Implementar um novo LMS em sua universidade pode ser uma missão difícil, mas, com planejamento e seguindo as melhores práticas, você pode se antecipar e evitar problemas. 

  1. 4 passos para implementar um novo LMS em sua universidade
    1.1. Escolha de uma plataforma LMS
    1.2. Planejamento estratégico: criação do caminho para o sucesso passo a passo
    1.3. Educação e treinamento: alinhamento de todas as equipes
    1.4. Transição gradual e fases de implementação
  2. Brightspace D2L: um LMS universitário que facilita a habilitação e a integração em sua universidade

Se sua universidade está constantemente se adaptando às novas tecnologias para melhorar a experiência educacional que ela oferece, é provável que a implementação de um LMS mais moderno e poderoso esteja entre seus planos a curto ou médio prazo.  

No entanto, a implementação de um sistema de gestão de aprendizagem é um processo complexo, não só porque é necessário escolher a plataforma certa para sua instituição – entre as muitas opções que existem no mercado –, mas também porque ela tem que se integrar com sua infraestrutura tecnológica existente e seus usuários, sejam professores, alunos ou funcionários administrativos. Eles precisam, ainda, completar uma curva de aprendizado para dominar o sistema. 

Na Pearson Higher Education, somos especialistas em colocar a tecnologia mais inovadora a serviço do aprendizado. Hoje você conhecerá, em detalhes, sobre as quatro melhores práticas para implementar um LMS na sua IES e alcançar uma transição bem-sucedida, desde o planejamento e escolha até a execução. Acompanhe!

4 passos para implementar um novo LMS em sua universidade

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Implementar um LMS na IES é um passo significativo para a transformação digital, pois abre a possibilidade de oferecer ensino híbrido ou 100% remoto. Mas também pode tornar o ensino presencial muito mais ágil e flexível, por exemplo, oferecendo aos professores a chance de automatizar algumas tarefas repetitivas. 

Embora tenha muitas vantagens, habilitar ou migrar para um novo LMS requer muito planejamento estratégico, trabalho em equipe e disposição de todos os envolvidos. Mas, com uma abordagem cuidadosa, você garantirá que sua universidade aproveite ao máximo os benefícios da tecnologia educacional. 

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Dividimos todos os pontos-chave do processo em quatro categorias ou áreas: escolha do LMS; planejamento estratégico; formação e treinamento; e transição gradual. Acompanhe cada uma delas!

1. Escolha de uma plataforma LMS

Cada universidade possui necessidades diferentes, mas alguns dos recursos universais que você deve procurar atualmente em um LMS são:

  • Facilidade de uso, navegação intuitiva e design objetivo.
  • Customização e adaptabilidade aos objetivos acadêmicos, estrutura do curso e design visual da universidade.
  • Escalabilidade e integração com sistemas existentes.
  • Compatibilidade multiplataforma para trabalhar em vários dispositivos móveis.
  • Gerenciamento de conteúdo eficaz com fácil carregamento e organização em diferentes formatos.
  • Ferramentas de colaboração remota, como fóruns e salas de bate-papo.
  • Recursos automatizados de avaliação e pontuação.
  • Criação de exames e portfólios para trabalhos e projetos mais complexos.
  • Ferramentas para acompanhamento e análise do desempenho acadêmico e docente.
  • Integração com outras ferramentas, como laboratórios e bibliotecas virtuais.
  • Funcionalidades para salas de aula virtuais e salas de aula inteligentes.
  • Suporte técnico confiável.

Segurança de dados com normas de proteção para resguardar as informações de alunos e professores, bem como direitos autorais. 

Tudo isso hoje é fundamental em um LMS universitário, mas, se você está procurando uma proposta de valor ainda mais atraente, foque em sistemas de gestão de aprendizagem que são projetados a partir de uma abordagem adaptativa ao ensino, que realmente permitem gamificar o processo e criar trilhas de aprendizagem personalizadas.

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Infográfico BoFu Ecossistema de soluções Digitais para IES

2. Planejamento estratégico: criação do caminho para o sucesso passo a passo

O planejamento estratégico será a base sólida que irá orientar cada etapa da implementação da plataforma LMS. Seu objetivo é alinhar os objetivos, recursos e esforços de todas as partes interessadas para garantir que o processo de implementação seja suave e eficaz. 

Os pontos-chave do planejamento estratégico são os seguintes:  

  • Tenha metas e objetivos claros: defina concretamente o que você espera alcançar com a nova plataforma LMS. Estabeleça metas mensuráveis e alcançáveis que estejam alinhadas com a visão e a missão de sua universidade. Um cronograma que cubra todas as etapas de implementação, desde o treinamento até a transição gradual, também será útil.
  • Crie uma equipe multidisciplinar de projetos: um erro muito comum é deixar toda a responsabilidade pela implementação do LMS para o departamento de tecnologia; o correto é formar uma equipe que inclua representantes de diferentes áreas da instituição, como educação, tecnologia, administração e design instrucional. Isso garante uma perspectiva completa e uma colaboração eficaz. Não se esqueça de atribuir responsabilidades e prazos claros a cada membro da equipe.
  • Identifique possíveis desafios e soluções preventivas: durante a implementação, podem aparecer obstáculos relacionados ao fator humano ou tecnológico. Invista tempo na revisão desses problemas com a equipe e, uma vez identificados, desenvolva planos de contingência e estratégias para abordá-los de maneira eficaz.
  • Estabeleça indicadores de sucesso: por fim, não se esqueça de definir os critérios com os quais você medirá o sucesso da implementação. Isso pode incluir métricas como satisfação do usuário, eficiência no gerenciamento de conteúdo e melhoria nos resultados acadêmicos. Nesse caso, você precisará medir antes esses indicadores para comparar os números assim que a nova plataforma LMS estiver operando.
  • Habilite uma versão beta da plataforma LMS: esta é a primeira parte técnica em que verificamos se o LMS pode se integrar perfeitamente com outros sistemas e se adaptar às necessidades de sua universidade, por exemplo, personalizando a interface, configurando alguns cursos de teste e atribuindo funções de usuário.
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3. Educação e treinamento: alinhamento de todas as equipes

A sinergia entre todos os envolvidos é vital para a adoção bem-sucedida de um LMS. Não subestime esse aspecto e certifique-se de:

  • Treinar toda a equipe: primeiro, forneça treinamento detalhado sobre o uso do LMS para o corpo docente e o pessoal administrativo. É importante que todos tenham um amplo entendimento do sistema, mas também que priorizem o aprendizado de funcionalidades estratégicas de acordo com o papel de cada um. 
    Por exemplo, enquanto o corpo docente precisa aprender a criar exames on-line e os designers instrucionais precisam carregar o conteúdo do curso, a equipe administrativa talvez precise mais urgentemente aprender a migrar dados do LMS para o CRM da universidade.
  • Criar recursos e tutoriais: uma vez que os professores, designers instrucionais e equipe administrativa saibam como usar o novo LMS, é necessário criar recursos on-line, tutoriais e materiais de referência para que os alunos também possam aprender a utilizar a plataforma de maneira autônoma e resolver dúvidas frequentes.
    Lembre-se de que é muito importante realizar essas etapas antes da implementação final. 
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4. Transição gradual e fases de implementação

Você não precisa implementar uma plataforma LMS abruptamente. Uma transição gradual pode ser mais eficaz se você dividir a adoção em fases.

  • Realize testes-piloto: antes de implementar o LMS em larga escala, realize testes e pilotos em cursos ou áreas selecionadas e recolha seu feedback antes de lançar a plataforma. É importante que agora todos saibam de qual processo de treinamento precisam para aprender a usar o novo LMS e quando ele substituirá permanentemente os sistemas anteriores.
  • Aconselhamento e suporte contínuos: não se esqueça de oferecer suporte adicional suficiente durante a transição. Para muitos professores e administradores – e até mesmo alguns dos alunos –, fazer transições digitais é um desafio; por isso, é preciso manter as linhas de comunicação abertas para que os usuários possam expressar suas preocupações e receber assistência.
  • Monitoramento e avaliação: lembre-se de que uma implementação bem-sucedida não termina quando todos na instituição já estão usando o novo LMS, e sim que é vital aproveitar as ferramentas de análise do sistema para coletar dados sobre o uso e o desempenho da plataforma.

Finalmente, solicite feedback de alunos e professores para identificar áreas de oportunidade e continuar a melhorar permanentemente. É nesse ponto que a escalabilidade e a versatilidade do sistema se tornam um fator crítico, pois seu LMS deve ser capaz de crescer e se adaptar às necessidades de sua instituição.

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Brightspace D2L: um LMS universitário que facilita a habilitação e a integração em sua universidade

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Se você está procurando a plataforma LMS certa para sua IES, o Brightspace é uma de suas melhores opções, pois integra recursos poderosos que suportam uma ampla variedade de conteúdo multimídia, proporcionando uma experiência intuitiva e personalizável a todos os usuários. 

Em sintonia com as necessidades da educação contemporânea em um mundo interconectado e globalizado, o Brightspace D2L é uma plataforma LMS projetada para oferecer controle completo sobre o processo de aprendizagem, reduzindo a carga de tarefas repetitivas e permitindo a seus professores que se concentrem em dar um melhor acompanhamento personalizado a cada aluno. 

Além disso, a plataforma simplifica a digitalização de cursos, tem integrações importantes e se funde perfeitamente com todo o portfólio de soluções profissionais da Pearson para o ensino superior. Faça o download da apresentação do Brightspace D2L e conheça todas as funcionalidades e benefícios!

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Referências

CARMONA, E.; RODRÍGUEZ, E. Buenas prácticas en la educación superior virtual a partir de especificaciones de estándares e-Learning. Sophia, Universidad La Gran Colombia. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4137/413750022003/html/. Acesso em: 27 set. 2023. 

DÍAZ QUILLA, J. P.; CARBONEL ALTA, G. Z.; PICHO DURAND, D. J. Los sistemas de gestión de aprendizaje (LMS) en la educación universitaria. 2021. Disponível em: https://revista.grupocieg.org/wp-content/uploads/2021/06/Ed.5087-95-Diaz-Carbonel-Picho.pdf Acesso em: 27 set. 2023. 

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