Para os reitores ou gestores de IES, saber como fazer a precificação dos cursos é fundamental. Isso porque, se a mensalidade for muito alta, poderá espantar os alunos e reduzir o número de matrículas.

No entanto, a mensalidade também não pode ser tão baixa, para que a IES não tenha prejuízo. Muitas vezes, isso coloca os reitores em um dilema.

Então, aumentar ou não os preços dos cursos? Certamente, essa é uma dúvida bem comum na administração acadêmica.

Para cobrar uma mensalidade competitiva, que seja justa para os alunos e, ao mesmo tempo, traga lucro para a IES, é preciso ter muito cuidado e ser estratégico ao fazer a precificação.

Pontos a serem considerados na precificação dos cursos da sua IES

A seguir, apresentaremos uma série de pontos que precisam ser considerados quando se faz a precificação dos cursos de uma IES. Acompanhe!

Modalidade

É importante que seja considerada a modalidade do curso, que pode ser presencial, semipresencial ou a distância. Geralmente, as faculdades EAD tendem a cobrar mensalidades mais baratas, tendo em vista que usam muito pouco a infraestrutura física da IES.

No entanto, ao fazer a precificação de cursos a distância, também é importante considerar o valor que será pago aos professores conteudistas e tutores, bem como as ferramentas de comunicação e troca de informações contratadas.

Já nos cursos que são semipresenciais ou presenciais, o reitor precisa considerar ainda outros fatores que demandam custos. É o caso do pagamento de água, luz e internet, manutenção de salas de aula e laboratórios etc.

Capacidade

A capacidade de alunos que a IES pode assumir deve entrar nessa conta. Imagine, por exemplo, um curso que exija experiências em laboratório, como o de Química ou o de Farmácia.

Nesse caso, se a IES tiver um laboratório físico, terá limitação de alunos. Afinal, será possível receber apenas uma quantidade X de pessoas por vez no espaço. Como são poucos estudantes, o custo dos materiais e de outros recursos é dividido em menos pessoas e, consequentemente, a mensalidade aumenta.

Agora, se a IES resolver inovar e contratar um serviço de laboratório virtual que utilize recursos de inteligência artificial, a capacidade aumenta. Isso porque mais alunos poderão usar o mesmo espaço sem que seja necessário ter gastos com manutenção.

Custos

Os custos que a IES tem devem ser considerados no momento de fazer a precificação da mensalidade. Em geral, quanto maiores são os gastos da empresa, mais ela precisa cobrar dos alunos, para cobrir os investimentos e ainda ter lucro.

Por isso, uma boa estratégia é buscar alternativas mais baratas, para que os custos sejam otimizados, mas sem que isso represente perda de qualidade no ensino. 

Se você tiver uma biblioteca virtual, por exemplo, não precisará gastar muito para comprar vários exemplares de um mesmo livro para os alunos retirarem. Eles poderão facilmente acessar as obras por meio de seus smartphones e tablets.

Margem de lucro

Quando você desenvolver a precificação das mensalidades de sua IES, uma boa estratégia é fazer o cálculo da margem de lucro.

Ela é representada pelo valor obtido entre o lucro bruto e a receita total da IES. Para conhecer a sua margem de lucro, você deve aplicar a seguinte fórmula matemática:

Margem de lucro = Lucro bruto / Receitas totais

Conhecer a sua margem de lucro por período ajuda na formação de preços dos cursos da sua IES. Isso porque você pode acompanhar as tendências e ver quanto precisa arrecadar mensalmente para pagar os investimentos feitos e fazer sobrar dinheiro para a instituição.

Público-alvo

O público-alvo da IES é outro fator que deve ser considerado ao fazer a precificação das mensalidades.

É claro que a maioria das pessoas procura por um bom custo-benefício, mas nem sempre os preços baixos são o único fator a ser considerado pelos alunos.

Muitos estudantes estão dispostos a pagar mais para estudar em uma instituição que comprove ter boa qualidade e busque se diferenciar das demais.

Demanda

Conhecer a quantidade de pessoas interessadas em realizar cada curso é importante para fazer uma precificação correta.

Com base nesse número, você poderá fazer uma média de quanto os alunos estão dispostos a pagar e, assim, ajustar o seu ticket médio.

Um curso com mais alunos matriculados, em que eles compartilhem a mesma infraestrutura, certamente será mais barato do que outro com poucos estudantes.

Concorrência

Fazer um benchmarking — ou seja, analisar a concorrência — também é uma boa estratégia para definir os preços das mensalidades da sua IES.

Portanto, entre em contato com outras faculdades e universidades e veja o quanto elas cobram para cursos similares aos seus!

A ideia aqui não é copiar os preços dos concorrentes, mas sim não cobrar um valor muito mais alto ou muito mais baixo do que a média de mercado. Isso pode gerar estranheza e acabar afastando os alunos.

Diferenciais

Ter diferenciais que agreguem valor aos alunos é uma estratégia para poder cobrar um pouco mais e aumentar os lucros de uma IES.

Um exemplo disso é oferecer um currículo flexível para os estudantes, em que eles possam participar ativamente da escolha das disciplinas que desejam cursar.

Sem dúvida, esse diferencial pode atrair alunos e fazer com que eles fiquem dispostos a pagar mais para estudar na sua instituição.

Esses são os principais pontos a serem considerados ao fazer a precificação dos cursos em sua IES. Considere todos eles e formule os preços com mais praticidade.

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