instituição
  3. 3 fases para implementação de nossa biblioteca virtual em sua instituição
    3.1. Fase de planejamento
    3.2. Fase de implementação
    3.3. Fase de acompanhamento e avaliação
  4. Por que escolher a Biblioteca Virtual Pearson para sua universidade?

A biblioteca tradicional está evoluindo para se adaptar a um mundo cada vez mais digitalizado. As bibliotecas virtuais universitárias surgiram como uma solução inovadora para as demandas em constante mudança de estudantes e acadêmicos, oferecendo acesso instantâneo a uma vasta quantidade de recursos e obras relevantes. 

Mas como instituições como a sua podem escolher a melhor opção e garantir uma implementação bem-sucedida? Se sua instituição ainda não possui uma Biblioteca Virtual Universitária, ou está buscando migrar para uma opção mais atualizada e moderna, aqui você encontrará informações relevantes sobre os requisitos técnicos e o processo de habilitação.

7 motivos para investir em uma Biblioteca Virtual Universitária para sua instituição de ensino

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Essas plataformas, para além de ser simples repositórios de informações, foram transformadas em espaços interativos, personalizados e altamente funcionais que se adaptam às necessidades do século XXI. As principais razões para considerar a implementação de uma Biblioteca Virtual Universitária em sua instituição são as seguintes:

1. Interatividade avançada

As bibliotecas virtuais apresentam interfaces dinâmicas que permitem aos usuários que interajam com o conteúdo de maneiras inovadoras, seja por meio de criação de cartões de estudos, marcadores de texto ou ouvir um livro enquanto faz suas atividades diárias.

2. Integração de múltiplos formatos

Elas não se limitam a exibir textos; podem fazer integração com plataformas LMS projetadas para oferecer uma experiência multimídia e até mesmo gamificada.

3. Conexão com a Web Semântica

As bibliotecas virtuais integram-se à Web Semântica, facilitando a organização, a pesquisa e a recuperação de informações. Isso permite que os conteúdos sejam interpretados por inteligências artificiais, conectando e relacionando diferentes recursos e dados muito úteis para a pesquisa.

4. Automação e customização

Essas bibliotecas não apenas fornecem informações, mas também podem coletá-las e usá-las para a tomada de decisões. Em outras palavras, elas se adaptam às preferências e necessidades de cada usuário, oferecendo recomendações de obras baseadas nos interesses e comportamentos anteriores. 

Leia também: 👉 Biblioteca Virtual Universitária: 5 razões para obter o acervo digital

5. Promoção da colaboração e participação

O conteúdo gerado pelo usuário também pode ser aproveitado na plataforma. Os usuários podem comentar, classificar com avaliações, compartilhar e cocriar resumos e avaliações.  

6. Ferramentas de formação e capacitação

As bibliotecas virtuais têm muito mais recursos do que as bibliotecas digitais de primeira e segunda gerações, o que pode tornar a curva de aprendizado de seu uso mais longa, mas, ao mesmo tempo, elas podem oferecer recursos e experiências de suporte onboarding mais ágeis para capacitar os gestores e docentes.

7. Recursos atualizados e variados

Graças à atualização constante do acervo, essas bibliotecas permitem a você selecionar de uma ampla gama de materiais aqueles que são especialmente relevantes para determinado assunto ou módulo, configurando não apenas unidades isoladas, mas agrupamentos de informações e estudo 360°.

Quais são os requisitos operacionais e técnicos de uma Biblioteca Virtual Universitária?

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Para realizar uma implementação efetiva de uma Biblioteca Virtual na sua IES, é essencial considerar alguns requisitos relacionados à funcionalidade, à acessibilidade e à segurança da plataforma. Também é fundamental que a instituição tenha uma infraestrutura tecnológica robusta e softwares compatíveis com essas ferramentas avançadas.

Requisitos para a escolha ideal da plataforma

Gestão de conteúdo: são necessárias ferramentas e expertise para catalogar, classificar e realizar a curadoria de conteúdo com os respectivos recursos digitais ideais para cada trilha de aprendizagem. 

Interface de usuário: com um design intuitivo que permite navegação e pesquisa de conteúdo fáceis, bem como sua adaptabilidade a diferentes dispositivos e tamanhos de tela. 

Apoio e treinamento: refere-se a funções e ferramentas de formação continuada para bibliotecários, docentes e usuários, com o objetivo de maximizar os recursos da biblioteca virtual universitária. Além disso, deve ser fornecido suporte técnico automatizado para resolver quaisquer preocupações ou problemas imediatamente. 

Integração com outros sistemas: deve ter a capacidade de integração com sistemas de gestão de aprendizagem (LMS), especialmente bancos de dados acadêmicos e CRM. 

Segurança e privacidade: protocolos robustos para proteger direitos autorais, bem como sistemas de autenticação e autorização a fim de controlar o acesso. 

Ferramentas de analytics: a integração com ferramentas analíticas permite monitorar o comportamento do usuário e avaliar a eficácia do conteúdo. 

Acessibilidade: a plataforma deve cumprir os padrões internacionais de acessibilidade, garantindo que todos os usuários, incluindo aqueles com deficiência, consigam acessar e usar os recursos de maneira otimizada. 

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Requisitos técnicos para a instituição

Infraestrutura: sua instituição deve ter servidores confiáveis que hospedem o conteúdo, garantindo acesso rápido e constante, e que tenham a capacidade de evoluir de acordo com o aumento de usuários. 

Conectividade: é essencial ter largura de banda adequada que suporte várias conexões simultâneas e garanta disponibilidade em todos os momentos. Dependendo da biblioteca virtual contratada, o conteúdo pode ser hospedado em um servidor externo na nuvem para evitar esse problema. 

Backup e recuperação: refere-se a sistemas de backup para regular e proteger o conteúdo e as informações do usuário, bem como estabelecer procedimentos claros à recuperação de dados em caso de falhas.

3 fases para implementação de nossa biblioteca virtual em sua instituição

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A implementação de uma biblioteca virtual universitária é um processo que requer planejamento, execução e monitoramento contínuo. Na Pearson Higher Education preparamos o melhor conteúdo para ajudar você. A seguir, explicamos quais são os passos que são necessários para implementar com sucesso a nossa Biblioteca Virtual em sua instituição:

1. Fase de planejamento

Avalie necessidades e objetivos: antes de começar, é fundamental entender as necessidades e os objetivos específicos de sua instituição de ensino. Isso permitirá que o seu corpo docente defina estratégias e pojetos pedagógicos eficientes. 

Planejamento da infraestrutura tecnológica: é preciso ter clareza sobre a infraestrutura tecnológica atual de sua instituição. Nos certificamos de que seja compatível com a plataforma e, se necessário, indicamos as configurações apropriadas para atualização. 

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2. Fase de implementação

Integração com sistemas existentes: a Biblioteca Virtual Pearson pode trabalhar com outros sistemas e plataformas já em uso em sua instituição, especialmente com sistemas de gestão de aprendizagem (LMS). Dessa forma, obtém e retroalimenta informações, e tudo funciona em sinergia. 

Treinamento de pessoal: fornecemos o treinamento inicial necessário para que os gestores das universidades e bibliotecários saibam como utilizar todas as funcionalidades da biblioteca virtual para garantir que ela seja aproveitada ao máximo. 

Comunicação e marketing: é essencial que a sua IES desenvolva uma estratégia de divulgação, seja em redes sociais ou via e-mail para promover a Biblioteca Virtual, o acervo e gerar engajamento dos estudantes. 

Testes e ajustes: é essencial que a equipe da IES realize testes para assegurar que os usuários estejam utilizando a plataforma normalmente e estão com as credenciais de acesso atualizadas. 

Leia também: 👉 8 competências que uma biblioteca digital exige do bibliotecário

3. Fase de acompanhamento e avaliação

Rastreamento de uso: uma vez implementada, é possível monitorar por meio de dashboards de pageviews como a Biblioteca Virtual está sendo utilizada por cada usuário e saber quais obras são mais acessadas pela sua comunidade acadêmica. 

Atualização de conteúdo: nossos especialistas em diferentes áreas do conhecimento acadêmico garantem que a Biblioteca Virtual Pearson esteja sempre atualizada e alinhada com as necessidades de seu plano curricular e do cenário atual. 

Avaliação de resultados: nossa plataforma permite medir o impacto da biblioteca virtual na aprendizagem de seus alunos. Com base no feedback e nos resultados obtidos, melhorias continuam a ser feitas para otimizar a experiência do usuário. 

Ajustes e melhorias: com base no feedback dos usuários e nos resultados observados, fazemos ajustes e melhorias relacionados à interface do usuário, à adição de novos recursos ou à resolução de problemas identificados durante o uso real. 

Renovação de licença: uma equipe dedicada é responsável por planejar com antecedência a renovação dessas licenças para garantir acesso ininterrupto a recursos valiosos da Biblioteca Virtual Pearson.

Leia também: 👉 Indicadores de Desempenho de Qualidade para biblioteca universitária

Por que escolher a Biblioteca Virtual Pearson para sua universidade?

O processo de aprendizagem passou por transformações e agora requer ferramentas totalmente digitais. Nossa Biblioteca Universitária Virtual tem tudo de que sua universidade precisa, pois integra um acervo de mais de 16 mil obras digitais, escritas por autores renomados em mais de 40 áreas do conhecimento. 

Pioneira no Brasil, com mais de 18 anos, com presença em toda América Latina e com expansão para Angola, a plataforma conta com a parceria de 35 editoras e está presente em mais de 950 instituições. 

Ao escolher a Pearson para integrar a Biblioteca Digital, sua IES se beneficia de uma solução abrangente que aprimora o aprendizado e atende às necessidades atuais de seus alunos e professores no mundo digital, mas também em sintonia com as demandas da indústria e da área profissional para a qual seus alunos se formarão. 

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